5 tipos de investimentos

5 tipos de investimentos

É sempre bom estar atento às oportunidades e tipos de investimento. Neste texto você encontrará ótimos conselhos de investimentos para 2022, de modo a otimizar sua renda. 

Nem sempre é um bom momento para fazer investimentos ambiciosos. No entanto, é importante saber quais áreas das finanças são as mais rentáveis e manter o hábito de poupar e investir os recursos financeiros.  

Para auxiliar nesse processo, no material aqui disponibilizado, falaremos sobre: 

  • Títulos de Renda Fixa;  
  • Bolsa de valores; 
  • Dólar;
  • Bitcoins e criptomoedas.  

Você vai ter informações gerais sobre esses tópicos de uma maneira fácil e simples. Afinal, o mercado financeiro tem muitas oportunidades de negócios esperando para serem exploradas, mas para escolher as mais adequadas é preciso compreender cada produto e o próprio perfil de investidor.

Não perca tempo e leia o conteúdo a seguir para ficar por dentro das novas tendências nessa área.

Conheça os tipos de investimentos

Antes de entrarmos nos tópicos listados acima, vamos focar nas categorias de investimento existentes.

É muito importante conhecer as categorias de investimentos. Dessa forma, o escritório de consultoria imposto de renda  e contabilidade pode saber exatamente qual é o melhor tipo para ele.

Renda fixa

São todos investimentos com boa previsibilidade de retorno. Portanto, todos os investimentos nessa categoria são considerados mais seguros e prudentes. 

Nos títulos de renda fixa, existem dois tipos de investimentos: prefixados e pós-fixados. 

Os prefixados têm uma taxa de retorno fixa. Quando você faz um investimento, já sabe exatamente quanto lucro ele trará.

Os pós-fixados estão relacionados aos índices, geralmente ao CDI, à Taxa Selic ou ao IPCA (inflação), tendo uma previsibilidade do retorno com base nesses rendimentos, mas podendo sofrer uma pequena variação, já que o cálculo é feito após o prazo de investimento.

Ao comprar ativos, você está emprestando dinheiro para a instituição, seja uma empresa privada (como bancos) ou às instituições públicas. Seu lucro virá quando ela pagar a taxa acordada para o período.

Títulos como CDB, LCI e LCA são protegidos pelo FGC com limite de 250.000 reais por emissor.

É um meio de garantir o recebimento de capital e lucros mesmo se a instituição encerrar as atividades.

Assim, se procura um investimento com riscos reduzidos para sua Fábrica de laje protendida , essas são as melhores opções. Contudo, seu rendimento também tende a ser menor.

Renda variável

Ao contrário dos títulos de renda fixa, cujos retornos podem ser estimados, os títulos de renda variável incluem investimentos em que a volatilidade é determinada por uma série de fatores que podem ser difíceis de controlar.

Então, o investimento do aluno do curso de Serviço de jardinagem preço pode dar certo ou pode gerar um grande prejuízo se não houver acompanhamento adequado ou compreensão de como atuar no mercado.

No entanto, justamente pelos riscos maiores, esses ativos também são mais propensos a gerar retornos mais significativos do que os títulos de renda fixa.

Essa é a lei do mercado: quanto maior a chance de lucro, maior a possibilidade de perda. Esses fatores precisam ser equilibrados na hora de escolher um investimento.

Um dos fatores que mais influenciam esses investimentos é a lei da oferta e demanda.

Quando um investimento é muito procurado (comprado), seu valor aumenta. Quando há mais demanda do que procura, ela diminui.

Saber lucrar consiste em fazer a identificação de ações subvalorizadas para comprá-las e aguardar que aumentem de preço. Para encontrar o preço médio, os traders usam a análise gráfica.

Saiba quais são as melhores oportunidades de investimento

Quem trabalha com contabilidade seja em uma empresa que parcela ipva e multas, ou em um escritório privado está ciente de que é fundamental conhecer os riscos e vantagens de cada tipo de investimento. A partir de agora, vamos nos ater a modalidades de forma mais específicas.

Continue a leitura para entender tudo sobre investir na Bolsa de Valores, em dólar e até mesmo em criptomoedas.

Bolsa de Valores

O ano de 2021 começou com expectativas eufóricas na bolsa brasileira. Infelizmente, eles levaram muito tempo para se materializarem. Foi preciso aguardar um pouco para recuperar o ânimo de antes.

As preocupações fiscais diminuíram e o Banco Central tentou conter a inflação. Até as previsões do PIB ficaram mais otimistas. Ao final do segundo semestre, o índice Ibovespa atingiu alta de 6,5%.

O que se pode esperar agora é uma correção do preço do ativo. Segundo especialistas, os ativos mais atrativos são as commodities, os setores em consolidação e os vencedores da recuperação econômica. 

Ou seja, empresa de rede de distribuição, de varejo, de combustíveis, shopping centers e outras empresas mais voltadas aos produtos.

Portanto, alinhe os investimentos com o comportamento esperado por parte do consumidor.

Dólar

Prever o movimento do dólar nunca é uma tarefa fácil. Muitos fatores se combinam para determinar o estado do mercado cambial.

