Não adianta você conseguir aumentar seus ganhos e conseguir explorar bem suas estratégias de vendas sem um planejamento de redução de gastos.
Em tempos de crise, um dos principais fatores de sucesso em uma empresa é o quanto eles conseguem diminuir os gastos realizados em um determinado período.
Entretanto, é preciso tomar cuidado com as atitudes tomadas. Isso porque você não deve se desesperar para conseguir reduzir os gastos.
Uma vez que esse cenário pode levar a medidas que acabarão não fazendo a menor diferença na empresa ou piorando o quadro.
Quando você pensa em uma reforma comercial, este investimento deve visar a economia a longo prazo para a empresa, reduzindo custos no futuro.
Por isso, é preciso conhecer e entender os melhores formatos de redução de custo para empresas, garantindo assim que você tomará decisões assertivas e conseguirá melhores resultados no âmbito geral.
Por que eu devo reduzir custos?
Esta é uma pergunta importante, e deve ser pensada a longo prazo.
Isso porque o crescimento de uma empresa não depende apenas das entradas que ela está recebendo. O ideal é conseguir melhores resultados com menos gastos.
Por isso, a redução de custos é uma etapa primordial para o crescimento econômico de uma companhia.
Ela pode vender muito, mas se os gastos estão equiparados, não há espaço para margem de lucro, comprometendo assim a empresa.
Existem diversas maneiras de iniciar essa redução. Com a reciclagem componentes eletrônicos, por exemplo, é possível baratear o custo de peças de reposição.
Entretanto, sair cortando gastos pode levar a uma série de problemas, principalmente quando afeta sua equipe ou sua produção.
É importante pensar em estratégias de redução que não atrapalhem o bom andamento do serviço ou você não fará uma grande diferença.
O primeiro ponto que você deve pensar é se você realmente compreende os custos de seu negócio.
Para isso, é importante que seja realizado um planejamento financeiro, identificando todos os gastos que a empresa possui e todas as entradas.
Esse tipo de ferramenta é fundamental para você conseguir compreender como sua empresa funciona do ponto de vista negocial, e é importante que consiga explorar de forma inteligente todas as possibilidades financeiras.
Assim, você conseguirá eliminar custos desnecessários e otimizar a produção, para conseguir uma melhoria em todo o ambiente corporativo.
Portanto, é preciso identificar também o tamanho do impacto que esta redução irá causar.
Não importa o quanto você consiga reduzir de custos, já é parte do processo.
Uma boa análise de gestão patrimonial ajuda a identificar quais são os principais custos básicos da empresa, para que você comece a planejar.
Entretanto, essa redução não pode chegar ao ponto de atrapalhar a produtividade. Por isso, é preciso sabedoria e equilíbrio na hora de realizar cortes, para garantir o bom andamento do trabalho.
Mas, o que são gastos?
Para conseguir compreender o que exatamente são os gastos que você pode reduzir, é preciso separar os conceitos de gastos e despesas.
Isso porque as despesas são elementos necessários para manter o empreendimento em funcionamento. Isso significa:
- Salários;
- Propaganda e marketing;
- Impostos;
- Aluguel de estrutura.
Todas estas despesas não podem ser reduzidas, uma vez que são parte vital do funcionamento da empresa.
Já os custos são associados majoritariamente a aquisição de bens e produtos de consumo, matéria-prima, depreciação de máquinas e outros elementos.
Empresas de entregas, por exemplo, podem procurar um posto de abastecimento de combustível que faça um preço promocional para seus funcionários.
Esses custos podem ser reavaliados e reduzidos, principalmente, se houver outras opções de consumo.
Um novo fornecedor de matéria-prima pode apresentar uma opção melhor, o que pode diminuir seus custos com isso.
Por outro lado, você pode investir em máquinas mais modernas para evitar por mais tempo a depreciação e a necessidade de manutenção delas.
Todos estes elementos acabam fazendo a diferença na hora de calcular as despesas e lucros da empresa, e devem ser avaliados.
Por isso, é importante realizar uma avaliação de todos os processos da empresa para conseguir identificar o que você pode mexer e o que é fundamental para o funcionamento da mesma.
Assim, você saberá exatamente onde interagir. Quando um motoboy for realizar uma entrega de documentos, você acabará economizando se souber estruturar corretamente o negócio.
Uma análise completa de sua empresa irá identificar uma série de elementos importantes para sua estrutura, como atrasos que podem estar interferindo na produção, gargalos e desperdícios.
Como reduzir os gastos em sua empresa?
Estudar o impacto de cada um dos principais elementos que você pode tentar reduzir em sua empresa é importante para avaliar se a decisão tomada foi a melhor possível para a situação.
