Os bancos tradicionais continuam sendo preferência entre muitas pessoas, mas com o sucesso das fintechs, muitos ainda se perguntam se vale a pena manter a conta corrente ativa com essas instituições financeiras.
Ter uma conta no banco é importante na vida de qualquer pessoa, principalmente para quem trabalha, quer organizar melhor o dinheiro e até para quem quer investir.
Os brasileiros não têm o hábito de poupar, tanto é que de acordo com uma pesquisa do SPC realizada em 2020, mostrou que 52,1% das pessoas entrevistadas não guardam dinheiro mensalmente.
Já aqueles que conseguem juntar dinheiro, escolhem a poupança para fazer isso, e esses dados são compreensíveis porque o estímulo ao consumo é uma herança da hiperinflação, ocorrida entre 1980 e 1990.
Além do mais, muitos não consideram a perda de capital, por isso existe o perfil mais conservador entre a maioria dos que investem.
Mas para quem precisa de conta bancária, é muito comum se perguntar hoje em dia se vale mais a pena trabalhar com um banco tradicional ou com uma fintech.
Para esclarecer melhor o assunto, este artigo vai mostrar o que é um banco tradicional, o que é um banco digital e quais são as vantagens de continuar trabalhando com as instituições bancárias tradicionais.
O que é um banco tradicional?
Banco tradicional nada mais é do que uma instituição financeira onde as pessoas podem abrir uma conta bancária para receber o salário, fazer investimentos, negociar empréstimos, obter cartão de crédito, abrir uma poupança, entre outras possibilidades.
É um tipo de banco que possui agência bancária física onde os clientes se dirigem quando precisam pagar uma conta, tirar dinheiro no caixa eletrônico, resolver alguma pendência, buscar financiamento, entre outras ações.
Por exemplo, quem tem conta em um banco tradicional e precisa de um cartão de crédito para parcelar reabilitação cnh provisória, pode fazer a solicitação pessoalmente na agência.
É um tipo de instituição financeira que existe no Brasil e no mundo há muitos anos e que continua sendo usada por muitas pessoas.
O que é banco digital?
À maneira que o nome sugere, pode-se inferir que o banco digital é uma instituição financeira cujo propósito é oferecer seus serviços e produtos de maneira digital, on-line, via internet.
O usuário acessa a sua conta pelo computador ou por meio de um aplicativo de celular, e com isso consegue ver seu extrato bancário e realizar transações financeiras a qualquer momento do dia. Também consegue realizar outras atividades, como:
- Abrir uma conta;
- Enviar documentos;
- Atualizar dados;
- Resolver problemas.
Pode ser usado por pessoas e empresas, como no caso de um centro veterinário próximo a mim, sendo uma opção econômica porque não é necessário se deslocar até a agência e nem mesmo usar o telefone.
Os bancos digitais estão mudando completamente a maneira de oferecer produtos e serviços financeiros, passando por uma transformação lenta, além de terem uma estrutura enrijecida.
Isso é algo muito diferente do que acontece com as fintechs, uma vez que essas instituições investem em tecnologia e adotam processos financeiros mais eficientes.
São consideradas startups e procuram desenvolver um modelo de negócio moderno com crescimento rápido, tendo como base investimentos de grandes corporações.
Os bancos fazem parcerias com as fintechs para aproveitar o desenvolvimento tecnológico e melhorar seus serviços.
Quanto às startups, conseguem usufruir da base de clientes das instituições tradicionais de tal modo que podem validar sua própria marca.
Bancos tradicionais e as suas vantagens
Os bancos tradicionais são instituições financeiras renomadas e que atuam no mercado há muito tempo, por isso, são extremamente confiáveis e todo mundo já teve algum tipo de relação com elas.
Atualmente, esses bancos investem em tecnologia e aplicativos que facilitam o cotidiano dos clientes, mas eles também oferecem outras vantagens em comparação com os bancos digitais e fintechs. São estas:
Contato mais fácil com gerentes
Uma vez que o cliente pode ir até a agência, terá um relacionamento mais próximo com o gerente, algo que traz muitos benefícios.
É o caso, por exemplo, das empresas, como um lar para idosos particular que precisa cuidar muito bem das finanças.
Por outro lado, quem tem conta em um banco digital não tem acesso a agências físicas, visto que o atendimento é totalmente via chat e acontece com atendentes aleatórios.
Acesso aos caixas eletrônicos
Um ponto muito importante é que os bancos tradicionais oferecem caixas eletrônicos para que as pessoas possam retirar dinheiro em espécie.
