Um financiamento é um ato em que um financiador concede a um financiado uma soma de valor destinado à produção de algum investimento, que é geralmente acordado entre ambos.
Isto é, caso não seja acordado por ambas as partes, pode-se nomeá-lo mais de uma fraude do que um financiamento em termos próprios. É condição indispensável que ambas as partes envolvidas tenham ciência dos atos empreendidos pelo financiado.
Outros termos associados ao financiamento são crédito e empréstimo, que, não posto à parte da linguagem popular, frequentemente têm variação também na linguagem dos negócios e no jargão bancário.
Comum a todos os períodos da existência da humanidade, o financiamento apenas tem mudado a sua configuração arquetípica de modo que possa se adaptar às mudanças do status quo e às exigências entre todas as partes envolvidas.
Os trâmites burocráticos são uma das verdadeiras dificuldades que se entornam no financiamento, no crédito ou no empréstimo, e a possibilidade da ocorrência de alguns pequenos entraves nesses processos suscitam medo em muitas empresas.
O fato é, entretanto, que existem inúmeros e incontáveis benefícios de recorrer a esse ato de empreendimento sem que lhe haja percalços mal esclarecidos e dificuldades que o tornem infrutífero.
Uma empresa de plotagem A1 pode desfrutar uma fortuna aquisição de bons recursos, além de um acesso a novos patamares no mercado em razão de uma boa utilização dessa tática tradicional de mercado.
Para conhecer os benefícios de realizá-lo e saber o porquê de efetuá-lo, este artigo elucidará tudo acerca do que é um financiamento empresarial.
Diferença entre tipos de financiamento
Conforme dito anteriormente, um financiamento é um ato empreendido que visa, por meio de um dispêndio de crédito do financiador, a execução de algum investimento específico, o qual é, geralmente, executado pelo financiado.
Certamente, o financiamento empresarial tem as suas especificidades para com as peculiaridades de um financiamento concebido por uma pessoa física e permitido por um financiador.
Por exemplo, é provável que um financiamento de cunho empresarial feito por uma grande corporação incorra em vários trâmites antes de ser realizado praticamente, visto que geralmente é uma operação delicada e com a qual se exige atenção cerrada.
Assim como, por exemplo, uma empresa terceirizada bombeiro civil terá gastos mais onerosos e deverá dar um olhar preciso no seu investimento se colocado em relação de dicotomia com uma mera pessoa física que quer investir em uma casa.
Inegavelmente, uma pessoa que lida com um empréstimo destinado à construção da sua casa própria tem de arcar com burocracias e passos que lhe custam muita energia.
O que fica evidente em ambos os casos é que, embora possa ser um processo custoso de energia, os retornos e benefícios são extremamente reais.
Para citá-los e explorá-los com mais afinco e precisão, o próximo tópico os elencará e deles falará com mais propriedade.
Os benefícios que podem proporcionar às empresas
Os investimentos empresariais e corporativos feitos por meio de financiamento e de crédito geralmente acarretam consigo consequências e efeitos muito positivos, que se podem destacar estes:
- A expansão do negócio;
- Renovação de estoque e de itens de depósito;
- Equipamentos, recursos e ferramentas novas;
- Retenção e investimento em talentos;
- Maior atenção ao movimento financeiro e de caixa.
O financiamento de recursos, investimentos e ferramentas permite maiores possibilidades de realizar empreitadas de mercado bem-sucedidas a qualquer empresa que dele e deles fruam.
Adentrando o terreno das especificidades, explicam-se as vantagens e os benefícios do crédito empresarial.
A expansão do negócio
O investimento assegura a capacidade às empresas lograrem movimentos de expansão, que podem ser representados sob várias formas diferentes.
Por exemplo, uma companhia de instalação de cerca de arame farpado pode realizar atos de expansão que sejam circundados pela ideia geral de estender o negócio geograficamente a áreas não alcançadas pelo mesmo.
Ela pode, também, consignar esse montante, adquirido por meio da consulta a um financiador, para reforma de prédios, estabelecimentos e demais instalações que o negócio tem.
A quota concedida pelo financiador pode significar o alavancamento sucessivo de êxitos de forma que sejam exoneradas as verbas pertencentes à própria empresa de gastos onerosos.
Renovação de estoque e de itens de depósito
Uma empresa de serra fita brey tem seu estoque e entreposto findável como qualquer outra.
Então, por que não utilizar a soma de dinheiro conseguida no empréstimo para que se a aplique na renovação dos itens de estoque e, também, para que se reincremente os itens necessários ao depósito ou à reserva?
