Com as férias escolares de julho, muitas famílias planejam viagens, sejam de curto ou longo período. E, no entusiasmo e em busca das melhores ofertas, o número de golpes e fraudes em ofertas de viagens acaba aumentando exponencialmente. Sendo assim, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, Instituição Financeira e a conta digital completa para empresas, fez um levantamento com as principais dicas e orientações para identificar e evitar anúncios fraudulentos, garantindo que o descanso não se torne uma experiência problemática.
O setor de turismo no Brasil registrou avanços notáveis no último ano, com um aumento significativo no número de viagens domésticas. Segundo a BRAZTOA, o faturamento das viagens nacionais alcançou R$11,55 bilhões, representando um crescimento de 122% em relação a 2022, o maior já registrado pela entidade.
Para evitar cair em golpes de falsas agências de viagens, é crucial buscar informações confiáveis e garantir a reputação da empresa. Manoela Gieseler, diretora de operações e responsável pela área de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, enfatiza o compromisso das empresas brasileiras em fortalecer a segurança do consumidor. “O Asaas fala diretamente com os empreendedores e empresários todos os dias e temos uma grande preocupação em ajudá-los a mitigar problemas relacionados à fraudes financeiras, que são aperfeiçoadas todos os dias. Empresas de todos os tamanhos têm implementado medidas rigorosas, incluindo design e conteúdo alinhados à sua identidade, além de avançadas ferramentas de segurança, para educar e manter os consumidores alertas sobre os perigos online”, destaca.
Para reforçar esse cuidado, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas selecionou algumas dicas para não cair em ciladas na hora de fechar uma oferta e garantir uma experiência de viagem segura. Veja abaixo:
- Verifique a reputação da empresa: Busque mais informações sobre a empresa de viagens que está ofertando o pacote, como se os dados do CNPJ da empresa estão alinhadas com o serviço oferecido. Pesquise por avaliações de outros clientes em sites confiáveis e redes sociais, e se há reclamações frequentes sobre a empresa ou se há elogios consistentes que validem sua reputação no ReclameAqui.
- Confirme a autenticidade do site: Verifique se o site da empresa é legítimo e seguro. Certifique-se de que o URL comece com “https://” e tenha um ícone de cadeado na barra de endereço, o que indica uma conexão segura. Evite sites com URLs suspeitos, erros de ortografia ou design amador.
- Consulte informações de contato: Certifique-se de que a empresa fornece informações de contato claras, incluindo um endereço físico, número de telefone e e-mail de suporte ao cliente. A ausência dessas informações pode ser um sinal de alerta.
- Verifique certificações e associações: Empresas legítimas muitas vezes são membros de associações reconhecidas no setor de turismo. Verifique se a empresa possui certificações relevantes que possam indicar sua credibilidade e conformidade com normas e regulamentações do setor.
- Pesquise sobre a oferta: Se a oferta de viagem parecer muito boa para ser verdade, é possível que seja um golpe. Compare os preços e detalhes do pacote com outras agências de viagens conhecidas para ter uma ideia realista do que está sendo oferecido.
- Leia os termos e condições: Antes de concluir a compra, revise cuidadosamente os termos e condições do pacote de viagem. Este documento contém informações detalhadas sobre políticas de cancelamento, reembolso, datas de viagem e outros detalhes cruciais. Esteja bem informado sobre todas as cláusulas antes de confirmar sua reserva.
- Desconfie de solicitações de pagamento antecipado total: Golpistas costumam exigir pagamento completo ou significativo antes da confirmação da reserva. Prefira políticas de pagamento flexíveis, com possibilidade de depósito inicial e saldo restante a ser pago mais tarde.
- Prefira métodos seguros de pagamento: Opte por usar cartões de crédito ou outros métodos que ofereçam proteção contra fraudes. Evite transferências bancárias ou métodos menos seguros que não permitam estorno em caso de problemas.
- Guarde seus comprovantes: Após finalizar a compra, não se esqueça de solicitar e guardar todos os comprovantes, incluindo a data da compra e detalhes das condições dos serviços contratados.