No entanto, a tendência na segunda metade do ano é que o dólar se estabilize abaixo da marca dos 5 reais.

Isso pode ser parcialmente explicado pela nova política monetária do Brasil, que se concentra no controle da inflação.

Os mercados de commodities mais aquecidos também têm influência nisso. Metais e produtos agrícolas têm sido muito valorizados.

O Brasil é uma potência global em matérias-primas. Portanto, a exportação ocorre em grandes quantidades. Estamos falando de matérias-primas que todos os países utilizam para diversos fins, o que traz possibilidades.

Isso sem destacar os investimentos em novas tecnologias, como em uma empresa de paineis solares rj.

Bitcoin e criptomoedas

No primeiro semestre de 2021, a cotação do bitcoin chegou a uma marca especial: 65 mil dólares.

A proibição das mineradoras de bitcoin na China afetou esse cenário tão positivo, fazendo com que o preço chegasse a zerar.

No entanto, há muitos países interessados em abrigar as empresas mineradoras de bitcoin. Isso sem falar na adoção da criptomoeda como uma das moedas oficiais de El Salvador.

Com isso, o mercado tende a ficar aquecido de novo.

Fontes de energia renovável têm sido cada vez mais empregadas para fazer a mineração. Existe também uma grande variedade de criptomoedas, além do famoso bitcoin.

Sendo implantado recentemente o financiamento de usinas que usam Araxá energia solar, com criptomoeda. 

Acompanhe os tópicos a seguir para conhecê-las e começar a planejar melhor os seus investimentos em criptomoedas.

  1. AAVE

É um protocolo usado para desenvolver opções de criptografia. Ele viabiliza tomadas de crédito e empréstimos com finanças descentralizadas (DeFis).

Dessa forma, em um cenário de negociação, os usuários têm acesso às taxas de transação e garantia do lastro da rede.

  1. Uniswap

O UNI é o principal protocolo de transações financeiras descentralizadas (DeFis). O DeFis já está avaliado em cerca de 55 bilhões de dólares e se tornará ainda mais popular, devido às melhorias na experiência do usuário.

As evoluções tecnológicas têm relação direta com o bem-estar e a qualidade da experiência de quem as usa.

Do mesmo modo que a Laudo técnico engenharia civil é indispensável para o funcionamento pleno de um prédio, o UniSwap é focado na qualidade das transações financeiras digitais.

Essa é uma realidade cada vez mais comum e que tende a se tornar o procedimento padrão no futuro próximo.

  1. Chainlink

Com o LINK, as transações entre finanças descentralizadas são validadas instantaneamente.

Isso é possível graças a um algoritmo especializado em consenso e contratos inteligentes. Como resultado, todos os usuários de criptomoedas vão poder usar a rede com mais segurança.

A importância de ser coerente a si mesmo

Como vimos, existem diferentes tipos de investimentos. Mas alguns são muito mais arriscados do que outros. E isso não é um problema em si.

Oscilar faz parte da natureza de muitos ativos. Esses investimentos visam obter maiores retornos a longo prazo. Todo investimento tem um comportamento e um propósito.

Comparar renda variável (agressiva) com renda fixa (conservadora) é como comparar um carro de fórmula 1 com um carro familiar.

Um deles é feito para ser competitivo e rápido. Ele tem que fazer o seu melhor para chegar à frente de todos. Isso requer acelerar nas curvas, atingir o limite do motor e fazer uma série de manobras perigosas.

O outro foi produzido para oferecer segurança e chegar aos destinos sem grandes surpresas.  O problema é quando você quer os resultados de um carro de Fórmula 1 com a segurança de um carro familiar.

Assim, só essas características dos investimentos não são o bastante, é preciso considerar os próprios objetivos e como reagirá com possíveis perdas, inclusive as mais altas. Afinal, se o desejo é adquirir um maior rendimento, em curto prazo, é preciso verificar que os riscos também se ampliam.

Por isso, saiba qual é seu perfil de investidor e seja coerente a ele para evitar situações desagradáveis.

Existem algumas perguntas que podem te ajudar a identificar o perfil e, consequentemente, quais as opções mais adequadas para investir, podendo evoluir aos poucos os riscos. As principais questões são:

  • Você prefere lucro ou segurança acima? 
  • Você está preparado para perder capital investido? 
  • Como você se sentiria se seu patrimônio perdesse 10% do valor?

Cada pessoa se comporta de um jeito e é preciso considerar isso no momento de investir.

No entanto, independentemente do seu perfil de investidor, sempre tenha uma reserva para emergências, o que trará mais segurança nas ações tomadas.

Além disso, esse é o dinheiro que você vai usar caso seja demitido, fique doente ou qualquer outra situação imprevisível aconteça. Neste caso, o investimento deve considerar mais segurança e rápida liquidez, com possibilidade de saque facilitado.

Conclusão

Esperamos que esse guia seja bastante proveitoso para você que deseja começar a investir e começar operações rentáveis.

Fazer investimentos exige estratégia e paciência. A médio e longo prazos, podem se transformar em um ótimo complemento à renda gerada com a administração de condomínios em São Paulo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu