Se tem algo que nenhum empreendedor ou gestor de empresas pode ignorar atualmente é o papel que a internet vem assumindo na rotina de um negócio. Um dos maiores exemplos disso é o dos marketplaces e das vendas on-line.
De fato, se você parar para estudar o seu público-alvo, seja ele composto de maioria de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas, vai perceber que boa parte desses clientes em potencial passa uma porção considerável do dia navegando na internet.
Portanto, se uma empresa de portaria virtual quiser impactar esse pessoal com assertividade, atraindo os contatos certos, do jeito certo e na hora certa, com certeza vai precisar fazer as melhores ações possíveis dentro da própria esfera digital.
O problema é que muita gente ainda ignora todas essas frentes e estratégias indispensáveis, ou mesmo confunde a maioria delas. Sobretudo porque o marketing digital tem se popularizado muito, então é comum que haja ruídos no meio.
O próprio marketplace é algo que alguns acabam confundindo com o e-commerce, que de modo geral pode indicar o “comércio eletrônico”. Mas no Brasil acabou se tornando sinônimo de loja virtual, como algo exclusivo de uma marca apenas.
Ou seja, falar em investir em e-commerce equivale a falar em montar uma plataforma própria, com domínio ou endereço eletrônico exclusivo da marca em questão. O que também implica investir em recursos e infraestrutura diferenciados.
Por exemplo, você vai precisar de um desenvolvedor que leve em conta sua identidade visual, o perfil do seu público e seu portfólio específico. Além de um servidor próprio e de toda uma plataforma de desenvolvimento e gestão de páginas.
Já uma empresa de consultoria fiscal e tributária que prioriza a entrada em um marketplace, vai precisar de menos recursos próprios e um menor esforço inicial. De fato, ela está entrando em uma espécie de loja de galeria ou shopping center.
Essa comparação vem a calhar, pois é só você imaginar o quanto precisa investir em uma loja física nova, desde a reforma do espaço, passando pelas adaptações arquitetônicas e tudo o mais, até o investimento em divulgação e marketing inicial.
Sem falar na folha de pagamento, eventual cobertura de luva, aluguéis adiantados e mais as tributações específicas e afins. Ao passo que para entrar em um shopping ou galeria qualquer, é possível reduzir e muito todas essas frentes.
Para começar, certamente você não precisaria gastar tanto com arquitetura e design de interiores, pois as lojas e boxes já estão em condições bem melhores. A folha de pagamento também tende a ser menor, pois o espaço é otimizado para isso.
No fim das contas, o próprio marketing e a divulgação que costumamos investir nos primeiros meses poderia ficar de lado. Afinal, o próprio shopping cobra seu aluguel e taxas com base no fato de que ele é que gera seu tráfego de pessoas.
O mesmo vale para um marketplace de escritórios compartilhados, em que cada novo anunciante já começa desfrutando de uma visibilidade bem maior, sobretudo do que se tivesse aberto um site com seu domínio próprio.
Isso ocorre pois os marketplaces, tal como os shoppings centers, investem em várias frentes de marketing, só que neste caso é voltado para o digital. Ou seja, conseguem canalizar um público muito mais assertivo.
Naturalmente, isso tudo veio para criar uma tendência de democratização perante as empresas e negócios de todos os tipos. Por outro lado, essa facilidade também atrai uma concorrência cada vez maior, aumentando a competitividade.
Daí a necessidade de falar sobre dicas para o empreendedor aumentar as vendas online nos marketplaces em que decidiu anunciar e iniciar uma parceria. Sem elas, seria bem difícil conseguir o destaque e os melhores resultados almejados.
O que implica tratar de outras estratégias transversais que podem fazer toda diferença, como ao falar do posicionamento dos seus anúncios nos grandes motores de busca, coisa em que poucos costumam pensar quando entram nesse assunto.
Também pensando nisso, vamos trabalhar com exemplos mais acessíveis, de empresas, segmentos e nichos realmente existentes no mercado. Afinal, isso tende a ajudar e tornar as dicas muito mais ilustrativas e plausíveis de serem aplicadas.
Tanto é assim que um dos pontos mais bacanas de tudo isso é justamente o fato de que hoje os marketplaces evoluíram tanto, que já podem ajudar qualquer modelo de negócio, seja para vender algo ou prestar serviços como os de quadro de gestão.
Realmente, onde quer que haja um empreendedor, empresário ou mesmo gestor de empresas interessado em crescer com base no aumento das vendas on-line, haverá alguém que pode tirar muito proveito dos conselhos aqui abordados.
Diante deste fato, se o seu interesse do momento é precisamente o de mergulhar de cabeça em dicas para faturar mais através dos marketplaces do seu setor, então basta seguir adiante nas leituras e tomar nota de cada dica dada.
Marketplace: do que se trata?
Como já referido acima, trata-se de uma plataforma de venda que opera mais ou menos como um galeria multimarcas, trazendo o espaço em que vários negócios podem negociar seus produtos ou serviços perante um público gerado de antemão.
É preciso aprofundar essas definições em termos técnicos, mas também estratégicos. Como ao deixar claro que no caso do marketplace a categorização de produtos e serviços é bem maior, gerando uma maior interatividade com o público.
Por exemplo, uma empresa que lida com fachada de loja moderna pode ter problema para definir seu nicho, no sentido de que ele pode ser de reparo de fachadas, instalações ou apenas venda de insumos para quem presta esses mesmos serviços.
Mas, quando falamos em um marketplace, você pode navegar pelas categorias pré-definidas, e isso já permite saber se você está sendo encaminhado para um marca que faz instalação, reparo ou só a venda de peças e partes para isso.
Outro ponto bacana que ajuda a entender um marketplace é a possibilidade de ter a negociação mediada por um terceiro, sobretudo no tocante a:
- Fretes e formas de envio;
- Prazos de despacho;
- Formas de pagamento.
- Seguro contra fraudes;
- Segurança do website;
- Garantias segundo o CDC.
Enfim, são várias frentes que às vezes uma loja virtual de dono único não prioriza, mas que nos marketplaces costumam ser uma norma, como modo de beneficiar o comprador.
Até por essa razão, quem está buscando maneiras de aumentar as vendas precisa levar tudo isso em conta, para respeitar as regras da comunidade e, com isso, atrair muito mais gente.
Qual o seu diferencial?
Além das dicas dadas acima, quando falamos sobre aumentar as vendas on-line no marketplace, é preciso falar também sobre os diferenciais da sua marca.
A começar pelo fato de que, se você perceber, não falamos dos diferenciais de preços e prazos, pois esse é um passo que vem depois. Mas da sua marca, como a filosofia de trabalho, a comunicação e, claro, o atendimento.
É essa parte interna de uma empresa de internet que vai gerar uma boa experiência para o cliente, como algo completo, e não apenas o apelo de promoções malucas.
Sendo assim, é preciso reforçar sua cultura organizacional, priorizar as reuniões com os funcionários e manter todos alinhados e satisfeitos.
Isso vai transparecer em cada um das estratégias on-line do marketplace, criando uma marca mais forte, competitiva e que vende mais que a concorrência.
A otimização dos anúncios
Já referimos a importância dos grandes motores de busca hoje, como Google, Bing, Yahoo! e Ask Brasil, que são os mais utilizados entre nós brasileiros.
De fato, aparecer com destaque nas pesquisas é algo que pode aumentar incrivelmente a quantidade de visitantes e leads que vão entrar em seus anúncios, tirar dúvidas, cotar com você e, claro, fazer compras, em número cada vez maior.
Assim, um negócio da área de compliance empresariais precisa urgentemente ficar bem ranqueado, para que ao pesquisar essa palavra-chave as pessoas encontrem seus anúncios logo de cara, sem grandes esforços para isso.
Como os marketplaces já têm muitas páginas posicionadas, seu domínio é mais forte, então basta que você trabalhe as palavras-chave e os links certos. Assim, organicamente irá conseguir o destaque de aparecer nas primeiras páginas.
Os preços e os prazos do marketplace
Agora que já explicamos a importância da filosofia da marca, da cultura organizacional e até do posicionamento em motores de busca, podemos falar de algo mais imediato.
No fundo, ter preços diferenciados e prazos rápidos também ajuda, pois quem compra na internet se preocupa igualmente com isso. Se você lida com cursos de vendas, fazer promoções e entregar sua promessa mais rápido torna você mais competitivo.
Além disso, hoje as novas gerações são muito exigentes, então ao ficar alinhado com essa parte mais prática, você sinaliza que está em dia com as inovações do mercado.
Considerações finais
Melhorar sua performance em um marketplace é algo que pode fortalecer sua marca, aumentar sua receita e, consequentemente, até mesmo seus lucros.
Com as dicas e explicações dadas acima, fica ainda mais fácil para um empreendedor compreender como esse universo funciona, tomando as medidas certas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.