Mesmo tendo em vista que praticamente todos os estabelecimentos aceitam modalidades de pagamento como cartão de débito e Pix, ainda existem muitas pessoas que preferem trabalhar com dinheiro em espécie.
Os bancos tradicionais possuem caixas eletrônicos em suas agências e em alguns pontos comerciais por meio do banco 24 horas.
Saque gratuito
Além de contar com mais caixas eletrônicos, os saques realizados nesses estabelecimentos são gratuitos e podem ser feitos em todo o país.
O proprietário de um negócio especializado em gravação caneta só precisa se deslocar até um caixa eletrônico e fazer os saques.
Os bancos digitais permitem esse tipo de serviço, mas cobram uma taxa, algo que pode comprometer o orçamento dos clientes, no caso de pessoas que precisam fazer muitos saques por mês.
Variedade de produtos
A quantidade de produtos oferecidos pelos bancos tradicionais é muito maior do que aquilo que é oferecido pelos bancos digitais.
O cliente consegue investir ou pedir diferentes tipos de crédito nas maiores instituições bancárias do país, algo que não é possível em muitos bancos pela internet.
Investimentos mais seguros
Por fim, uma das maiores vantagens dos bancos tradicionais é a segurança ao fazer investimentos, principalmente no caso dos bancos públicos.
Eles são muito mais seguros porque dificilmente podem falir ou quebrar, o que garante que o dinheiro esteja sempre protegido.
Os bancos tradicionais vão acabar?
Pessoas e empresas, como um fabricante de brindes para eventos empresariais, se perguntam constantemente se os bancos tradicionais vão acabar, pois muitas operações bancárias acontecem pela internet.
Antigamente, qualquer transação bancária, como o pagamento de uma conta, exigia que o cliente fosse até uma agência e enfrentasse filas até que fosse atendido por um funcionário.
É uma situação inimaginável nos dias de hoje por conta das facilidades oferecidas pela internet, mas isso fez com que os bancos fossem sinônimo de burocracia e longas esperas.
Mas com a ajuda da tecnologia bancária e da transformação digital, muita coisa mudou, e a digitalização de processos possibilitou criar recursos que facilitam o dia a dia das pessoas, assim como o surgimento de bancos digitais e fintechs.
São instituições que colocaram o modelo tradicional em uma situação questionável, visto que de fato eles trazem mais agilidade e conveniência, tanto para pessoas quanto para empresas, como uma autoescola especializada em cnh tipo b.
A partir do ano de 2020, a necessidade de atendimento remoto se intensificou, tornando-se uma realidade.
Diante de tantos acontecimentos, os bancos tradicionais reagiram e o maior exemplo disso é a criação do Pix, mas ainda existem muitas dúvidas em relação ao futuro das agências bancárias.
De acordo com especialistas, as agências não vão simplesmente desaparecer, mas de fato vão se tornar menos relevantes e os grandes bancos vão encontrar um ponto de equilíbrio em meio às mudanças.
Em vários países, como na Áustria, existem agências bancárias que também oferecem lojas de conveniência e até vendem artigos eletrônicos e itens de papelaria.
Outras agências disponibilizam escritórios para operar produtos financeiros, e o objetivo desses novos modelos é trazer mais praticidade para os clientes.
Para uma loja de alumínio direto da fábrica, isso é muito bom porque o espaço permite sanar dúvidas e resolver problemas, oferecendo fácil acesso aos serviços do banco, ao mesmo tempo em que possui um outro tipo de estabelecimento comercial.
No Brasil, os correspondentes bancários mais conhecidos são as lotéricas e esses espaços podem ir além e se tornarem verdadeiras lojas de conveniência.
Muitos bancos digitais estão investindo em espaços híbridos que oferecem serviços bancários e são ponto de encontro para negócios, com cafeteria e salas de reunião.
De qualquer forma, as agências bancárias continuam sendo muito úteis, principalmente para pessoas mais velhas, como os moradores de um lar para idosos com alzheimer quando precisam resolver algum problema financeiro.
Considerações finais
Os bancos tradicionais continuam sendo instituições financeiras muito úteis e contam com a tecnologia para melhorar a experiência e o cotidiano de seus clientes.
Cabe a cada um ver quais são suas necessidades e qual é sua realidade com o dinheiro para escolher o melhor tipo de banco, mas quem deseja mais segurança e variedade em produtos, sem dúvida, deve optar por um banco tradicional.
Ele vai evoluir ao longo do tempo para acompanhar as mudanças e exigências das pessoas, portanto sempre serão instituições financeiras necessárias no cotidiano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.