Ninguém quer ser demitido, afinal, perder o emprego são sinais de problemas à vista e de perda da estabilidade financeira. Mas não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por um dos piores momentos de desemprego da história.
Diante dessa situação, muitas pessoas ficam perdidas e não sabem como resolver o problema, mas existe uma saída e, com muita criatividade, é possível superar esse momento.
As pessoas mais prejudicadas pela falta de emprego são aquelas que não podem aproveitar os recursos modernos, como a internet, justamente por não dominarem essa ferramenta.
Esses trabalhadores precisam encontrar vagas de emprego que correspondam aos seus conhecimentos e a toda uma vida dedicada à determinada profissão. Mas esse caso não se aplica à maioria dos indivíduos.
Boa parte dos profissionais tem acesso à internet, e a partir disso, conseguem encontrar soluções para o problema do desemprego.
Prova disso é que muitos desempregados estão investindo em alternativas rentáveis, como lojas virtuais, cursos a distância, dentre outras possibilidades que vamos conhecer aqui.
Se você também foi demitido, leia este artigo. Vamos falar um pouco sobre o desemprego, dar diversas ideias de empreendimentos em algumas dicas para você se recolocar no mercado de trabalho. Acompanhe!
Sobre o desemprego no Brasil
O Brasil possui 14,761 milhões de pessoas desempregadas atualmente, o que corresponde a 14,7% de profissionais desocupados. Essa é a maior taxa de desemprego do país desde o ano de 2012, com um aumento de 3,4%.
Um dos fatores que contribuíram para a elevação da taxa foi o fim de medidas adotadas pelo Governo para reduzir a crise vivenciada pelo mundo no ano de 2020.
Para lidar com a situação, muitas pessoas optaram pelo trabalho autônomo em diferentes áreas, desde revelação de fotos até prestação de serviços dos mais variados tipos.
É por essa razão que hoje existe uma grande quantidade de desempregados e trabalhadores informais, sem vínculo empregatício ou CNPJ, engrossando as forças de trabalho no Brasil, correspondendo a 39,8%.
Além disso, devido ao aumento do desemprego, os assalariados de baixa empregabilidade estão ocupando atividades de subemprego, o que aumenta as desigualdades.
A população que mais sofre com esse problema são os jovens, visto que as vagas disponíveis exigem experiência profissional, além de horários pouco flexíveis.
O mercado também não está conseguindo atender à demanda, pois existem muitas pessoas para poucas vagas de trabalho.
Com tantos problemas e falta de oportunidade, muitas pessoas estão se reinventando para garantir uma renda. Portanto, no próximo tópico, vamos mostrar algumas ideias que você pode colocar em prática.
Dicas de empreendimento para driblar o desemprego
Mesmo diante das dificuldades, algumas pessoas estão investindo em outras formas para obter renda, desde a criação de adesivo decorativo parede para vendas pela internet, até a abertura de restaurantes e confeitarias.
Antes de darmos as dicas, é importante dizer que empreender é o sonho de muitas pessoas, visto que é a oportunidade de você ter o seu próprio negócio, trabalhar com aquilo que gosta, determinar seus horários e obter lucros acima do salário.
Entretanto, descobrir algo realmente lucrativo pode ser desafiador, por conta do cenário de recessão que o país está presenciando. Mas também existem oportunidades que correspondem às demandas do consumidor.
Por conta disso, existem boas ideias de negócios que podem trazer uma excelente renda para quem foi demitido e até para as pessoas que sempre sonharam em ter sua própria empresa. Veja:
1 – Abrir um pet shop
O Brasil é o segundo maior mercado de produtos de pet shop no mundo, e sua participação no mercado global é de 6,4%, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Atualmente, existem quase 140 milhões de animais de estimação de diversos tipos em território nacional, como:
- Cachorros;
- Gatos;
- Hamsters;
- Peixes;
- Coelhos.
As demandas não param de crescer, e no ano de 2020 houve um aumento de 30% na compra de produtos para pets. Outros segmentos, como as empresas de controles patrimoniais, também se mostraram lucrativos.
No entanto, o mercado pet vale a pena porque ele traz muitas oportunidades de lucros. Você pode abrir uma loja física ou optar por uma plataforma e-commerce, clubes de assinatura ou até mesmo oferecer serviços diferenciados para os animais.
Dentro desse segmento, outro empreendimento que tem feito muito sucesso é a produção de conteúdo para os donos de pets, que ajudam a ganhar dinheiro pela internet.
2 – Investir no setor de beleza
O mercado de beleza é praticamente inabalável, mesmo diante de um cenário crítico e de recessão, inclusive, ele continua crescendo. Para se ter uma ideia, no ano de 2020, as plataformas de e-commerce de cosméticos no claro um 68% a mais.
Entretanto, por conta das mudanças vivenciadas pela sociedade, as pessoas mudaram a maneira de consumir produtos de beleza.
Aliás, as pessoas mudaram muito a forma como consomem qualquer tipo de produto, até mesmo uma camisa para empresa personalizada.
Mas, no que diz respeito ao mercado de beleza, os consumidores preferem realizar rituais de autocuidado em casa e estão preferindo os cosméticos naturais.
Os produtos veganos, por exemplo, que oferecem uma proposta mais ética e consciente, estão entre os mais buscados nesse setor.
Outros que vêm se destacando são aqueles que promovem sensação de bem-estar e aliviam sentimentos de estresse, como as máscaras faciais e os banhos com ervas.
Vale a pena investir nesse setor porque, como falamos, ele é um dos mais inatingíveis pela crise. O empreendedor pode investir em diferentes tipos de produtos, dando destaque para os eco friendly.
3 – Trabalhar com criação de vídeos
Talvez você não saiba, mas o marketing digital se tornou a principal ferramenta de divulgação para as empresas, e tem entre suas estratégias está a criação de conteúdo de valor.
Esses materiais podem assumir diferentes formatos, e os vídeos são os que mais agradam os consumidores e os usuários da internet.
Uma empresa de escritório virtual investe na produção de vídeos para divulgar seus serviços e levar informações relevantes para o seu público.
O avanço tecnológico trouxe novas possibilidades para a produção de audiovisual, que passou a ser muito mais valorizado.
Segundo o próprio Sebrae, o vídeo será o principal meio de comunicação, devido às suas capacidades e à agilidade com que transmite informação. Esse setor cresceu 8,8% entre 2014 e 2019, e a tendência é que ele cresça cada vez mais.
Vale muito a pena investir nessa área qualquer pessoa que tenha afinidade na produção de vídeos. É possível começar aos poucos, trabalhando de casa, e em seguida, expandir os negócios, conforme a cartela de clientes aumenta.
Como se realocar no mercado?
Algumas pessoas querem ter o seu próprio negócio e investir em um endereço comercial virtual, mas existem aquelas que preferem trabalhar em uma vaga de emprego comum.
Trata-se de uma opção mais conservadora e por isso mais segura para quem ainda não está pronto para empreender. Caso seja o seu caso, algumas dicas para se recolocar no mercado são:
Manter o currículo atualizado
Por incrível que pareça, algumas pessoas utilizam o mesmo currículo por anos, mas isso é um erro, visto que com o passar do tempo, adquirimos novas habilidades e conhecimentos.
Atualize suas informações, como endereço, telefone e, principalmente, suas experiências profissionais e de formação.
Atualizar os conhecimentos
Hoje em dia, para se destacar, é fundamental atualizar os seus conhecimentos e investir em formação profissional.
Você pode se matricular em uma escola profissionalizante para adquirir novos conhecimentos e habilidades, aprender um novo idioma, frequentar palestras, entre outras atividades que vão te atualizar como profissional.
É uma maneira de mostrar aos recrutadores que você acompanhou as mudanças e deseja se qualificar para atender melhor às demandas do mercado.
Criar uma rede de contatos
Muitas pessoas conquistam uma vaga de emprego por indicação de amigos e familiares, ou seja, é fundamental que você tenha uma rede de contatos que possa te ajudar nesse momento.
O círculo de amigos que você conhece pode te avisar sobre vagas nos locais em que eles trabalham e indicar você para essas oportunidades.
Além de ficar por dentro das vagas que surgirem, você pode descobrir um pouco mais sobre as exigências de outras empresas. Isso permite que você chegue preparado para a entrevista e preencha a vaga.
Conclusão
Depois de ser demitido, o profissional passa por uma série de procedimentos, desde uma clínica de exame demissional até a entrada no seguro-desemprego. Mas, todo esse processo pode deixar uma pessoa preocupada com seu futuro e sua vida financeira.
Não é fácil estar nessa situação, sendo primordial que você entenda que ela é passageira, ou seja, em algum momento tudo vai se estabilizar novamente.
Nós sabemos que algumas pessoas têm grandes responsabilidades e não podem esperar as coisas se ajeitarem. Nesse caso, nada melhor do que investir em alguma coisa que possa gerar uma renda.
Isso vai te trazer mais tranquilidade enquanto não arruma outro emprego ou acabar se transformando em um negócio rentável, que você nunca imaginou antes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.