Nada mais complicado e desafiador do que organizar e melhorar as finanças pessoais. As anotações precisam ser bem detalhadas, com o objetivo de evitar gastos desnecessários em compras supérfluas, apertando o orçamento mensal.
Se a residência está precisando de cobertura policarbonato para escada sem que realmente seja necessário, é bom economizar esse dinheiro para investi-lo naquele sonho que está pendente há muito tempo, por exemplo.
A falta de planejamento financeiro é algo muito comum na maioria das famílias, porque mesmo que ele seja feito, várias coisas acontecem no meio do caminho, provocando sérios problemas e o aumento de dívidas.
Quando a renda é comprometida é pouco provável que se tenha condições de pagar aula de natação iniciante, todos os meses, para poder relaxar depois de um dia estressante de trabalho.
A realização de sonhos e metas precisam ser planejados previamente, colocando na ponta do lápis tudo o que é necessário nos gastos que envolvem uma viagem, por exemplo, para que as despesas rotineiras não atrasem e gerem multas.
Todos os dias é necessário pensar em como realizar algum sonho importante na vida, como adquirir aquela bateria de nobreak em moto tão esperada e que não foi possível por causa do orçamento apertado.
Se as finanças pessoais passarem a ser organizadas, o trabalho financeiro, neste sentido, deve começar o mais rápido possível, permitindo ao longo do tempo estabelecido que os objetivos sejam alcançados.
Como organizar as finanças pessoais
Não é uma tarefa simples, por isso, a lista abaixo mostra algumas dicas simples para tornar possível a realização dos sonhos, antes considerados impossíveis e que estão diretamente ligadas à melhoria financeira, tais como:
- Faça um orçamento para as despesas com psicologia materno infantil;
- Estabeleça metas reais para economizar;
- Diminua os gastos;
- Evite novas dívidas;
- Separe um valor para despesas mensais ou anuais;
- Faça uma reserva de emergência;
- Não misture as contas pessoais com as profissionais.
O controle do dinheiro deve ser eficaz, possibilitando inclusive que ele seja aplicado em alguns investimentos que podem ser rentáveis a médio e longo prazo, multiplicando o capital para a locação de TV para eventos da empresa.
O orçamento para qualquer objetivo deve ser elaborado por meio de uma lista contendo os custos fixos mensais, como água, energia, despesas com telefone e o aluguel da casa, por exemplo.
O montante total destes gastos já compromete uma boa parte do salário mensal e um acompanhamento nas faturas com assiduidade pode garantir que tudo esteja em ordem para a sacada fechada de vidro no apartamento.
Os valores restantes disponíveis podem ser aplicados em investimentos ou destinados para uma reserva financeira, que deve ser realizada com calma, focando sempre no que realmente é importante dentro daquilo que é objetivado.
É importante salientar que as metas na economia e organização financeira devem ser reais. Sendo assim, não adianta querer economizar nos itens necessários, desligando a energia, por exemplo, achando que isso é primordial para ter mais dinheiro.
O importante é separar o dinheiro das despesas fixas mensais, fazendo uma projeção financeira e quando receber o salário, quando possível, pagar essas contas o mais rápido que puder, para não gastá-lo em outra coisa desnecessária.
A restrição nos gastos mensais pode ser atingida estipulando um limite máximo de dinheiro a ser gasto em supermercados, lazer e demais despesas como o pagamento de um cuidador de idosos em hospitais particulares, se for preciso.
Esse valor estipulado nem sempre é gasto, mas indica que é o máximo que pode ser utilizado em cada despesa especificamente. Assim, o processo de organização financeira pessoal avança.
Evite sempre o envolvimento com novas dívidas, para não comprometer o salário e não tente resolver a falta de recursos com empréstimos bancários, pois o salário mensal com certeza não vai cobrir as parcelas adequadamente.
Quando for comprar alguma coisa como uma quantidade muito grande de cabo de vassoura de madeira atacado, mesmo que o preço seja bem barato, controle o impulso para que o endividamento não aconteça.
O que é prioritário nas compras é que deve ser levado em consideração, impedindo os gastos supérfluos permitindo que a economia possa colaborar com a realização dos sonhos de uma viagem, por exemplo.
A reserva para emergências é fundamental em casos de imprevistos como consertos no automóvel, problemas de saúde ou despesas com tratamentos dentários. É preciso estar preparado para estes momentos que, inevitavelmente, sempre ocorrem.
Entre as dicas, caso a pessoa possua uma empresa, deve separar a conta bancária pessoal da empresarial. A mistura das duas pode comprometer a renda destinada ao planejamento financeiro do negócio, por exemplo.
Onde investir para melhoria das finanças
As opções de investimento são diversas e cada uma delas trabalha de uma maneira. O importante é que todas elas melhoram o lado financeiro pessoal e colaboram para o aumento do dinheiro para a realização de sonhos.
Algumas delas são as seguintes:
- Aplicar no Tesouro Direto – programa criado pelo Governo Federal;
- Aplicar em CDB – Certificado de Depósito Bancário – são bem seguros;
- Investir em LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
- Aplicar na LCA – Letra de Crédito do Agronegócio.
Todas as informações dos investimentos citados podem ser encontradas na instituição financeira escolhida e elas são tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. Tudo depende de qual é o valor separado para cada aplicação.
Como iniciar o investimento
Na verdade, para alguns investimentos não é necessário muito dinheiro nem é preciso ser um especialista no assunto.
O caminho para melhorar as finanças é bem acessível, basta seguir alguns passos, por exemplo:
- Fazer um planejamento com o dinheiro disponível;
- Abrir uma conta em uma corretora de investimentos;
- Escolher o investimento mais adequado e rentável;
- Acompanhar o desempenho da aplicação escolhida.
Qualquer melhoria nas finanças, quando organizadas de forma responsável, conduz a pessoa a aumentar o seu capital, para que seja possível realizar suas metas e sonhos, mesmo porque, ao alcançá-los, os benefícios são muito grandes.
Se o aspecto for na saúde da pessoa, ela aumenta a sua produtividade no trabalho, pois acaba se empenhando melhor nas atividades, com ânimo para a compra de um carro novo, por exemplo.
A motivação é maior cada vez que ela percebe que a aquisição do veículo está mais próxima, e como consequência positiva, o gestor da empresa onde ela trabalha não vai conceber a ideia de demiti-la, pois vontade de trabalhar é o que não falta.
Outro lado muito compensador é que investir no lazer, também beneficia a vida do cidadão. Não somente os finais de semanas podem ser aproveitados, mas outros períodos como as férias e feriados.
Se o dinheiro for bem administrado e aplicado corretamente nos investimentos mais vantajosos ele pode ser direcionado ao lazer.
Sendo vantajoso em pontos como a melhoria na qualidade de vida, traz novas experiências pessoais, desenvolve novas habilidades de criatividade, aumenta a expectativa de vida, reduz o estresse, e impede os transtornos psicológicos pelo excesso de trabalho.
Considerações finais
Portanto, a organização das finanças pessoais é a forma mais eficaz de conquistar o equilíbrio financeiro, garantindo que o dinheiro seja controlado, para que não seja gasto em coisas desnecessárias.
A pessoa que não domina seus gastos, acaba dispondo muito mais do que recebe por mês, em seu salário, impossibilitando a realização dos seus sonhos, sem contar o fato de que as dívidas contraídas ficam difíceis de serem quitadas.
O importante é dar o primeiro passo por meio de um planejamento adequado, anotando tudo o que é necessário, em uma planilha, por exemplo, para que os itens mais relevantes, como as despesas básicas, não sejam afetados.
Atrasar contas gera multas e incidência de juros desnecessários e sempre que possível, mantenha o acompanhamento das faturas, dentro de uma previsão realizada anteriormente.
Os ganhos e gastos não podem caminhar em desequilíbrio e tenha em mente que aluguel, alimentação, energia, água e impostos devem ser prioritários dentro do orçamento.
Sempre que possível, pague as despesas à vista, muito juros e taxas estão embutidos nos parcelamentos e tenha por hábito usar o cartão de crédito apenas em emergências.
Poupe sempre uma parte da renda todos os meses, cerca de 5% a 20% do salário e com os valores restantes, faça investimentos. O mercado oferece diversas opções e uma boa pesquisa a respeito pode direcionar aos mais vantajosos e lucrativos.
Uma vida financeira equilibrada rende bons resultados para a saúde porque proporciona uma grande melhoria na qualidade de vida, que se torna mais tranquila, por exemplo.
Portanto, quando os recursos financeiros são destinados ao lazer, o trabalho rotineiro não enfrenta tanto estresse, pois a alternativa de curtir feriados e finais de semana é muito maior. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.