6 Dicas para definir prioridades cortar os gastos e economizar dinheiro

6 Dicas para definir prioridades cortar os gastos e economizar dinheiro

Economizar dinheiro pode ser um conceito tão simples que a dica “fácil” que costumam dar é “não gaste tanto, e coloque o que sobrar na poupança ou em outro investimento básico que renda algo”.

No entanto, realizar essa tarefa todos os meses pode ser extremamente difícil. 

Afinal, existem tantas distrações competindo por nossa atenção e que acabam chamando atenção do nosso bolso.

Como serviços de streaming que prometem entretenimento e aquela série que você não pode perder, anúncios de restaurantes com pratos deliciosos, aquele aparelho que promete o emagrecimento rápido ou qualquer outra coisa.

A verdade é que é difícil resistir, por isso, é preciso ativar os gatilhos de economizar dinheiro ou evitar outros que mexem com sua tentação. 

Por que é importante economizar dinheiro?

Ao ler essa introdução, você pode ter se perguntado por que é tão importante economizar dinheiro se você tem o suficiente para pagar por tudo que precisa. 

Mesmo para quem consegue pagar tudo, economizar dinheiro é sim, uma obrigação para se livrar de qualquer risco que possa acontecer na vida, tão imprevisível.

Existem várias razões para começar ou continuar a poupar seu bolso. Pessoas diferentes economizam por motivos divergentes.

Entretanto, em geral, cortar gastos e economizar será um grande benefício no futuro, esteja você evitando dificuldades ou querendo atingir sonhos, anotados no seu bloco de pedido

Economizar dinheiro diz respeito a basicamente isso, se acontece alguma emergência com você, alguém da sua família, sua casa pega fogo por algum motivo, seu cachorro precisa fazer uma cirurgia, e aí? Uma opção é pegar empréstimo no banco. 

Mas, é aí que mora o problema, quando você não se prepara financeiramente para situações inesperadas, o endividamento é a única opção. 

Portanto, isso tende a virar uma bola de neve, por isso, é importante arranjar formas de economizar. 

Além disso, economizar é aproveitar as oportunidades que aparecem também de formas inesperadas.

Como um curso único que só abre a cada 10 anos, que pode ser uma aula de volante para iniciantes, uma viagem que vai mudar sua vida, uma faculdade que fez um grande desconto, entre várias outras. 

Mesmo que esteja comprometido em economizar dinheiro, você pode cair na armadilha de gastar cinco reais a mais aqui ou 10 reais ali, pensando que isso não vai fazer nenhuma diferença.

Um dos pilares de economizar dinheiro é entender que, cada vez mais, por causa da inflação, a tendência é que o dinheiro no tempo vá ficando mais caro.

O que vai diminuindo aos poucos o seu poder de compra, e sem você perceber, portanto, veja dicas rápidas:

  • Faça um orçamento do que você gasta; 
  • Separe os gastos essenciais dos supérfluos; 
  • Veja onde é possível cortar;
  • Invista uma quantia por mês que não subtraia seu bolso.

Portanto, economizar, mesmo que seja muito pouco, pode fazer grande diferença para você no futuro, à medida que você coloca o seu dinheiro em reservas a cada real que sobra e que você não tem intenção de gastar. 

Quanto mais tempo seu dinheiro tiver para crescer, melhor para você, é exatamente por isso que quanto mais cedo você fizer a economia do seu dinheiro, seja para uma reserva ou para um investimento, mais dinheiro você terá lá na frente, e isso sim pode fazer diferença.

6 Dicas para economizar dinheiro

Isto posto, após entender a importância do ato é preciso saber como fazer isso.

Portanto, se você está procurando dicas para economizar dinheiro que sejam mais criativas do que simplesmente “não gaste tanto”, tente algumas dessas estratégias.

1) Faça compras sempre procurando descontos

Muitos supermercados, shoppings e lojas lançam a cada semana promoções e descontos para atrair os consumidores. 

Aproveite os dias de grande desconto para comprar as coisas que você precisa no dia a dia, como comida, itens de limpeza, entre outros. 

Diversos estabelecimentos trabalham com cupons ou programas de fidelidade. 

Isso é importante porque parece pouco, mas no fim do mês a economia pode fazer grande diferença no seu orçamento definido no seu caderno de anotacoes personalizado.

O melhor de tudo é que você pode avançar no seu modo de menos gastos e maior economia ao mesmo tempo que faz compras essenciais. 

2) Faça trocas com conhecidos ou pessoas próximas

As pessoas que estão perto de nós, geralmente, estão lá também para ajudar. 