Obviamente, essa é uma questão mais cara aos negócios que têm necessidade de instalações presenciais e que vendem produtos materiais.
Equipamentos, recursos e ferramentas novas
Caso se sirvam da utilização de quaisquer recursos, ferramentas e equipamentos de quaisquer ordens, a atualização, a manutenção e a fiscalização são extremamente necessárias a qualquer empresa.
Por isso, o dinheiro do financiamento pode ser consignado em atividades que operem reais e intensas mudanças nas ferramentas, utensílios e equipamentos imprescindíveis e vantajosos ao trabalho.
O mau funcionamento de itens incontornáveis ao trabalho pode ser indubitavelmente a razão pela qual funcionários, clientes e fornecedores abdicam de trabalhar com uma empresa de chapa de aço inox 3mm, por exemplo.
Retenção e investimento em talentos
Poucos são os empreendimentos e negócios que podem objetivar um sucesso sem que antes lhe haja a consciência de que devem gastar dinheiro em retenção de talentos e investimento nestes.
O capital humano bem alicerçado e suportado pelo cuidado e pelo poderio financeiro dos seus líderes é capaz de levar uma empresa de canaleta de concreto para baldrame ao topo do mercado.
É possível, por meio do crédito angariado, não somente reter os talentos já existentes, mas também atrair, por meio de políticas empresariais internas e atos de recrutamento atrativos, novos colaboradores ao negócio.
Maior atenção ao movimento financeiro e de caixa
Estoques com vendas não executadas, clientes que se fogem ao cumprimento do pagamento e demais problemas relativos ao próprio custeamento de novos produtos podem ser elementos de extrema problematicidade.
A fim de que se solucionem todos esses aspectos, é possível infundir o montante de dinheiro obtido pelo empréstimo ou pelo crédito no negócio.
É necessário observar atentamente, contudo, a soma de dinheiro endereçada a essa intenção, visto que os excedentes podem malograr qualquer expectativa de sucesso financeiro.
Ter um crédito extra ou empréstimo passível de ser aplicado em fluxo de caixa não significa, necessariamente, estar isento de incorrer em erros relativos a gastos descontrolados de dinheiro.
Espécies de financiamento para negócios
Vistas as vantagens que um empréstimo pode trazer a uma empresa, vê-se agora as opções de financiamento mais comuns destinado a empresas de todos os tipos, que são estes:
- FINAME;
- Leasing;
- Cartão BNDES;
- Capital de giro.
O FINAME é um tipo de financiamento empresarial que se destina frequentemente às empresas dos âmbitos de comércio, serviço e indústria. Convém lembrar que os serviços e materiais produzidos devem provir de origem nacional.
O Leasing é o alugamento temporário de serviços, bens e materiais, que geralmente correspondem à gama de maquinários grandes, veículos, aeronaves e outras ferramentas que podem ser necessárias à realização de um trabalho.
Como sugere o próprio nome, o Cartão BNDES é um financiamento que visa à oferta de crédito, financiamento e empréstimo a empresas de porte micro e pequeno. O cartão só pode ser emitido por bancos que têm conchavo com o BNDES.
Sucintamente, a tática de capital de giro consiste em um empréstimo que facilita a manutenção das reservas financeiras destinadas ao próprio capital de giro.
Este último pode corresponder mais a uma prática consciente para obter fundos mais sólidos do que propriamente um tipo de empréstimo, uma vez que qualquer tipo de empréstimo pode servir ao preenchimento da reserva financeira.
Qualquer empresa, mesmo uma de lambril de cedrinho mesclado, pode recorrer a qualquer uma dessas táticas de empréstimo empresarial desde que correspondam precisamente aos requisitos por elas impostos.
Considerações finais
Viu-se, neste artigo, as profusas vantagens que um empréstimo financeiro pode trazer a qualquer tipo de empresa. Ao longo do conteúdo, por isso, recorreu-se à exemplificação das situações utilizando-se empresas de vários gêneros e campos diferentes.
Se, às vezes, o financiamento de uma empresa pode portar consigo um caráter burocrático à maneira de um cadastro antt pessoa jurídica, viu-se que, entretanto, os seus benefícios são absolutos e extremamente encorajadores às instituições que o almejam.
Não obstante sendo vislumbrado frequentemente como uma espécie de usura ou de endividamento a longo prazo, os empréstimos financeiros são maneiras e métodos eficazes para conseguir alçar vôos mais altos em meio ao topo do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.