Isso significa que, se a redução está obtendo resultados positivos, você deve seguir nesta mesma linha de raciocínio.
Entretanto, se você sentir uma diminuição no andamento e produção da empresa, talvez seja o momento de retornar.
Alguns do principais gastos de uma organização podem ser:
Internet e telefone
Pensar em uma empresa sem estes dois itens, hoje em dia, é impossível. A internet se tornou uma ferramenta fundamental para qualquer negócio em qualquer setor.
O telefone, por sua vez, já é um antigo aliado do mundo corporativo, e continua sendo muito útil.
Entretanto, mesmo com essa necessidade é possível encontrar soluções adequadas para que consigam reduzir os gastos a longo prazo.
Isso porque existem diversas operadoras de telefonia e internet, e você pode identificar o melhor preço dentre elas.
Além disso, muitas dessas empresas oferecem pacotes promocionais para empresas, que tem um conteúdo muito mais personalizado e adaptado para seu negócio.
Assim, você acaba conseguindo economizar e adquirir um serviço exatamente como precisa.
Se sua empresa utiliza constantemente os serviços de interurbano, você pode negociar um pacote com vantagens para este tipo de operação.
Além disso, você pode contar com a internet para realizar boa parte das atividades atualmente.
Com a ascensão dos mensageiros diretos, é possível se comunicar com qualquer pessoa no mundo utilizando serviços de mensagens, áudios ou até videoconferências.
Uma empresa de limpeza de fachada, por exemplo, pode fazer a maior parte de seus atendimentos pela internet, hoje em dia.
Contas de água e luz
Estes dois itens também são essenciais para o funcionamento da empresa, e os valores costumam ser bastante significativos.
Por isso, é importante se atentar a formas de diminuir os gastos com ambos os elementos.
No caso da água, é possível utilizar técnicas de reuso, reduzindo drasticamente o consumo com descargas.
Além disso, o investimento com torneiras econômicas também pode ser um excelente meio de economizar o consumo.
Já no caso da luz, é possível trocar as luzes tradicionais por LED, uma tecnologia muito mais econômica e de baixo custo de instalação. O LED permite que você utilize a mesma quantidade de iluminação com um custo muito reduzido.
Além disso, existem alguns outros elementos que podem ser levados em conta para a construção de um ambiente mais econômico.
Uma empresa de pintura predial, por exemplo, não precisa de gastos com água e luz quando seu efetivo estiver trabalhando em campo, gerando assim uma economia maior.
Crie a rotina de desligar equipamentos que não estejam em uso, bem como de apagar luzes e ar condicionado em salas vazias.
Esse tipo de recurso pode parecer simples, mas no fim do mês pode fazer uma diferença real no balanço da empresa.
Transações bancárias
Embora a maioria das empresas precise em algum momento de auxílio dos bancos, eles são uma das principais fontes de retirada de recursos da empresa.
As dívidas acumuladas de empréstimos e financiamentos em uma instituição bancária podem acabar prejudicando muito uma empresa.
A solução, neste caso, é buscar amortizar ao máximo a dívida para reduzir suas taxas de juros e o tempo de pagamento.
Sempre que possível, renegocie suas dívidas. Dessa forma, você consegue diminuir o valor da prestação e acaba reduzindo esse gasto, diminuindo a taxa de juros.
Entretanto, esse tipo de ação deve ser feita com muito planejamento. Isso porque você deve ter a garantia de que a empresa consegue arcar com a nova responsabilidade na renegociação.
Fornecedores
Em um mercado cada vez mais competitivo, é esperado que você consiga oferecer um produto de qualidade por um bom preço. Para que isso aconteça, você precisa de bons fornecedores.
Visto que é por meio de fornecedores que você conseguirá o que precisa para sua produção.
Entretanto, vale lembrar que seus fornecedores também são empresas no mercado, e existem diversas opções entre os concorrentes para oferecer um bom serviço.
Um serviço de pinturas pode escolher o melhor fornecedor de tintas para conseguir economizar.
Por isso, é importante que você alinhe qualidade e preço na hora de escolher seu fornecedor, garantindo assim sucesso na sua produção.
Considerações finais
Reduzir gastos da empresa é uma das principais formas de manter a saúde financeira da companhia em ordem.
Por isso, é importante pensar no máximo de maneiras de economizar sem prejudicar a empresa.
Existem inúmeras possibilidades de atuação, e é necessário que a equipe de gestão compreenda as necessidades da empresa para poder fazer escolhas assertivas e conseguir explorar melhor os gastos relacionados ao negócio.
Assim, uma empresa pode acabar alcançando a liderança do mercado, com atitudes inteligentes e bem estruturadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.