As 6 melhores práticas de gestão financeira para adotar em sua empresa

As 6 melhores práticas de gestão financeira para adotar em sua empresa

Precisando de ajuda para melhorar as práticas de gestão financeira? A tecnologia é uma das aliadas para quem busca resultados mais assertivos e para quem quer evitar erros críticos.

Neste artigo você irá conhecer boas práticas que podem ser aplicadas hoje mesmo na sua empresa, além de algumas soluções digitais que o mercado oferece, afinal, com sistemas digitais é possível organizar e aplicar práticas de gestão com mais agilidade, ter visibilidade dos dados para entender todos os custos, regular o fluxo de caixa, o controle de estoque, entre muitas outras soluções de forma simplificada e mais eficiente.


Comece evitando os principais erros de gestão financeira

Um dos erros mais comuns entre os empresários é a falta de organização das contas. Separar a reserva pessoal dos gastos da empresa é o primeiro passo para conseguir buscar alternativas para economizar, por exemplo.

Outro ponto que prejudica muito a tomada de decisões é não realizar o planejamento financeiro, o que resulta na falta de informações sobre a própria empresa e sobre quais são as despesas realmente importantes.

Caso a sua empresa seja um comércio, o cálculo correto de preços de venda, assim como o controle de estoque e do fluxo de caixa também são práticas que não podem ser negligenciadas. Estas ações, se feitas de forma errônea podem prejudicar a gestão financeira de forma cumulativa, pois o primeiro erro leva ao outro e acaba por afetar os dados históricos de forma geral. 

Quais são as melhores práticas de gestão financeira?

Afinal, como lidar com erros e outros obstáculos ao longo da gestão? Como otimizar os gastos e obter o tão sonhado lucro? 

O uso de ferramentas tecnológicas para ajudar a organizar a gestão financeira é a melhor saída. Dessa forma, o empresário tem tempo de cuidar do que realmente precisa, que é focar nas melhores práticas de gestão:

Gerenciamento de gastos

  • Gastos fixos: uma das formas de gerenciar esses gastos é acompanhando os relatórios para medir o impacto no negócio. Verifique a necessidade de uma renegociação para obter descontos em luz, internet, aluguel, plano de telefonia, máquinas de cartão de crédito, entre outros serviços que são importantes para manter a estrutura da empresa. 
  • Gastos variáveis:  os custos que se diferenciam mês a mês muitas vezes podem ser evitados, como horas extras pagas a funcionários, custos com produção, logística e entrega, comissões e outras taxas.

Em ambos os casos é preciso ter o acompanhamento mensal, semestral e anual, por exemplo, para fazer análises comparativas e cortar gastos que não forem necessários.

Domine o fluxo de caixa

Uma das melhores formas de mapear tudo que é pago e recebido é por meio do fluxo de caixa. Faz toda a diferença na sua empresa criar uma cultura de acompanhamento e ajuste desse fluxo, até mesmo para prever quando e quanto a sua empresa vai receber.

Esse mapeamento ajuda a entender as movimentações de entrada e saída e tudo que realmente entrará no caixa da empresa dentro de algumas semanas, o que ajuda a regular os pagamentos, negociar datas e entender se é interessante oferecer parcelamentos para os clientes, trabalhar com cartões de crédito ou até realizar promoções.

Saiba lidar com a inadimplência

Uma consequência positiva de um bom fluxo de caixa é ter relatórios frequentes para se antecipar e não ser prejudicado pelo cliente que ainda não pagou, por exemplo, ou que consegue pagar apenas de forma parcelada, o que afeta a data de recebimento pela venda. 

Nesses casos você pode se preparar contratando alguém para cobrar os clientes, de forma terceirizada ou interna, usar as redes sociais ou disparo de e-mail para manter um relacionamento constante com os clientes, entre outras ferramentas para ajudar na gestão.

Terceirizar alguns serviços

Outra prática de gestão interessante é avaliar a terceirização de algumas áreas que ocupam muito tempo ou dinheiro do empresário, como segurança, limpeza, marketing e serviços administrativos. Principalmente para os empreendedores que estão começando, é importante o foco total no produto e na experiência do cliente, por exemplo, e contar com a colaboração de outras empresas ou profissionais autônomos especializados.

De acordo com o Portal da Indústria, canal de comunicação mantido por Sesi e Senai, a terceirização é uma prática estratégica e que torna alguns processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica nas entregas e etapas de produção.

Digitalize a gestão empresarial

Além de manter as informações da sua empresa acessíveis de qualquer lugar, apenas com computador e internet, os softwares de gestão são fundamentais para fazer análises mais aprofundadas e tomar decisões baseadas em relatórios, gráficos comparativos e na documentação digital de todas as ações que acontecem na empresa por meio de um sistema, processo que seria mais lento sem o uso da tecnologia. 

Utilize a seu favor um sistema ERP, que é um sistema de gerenciamento empresarial online que é simples, 100% digital, com suporte 24h e diversas funcionalidades como emissão de notas fiscais, gestão financeira, vendas e muito mais. 

A ferramenta está sempre recebendo atualizações e tem o maior índice de aprovação no Brasil, com atendimento por telefone, e-mail ou chat e 99% de satisfação. 

Saiba precificar

É essencial saber calcular o preço dos produtos com base nos pilares: valor de produção, estruturação interna e externa, custos e margem de lucro. Ou seja, a precificação envolve todos os custos envolvidos e também o lucro esperado e é preciso ser calculado com cuidado.

Outra análise importante é a do preço cobrado pela concorrência. Procure entender se a sua empresa tem algum diferencial competitivo para cobrar mais por um produto que o cliente também encontra no concorrente. Para que o empreendedor aumente o valor do produto ou serviço é interessante que ofereça qualidade no atendimento, um excelente pós-venda ou até mesmo uma experiência diferenciada na loja. Estes são alguns exemplos que justificam o preço e contribuem para a fidelização dos clientes.

Quer o empresário tenha começado ou não a fazer essa organização financeira, fica muito mais fácil com a ajuda de um sistema robusto e adequado para o seu negócio. Sem contar que as boas práticas de gestão que citamos aqui são alguns exemplos que fazem toda a diferença, mas de acordo com o setor e com o momento da empresa é possível adotar muitas outras ações.

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