A internet, sobretudo com o uso das redes sociais, trouxe diversas mudanças na sociedade, inclusive na forma como os relacionamentos ocorrem.
Por meio da internet é possível aproximar as pessoas, encurtar distâncias, assim como promover novas marcas e negócios.
Isso se refletiu também na forma como a comunicação ocorre, já que não temos mais uma comunicação unilateral e sim, interativa.
As pessoas são produtoras de conteúdo e conseguem opinar nas redes sociais e fazerem pesquisas em mecanismos de buscas. Tudo isso, a uma velocidade bastante expressiva.
Dessa forma e com as mudanças vivenciadas em um cenário que é cada vez mais digital, as empresas e corporações têm buscado adaptar suas estratégias de marketing às redes sociais.
Isso porque essas redes têm sido vistas como geradoras de economia tanto para as empresas, mas também para os seus usuários. Vamos entender mais sobre esse assunto?
Como a tecnologia contribui para a economia?
As tecnologias presentes nos meios digitais, de modo geral, fazem com que as pessoas tenham acesso a soluções eficientes.
Dessa forma, as empresas podem se apropriar desses avanços para melhorar suas operações, assim como ter um bom desenvolvimento no mercado.
No cenário digital, temos muitos destaques a fazer. O primeiro deles é a possibilidade de realizar a compra de produtos e serviços por meio de sites.
Atualmente, não existem mais barreiras físicas que impeçam a pessoa de realizar uma compra. É possível contratar serviços de mão de obra, transporte, fazer ligações de vídeo e chamadas telefônicas por meio da internet.
Isso sem falar de transações bancárias por meio do uso de aplicativos e das moedas digitais.
Também existem novas formas de pagamento que são disponíveis nesses meios e que facilitam a circulação de dinheiro e movimentam a economia.
Redes sociais e novas oportunidades de negócio
Falando especificamente sobre o uso das redes sociais, atualmente, as principais redes são o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e o Linkedin, no Brasil. Por meio dessas redes, as pessoas postam fotos, comentários e interagem com amigos e marcas.
Milhões de pessoas possuem contas e boa parte delas acessam regularmente suas redes. Dessa forma, as empresas encontraram nas redes sociais uma excelente oportunidade de:
- Divulgar sua marca;
- Aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Promover sua empresa;
- Conquistar novos clientes, produtos e serviços;
- Obter diferencial competitivo diante dos concorrentes;
- Fazer novas parcerias.
Dessa forma, as empresas investem em marketing digital e com isso, conseguem obter mais dinheiro e lucratividade para o seu negócio.
Isso ocorre tanto por meio de publicações orgânicas, com vídeos, fotos e textos, como também com a criação de anúncios que alcançam um número ainda maior de pessoas.
Por isso, é importante conhecer como o marketing digital influencia a economia das empresas dentro das redes sociais e quais ações podem ser feitas para atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Prossiga a leitura!
As estratégias de marketing digital para sua empresa
Como já falamos neste artigo, as redes sociais são utilizadas como um meio de aumentar o rendimento das empresas.
Isso é feito porque estratégias de marketing digital são elaboradas para atender a linguagem necessária a essas redes, assim como às necessidades do público-alvo.
A primeira estratégia de marketing digital é o inbound marketing, que é o marketing de atração, ou seja, que contribui para o desenvolvimento de um conteúdo que seja atrativo para o cliente.
Esse tipo de ação, além de conquistar, visa encantar e fidelizar o cliente por meio de um atendimento e relacionamento de qualidade.
Esse conteúdo pode ser bem elaborado também através do marketing de conteúdo, que é feito a partir do entendimento do funil de vendas e do estágio de compra do consumidor.
Algumas técnicas de SEO também podem ser utilizadas, pois elas visam otimizar a escolha das palavras-chaves que serão pesquisadas pelo cliente durante uma pesquisa em uma ferramenta de busca.
Essas estratégias são orgânicas, ou seja, não exigem um investimento financeiro por parte da empresa, mas também existem campanhas de marketing que valem muito a pena para chamar a atenção dos clientes.
Orientações finais
Diante do que apresentamos neste artigo, vale a pena realizar o investimento em uma equipe de marketing para atuar dentro da sua empresa.
Isso é importante do ponto de vista de realizar um bom planejamento das ações que podem ser feitas dentro da sua empresa, assim como para o monitoramento dos resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.