Calculadora do cidadão: Saiba o que é e como utilizá-la

Calculadora do cidadão: Saiba o que é e como utilizá-la

Fazer contas que envolvem juros compostos nem sempre é algo fácil para a maioria das pessoas, porém necessária em algumas situações, como para fazer a atualização monetária de precatórios. Por isso, o Banco Central (Bacen) disponibiliza a calculadora do cidadão gratuitamente, a solução permite que você faça esses cálculos de forma prática. 

Correção ou atualização monetária é utilizada para fazer o reajuste financeiro da moeda brasileira a de outros países por meio de índices, que podem ser desde financeiro a de inflação. Com isso, a o reajuste da moeda ante à inflação. 

A atualização monetária é um procedimento necessário em muitos casos, como na correção de aplicações financeiras, salários, precatórios, dívidas, entre outros. 

Se você quer saber como utilizar a calculadora do cidadão para corrigir valores monetários, confira tudo que você precisa saber neste post!

Afinal, o que é a calculadora do cidadão?

A calculadora do cidadão é um recurso disponível para uso de qualquer pessoa interessada em realizar atualizações monetárias. Fazer o cálculo por conta própria pode ser complicado e, em alguns casos, possibilitar erros ao fazer a correção.

Para evitar isso, o uso da calculadora do cidadão é recomendado para todos que precisam calcular a correção de valores. 

O uso dessa solução disponibilizada pelo Banco Central é simples e qualquer um consegue fazer os cálculos necessários, sendo possível utilizar online e, se preferir, até sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo, pois a calculadora do cidadão também é disponibilizada no site oficial do Bacen.

Além disso, a calculadora do cidadão também está disponível para baixar como aplicativo para smartphones Android e iOS.

Como usar a calculadora do cidadão?

Para utilizar a calculadora do cidadão, basta acessar ao site oficial do Banco Central (Bacen), informando os dados para fazer o cálculo. 

Cada operação requer dados diferentes, sendo necessário informá-los corretamente para que a calculadora do cidadão correção monetária informe o resultado desejado.

Alguns dos cálculos que é possível realizar na calculadora do cidadão correção monetária:

  • Aplicação com depósitos regulares
  • Financiamento com prestações fixas
  • Valor futuro de um capital
  • Correção de valores

Basta escolher a opção desejada e, após, informar todos os dados para o cálculo, que podem ser:

Nº de meses: pode ser utilizado em operações para saber quanto tempo de investimento é necessário para obter rendimento que possibilite a aquisição de determinado bem. 

Taxa de juros mensal: pode ser utilizada, por exemplo, para saber qual o rendimento médio da caderneta de poupança em determinado período. 

Depósito regular: uma das opções para uso desse cálculo é para saber quanto tempo de depósito será necessário para obter determinado rendimento para quitar um bem com pagamento futuro.

Valor obtido ao final: esse cálculo pode ser utilizado para saber o valor final de uma aplicação mensal durante um período.

Na área de para calcular a opção desejada há todas as indicações para inserir os dados corretos para a calculadora do cidadão informar o resultado. 

Baixar calculadora do cidadão

Se você preferir utilizar a calculadora direto em seu aparelho telefônico, a opção é baixar o app no seu celular. Para celular com sistema operacional Android, é possível baixar pela Google Play. O download para iOS também está disponível, mas na Apple Store.

Como calcular valor corrigido?

Para realizar esse cálculo, é preciso fazer a multiplicação do valor que quer corrigir, caso não souber utilizar 1 pelo fator acumulado do índice de referência. 

Lembre-se: para calcular o valor corrigido, é necessário informar o índice de referência da data inicial e final. 

Como calcular juros futuros?

Para realizar o cálculo de juros futuros é necessário utilizar uma fórmula matemática: M = P . (1 + i)n

O Valor Presente (PV = present value) é o principal para realizar o cálculo, já o Valor Futuro (FV = future value) é o montante.

A calculadora do cidadão valor futuro realiza essa operação, sem que você precise saber como realizar o cálculo de juros futuros, que para muitas pessoas é considerado difícil. Assim, a solução do Bacen é a opção indicada para fazer a correção monetária de valores para financiamentos, precatórios, valor futuro, entre outros. 

Como corrigir pela poupança?

Para corrigir pela poupança, você também pode utilizar a calculadora do cidadão valor futuro. Se quiser realizar esse cálculo sem o uso da ferramenta, a fórmula utilizada deve ser a seguinte: 

Taxa Selic abaixo de 8,5%: a correção deve ser feita pelo equivalente a 70% do valor. 

Taxa Selic acima de 8,5%: a correção deve ser feita pelo cálculo 0,5% ao mês + a TR.

Precatórios precisam de atualização monetária

Uma das funções da calculadora do cidadão mais importantes e utilizadas é para fazer a atualização monetária de precatórios. Os títulos da Fazenda Pública são dívidas que órgãos públicos federais, estaduais e municipais devem ao credor. 

Quando um órgão público é processado, seja por uma pessoa física ou jurídica que tem a sua ação favorável ao credor, é necessário gerar um precatório para pagar a dívida. Porém, o pagamento do título pode demorar e, consequentemente, é necessário a atualização monetária para pagar o credor com a correção da inflação. 

Esse ajuste contábil é imprescindível para o credor receber o valor correto e atualizado com base na inflação. 

Para calcular o valor do precatório, é necessário obter as seguintes informações:

  • Quantia inicial do precatório
  • Porcentagem do índice de IPCA-e que recai sobre o montante, já que é esse índice que determina a correção monetária anual do precatório
  • Data de expedição do precatório

Dessa forma, o credor conhece o valor atualizado do seu precatório, evita surpresas desagradáveis e também tem as informações necessárias para realizar a declaração do imposto de renda, além de evitar problemas com o fisco. 

Por meio da correção monetária, o credor pode fazer o acompanhamento periodicamente e saber se o precatório está ou não seguindo os índices. 

Agora que você já sabe como é fácil utilizar a calculadora do cidadão, na próxima vez que precisar fazer a correção de valores, utilize essa solução e não erre nunca mais no cálculo. 

Fechar Menu