Identifique as pessoas que você mais confia e pergunte a elas, com convites personalizados, o que você poderia fazer por ela e ela por você para ambos economizarem dinheiro. 

Por exemplo, se você precisa economizar, corte gastos com coisas que as pessoas podem fazer por você e que haja uma troca saudável. 

Vamos dizer que todo mês você gaste com o segurança da rua, oferecendo-lhe um dinheiro que poderia ser destinado a outra coisa. 

Digamos que o segurança sempre comenta que quer arranjar outro emprego de manhã para complementar sua renda e você lembra que o seu primo tem uma loja e está contratando um funcionário como ajudante. 

Ofereça isso ao segurança da rua e em troca veja se seria possível ele fazer a ronda na sua rua sem pagar, afinal você o ajudou a conseguir um emprego.

Esse tipo de coisa pode ajudar a economizar dinheiro. 

3) Não deixe a tentação dos anúncios te pegar

Em vez de comprar coisas legais que você vê diariamente nos anúncios, por que não salvá-los em uma pasta no seu computador para fazer a compra em outro momento? 

Os anúncios dão ideias de presentes para aniversários, como notebook novo, e como passar feriados em viagens e isso pode ser uma tentação a cada vez. 

Mas, se pergunte se precisa desse item agora ou pode esperar até eu não querer mais ou comprar quando estiver mais barato.

Isso é uma forma de economizar dinheiro porque, provavelmente, você esquecerá desses anúncios. 

O grande pulo do gato da publicidade é chamar atenção de forma que dê um senso de urgência, como um conserto tela Iphone 6 em apenas duas horas. Por isso, as pessoas compram compulsivamente. 

4) Coloque na poupança o que você não esperava que entrasse

Mesmo que você já tenha passado da idade de receber dinheiro de parentes em aniversários, ainda pode receber dinheiro de forma inesperada.

Seja tendo que vender seu carro, ganhando uma herança ou fazendo um bico aqui e ali que você não contava.

Se você abrir colocar na poupança, de forma separada, apenas o dinheiro que você não estava esperando ou que não faz parte do seu controle financeiro, pode ficar surpreso com o dinheiro extra que você pode acumular.

Deposite todas as receitas inesperadas lá, como devoluções de produtos, dinheiros de ações judiciais, reembolsos que você recebe quando devolve um item, um bônus que a empresa resolver dar.

Lembrando que você pode gastar uma receita inesperada para fazer algo divertido mais tarde, como uma aula de jazz iniciante ou ir em um restaurante caro, que fica difícil pagar. 

Mas, usar essa poupança pode ser a oportunidade para fazer um bom fundo de emergência.

5) Tente olhar você mesmo como um investimento

Uma das melhores maneiras de começar a economizar dinheiro é usar uma técnica bastante conhecida, chamada “pague-se primeiro”. 

Esta técnica influencia as pessoas a economizar dinheiro de forma automática, como se você fosse o seu próprio banco ou como se sua vida fosse um boleto. 

De forma simples, esse truque é muito fácil de se fazer, antes de pagar qualquer outra conta, a primeira coisa que você precisa fazer assim que receber seu salário, é pagar a si mesmo uma determinada quantia que julgue não atrapalhar o seu orçamento. 

A maioria das pessoas escolhe uma porcentagem específica para tirar a cada mês, como 10%, 20% ou 30%, por exemplo, dependendo de cada estilo de vida, da rotina de gastos mensais, entre outros.

Essa disciplina pode realmente ajudar a economizar o que você deveria ser uma espécie de investimento em si mesmo e na sua felicidade futura. 

6) Economize diariamente reduzindo pagamentos

Sabe aquela TV a cabo que você pouco usa, a instalação de internet com  aquele plano de telefone caríssimo que você sempre reclama.

Assim como o streaming que você paga todo mês, mas só assiste quando os seus sobrinhos vão a casa e você coloca desenho para eles assistirem. 

Que tal reduzir todas essas despesas? Ligue em todas as empresas que você adquiriu serviços que você paga mensalmente e veja se não há outros planos mais baratos que você realmente vá usar. 

Ou cancele os que você tem e vá na concorrência, que ofertará algo mais barato para atrair clientes novos. 

Pense em reduzir suas despesas recorrentes, pode ser uma grande ajuda no futuro porque você economiza todos os meses e não apenas uma vez.

Considerações finais

De fato, economizar dinheiro pode ser um grande desafio, mas não necessariamente precisa ser, com as dicas de como suavizar isso, que conferiu nesse texto para deixar como algo mais natural. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu