A otimização financeira é uma atividade que garante que o orçamento empresarial seja utilizado de maneira assertiva, garantindo assim o custo-benefício ideal.
Pode ser que a organização precise gastar um pouco mais em curto prazo, mas poderá aproveitar algumas economias futuramente. O processo também pode envolver a execução de produtos e até mesmo aumentar a fidelidade do cliente.
Um exemplo simples de otimização financeira é quando a companhia passa a utilizar lâmpadas de LED para economizar mais energia. Embora seja algo de longo prazo, vai reduzir os custos da organização.
Essa otimização pertence à gestão financeira e está relacionada à otimização no trabalho, tendo como propósito aumentar a eficiência dos profissionais e potencializar resultados de curto, médio e longo prazo.
A ação é válida para todos os setores, mas para o departamento financeiro é simplesmente imprescindível. O papel do gestor é estar atento ao assunto e buscar formas de melhorar o setor financeiro da corporação.
Mas para que seja possível aproveitar todos os benefícios dessa prática, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre ela.
Sendo necessário compreender a importância da otimização financeira para os negócios e como aplicá-la dentro da companhia.
Importância da utilização financeira
Dentro da organização, é fundamental otimizar todos os seus departamentos, mas quando se fala do setor financeiro, as melhorias são proeminentes.
Tudo o que é feito pela empresa depende de suas condições financeiras e alguns dos principais exemplos disso são:
- Verba para compra de ativos;
- Investimento em ferramentas;
- Pagamento de fornecedores;
- Pagamento de salários.
Se a companhia quiser investir em um projeto de escritório planejado para duas pessoas, também vai depender do setor financeiro.
Muitas outras coisas passam por sua liberação, como a contratação de serviço terceirizado para resolver pendências imediatas, cursos de especialização para os funcionários e realocação de verba para resolver crises.
A otimização financeira garante que a área funcione de maneira harmoniosa e facilita a solução de problemas quando eles surgem, assim como ajuda a pensar em estratégias inteligentes que trazem maior rentabilidade mensal.
O fato é que o departamento financeiro é crucial para qualquer tipo de negócio e se estiver funcionando bem, outros setores poderão atuar de maneira independente e mais eficiente.
Por outro lado, se sua rotina não estiver boa, pode comprometer toda a estrutura do negócio e trazer prejuízos mais difíceis de superar.
Importância da gestão financeira
Antes de conhecer algumas dicas para fazer a otimização financeira, primeiro é muito importante compreender a importância de cuidar do departamento financeiro, por meio de uma boa gestão.
A gestão financeira de um fabricante de pin resinado personalizado ajuda a administrar seus recursos financeiros, o que fortalece a organização, proporcionando o crescimento e possibilidades de novos investimentos.
Outro fato que está relacionado à saúde do negócio é que a gestão financeira ajuda a reduzir gastos desnecessários, além de melhorar a destinação dos recursos, trazendo impactos financeiros positivos.
Quanto mais eficiente e ativo for esse trabalho, mais chances de alcançar resultados positivos. Não é novidade para ninguém que o país passa por constantes crises políticas e econômicas e isso aumenta a urgência da gestão financeira.
A empresa será capacitada para enfrentar as dificuldades do mercado e lidar melhor com situações complexas, como quedas nas vendas.
O negócio terá consistência e garante sua continuidade se contar com boas estratégias de gestão e organização, tendo em vista que é por meio de ações e medidas preventivas que a marca estará preparada para imprevistos e dificuldades.
Como fazer otimização financeira
Como visto anteriormente, a otimização financeira nada mais é do que otimizar a gestão financeira é algo que traz muitos ganhos para a corporação, como previsibilidade do caixa, redução de custos e otimização da rentabilidade líquida.
É papel do gestor de um fabricante de calandras de perfil conhecer as melhores práticas desse processo, lembrando que muita coisa precisa ser feita.
Antes de iniciá-la, é crucial que o negócio tenha um registro rigoroso das entradas e saídas, além de e melhorar os custos, definindo um conjunto de indicadores alinhados à estratégia competitiva.
Tendo tudo isso, o negócio pode começar a investir nas ações necessárias para otimizar o setor financeiro. São elas:
Monitorar o caixa rigorosamente
O fluxo de caixa organiza as entradas e saídas financeiras dentro de um período. Suas informações embasam os relatórios financeiros, assim como projeções sobre a geração de receita e despesa, bem como a necessidade de capital de giro.
O primeiro passo deve ser pelo fluxo de caixa para registrar rigorosamente todas as entradas e saídas, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de ferramentas tecnológicas.
Além disso, uma empresa de automação industrial refrigeração precisa de profissionais capacitados, além de conscientizar os colaboradores que atuam no departamento financeiro.
Acompanhar as contas
O controle financeiro permite que o departamento funcione do jeito certo e exerça todas as suas funções, e uma das atividades mais importantes dentro dele é o acompanhamento das contas a pagar e a receber.
Só é possível monitorar o caixa se a companhia tiver acesso a todas as suas receitas e despesas, evitando surpresas e situações inesperadas, como uma conta não planejada.
O negócio consegue estabelecer estratégias que vão contornar a situação, evitando perdas e prejuízos que ao longo do tempo vão comprometer a saúde financeira do negócio.
Ponderar investimentos e financiamentos
A gestão financeira pode ser resumida em decisões relacionadas a financiamentos e investimentos. O financiamento diz respeito à origem dos recursos financeiros e a segunda determina onde eles serão aplicados.
Um fabricante de churrasqueira giratória profissional precisa de um sistema capaz de embasar as decisões financeiras. O uso de dados também é um recurso fundamental para trazer visão sistêmica, entre outras iniciativas.
O principal objetivo é garantir que os recursos financeiros sejam bem aproveitados, evitando desperdícios e decisões equivocadas.
Acompanhar inadimplências
A inadimplência é algo que prejudica o negócio, principalmente quando não existe nenhum tipo de acompanhamento.
Tais informações precisam ser recebidas e avaliadas o quanto antes, além de entrar em contato com os devedores para que eles possam negociar, evitando que a dívida perdure por muito tempo.
Se houver resistência por parte dos inadimplentes, a marca pode pensar em formas de reduzir os danos provocados, mantendo sua saúde financeira em dia.
Cortar gastos não estratégicos
Cortar gastos é uma atitude inteligente e que faz parte da administração financeira de qualquer a corporação. A companhia só precisa ter cuidado para não cortar aquilo que vai afetar seu desempenho e prejudicar o ganho de mercado.
Por exemplo, fazer todos os ajustes necessários para obter o laudo de continuidade elétrica do spda é uma ação muito importante para o funcionamento do negócio, portanto, é uma despesa que não deve ser cortada.
A companhia deve escolher gastos desnecessários em sua rotina, mas que não vão gerar nenhum tipo de impacto para as vendas e para seu crescimento como um todo.
É possível, por exemplo, fazer algumas mudanças para reduzir a conta de luz, diminuir a conta de água, otimizar a rotina de limpeza para evitar desperdício de produtos, reduzir a ineficiência operacional, dentre outras ações que reduzirão os gastos.
Usar uma ferramenta de gestão
Gerar relatórios, analisar dados, fazer registros e acompanhamentos manualmente são ações que podem sofrer com erros humanos e isso traz problemas para a corporação, principalmente se não forem identificados.
Por meio de ferramentas de gestão, as empresas que fazem panfletagem poupam o tempo de seus funcionários que podem se dedicar a funções essenciais.
Um bom software de gestão financeira otimiza o departamento como um todo, evita erros, agiliza processos e ainda ajuda a definir as estratégias da companhia.
Monitorar os resultados
Assim como várias outras ações, a gestão financeira precisa ser vista como um processo estratégico, mas muitos gestores ainda lidam com esse trabalho como algo extremamente burocrático.
Uma forma de resolver isso é usar métricas que mostram o progresso dos resultados e subsidiam metas. Uma empresa de serviços terceirizados deve definir seus indicadores estratégicos e monitorá-los frequentemente.
Durante o acompanhamento, é necessário entender o que eles mostram sobre a administração, os insights que trazem e como agem na linha do tempo.
Considerações finais
A otimização financeira é um processo muito importante para os negócios, independentemente de seu tamanho ou mercado.
Gestores e empreendedores precisam investir nessa prática e buscar atualizações sobre ferramentas e formas que melhoram a organização das finanças.
Empresas que cuidam bem do próprio orçamento conseguem crescer muito mais do que seus concorrentes, melhoram a qualidade de seus produtos e serviços, divulgam sua marca e conquistam clientes interessados no que fazem.
O trabalho pode contar com ferramentas e profissionais qualificados que vão valorizar o dinheiro do negócio e aplicá-lo em seu crescimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.