Gestão de frotas é a saída para driblar o aumento do diesel

Gestão de frotas é a saída para driblar o aumento do diesel

O aumento no preço do diesel nas últimas semanas impactou diretamente o dia a dia das empresas. Mas a gestão de frotas pode ser a saída mais estratégica para driblar o problema. 

Isso porque, o processo é capaz de identificar postos de combustível com preços melhores e tem funcionalidades que favorecem a economia inteligente. Ou seja, sem afetar a qualidade do transporte.

Se você está preocupado com os gastos com combustível, este post o ajudará! A seguir, explicamos o que é e como funciona a gestão de frotas e seus benefícios. Confira!

Combustível subiu de novo: e agora?

Independentemente do ramo em que uma empresa atua, os sucessivos aumentos no valor do combustível geram um grande impacto em várias etapas do seu funcionamento. Porém, sem dúvidas, empresas com frota são as mais afetadas.

Como os gastos com transporte são elevados, eles influenciam o valor do produto. E uma mercadoria mais cara prejudica a competitividade empresarial. 

Em 2022, o valor do diesel subiu em todas as regiões do Brasil. Em alguns locais, seu preço já chegou a R$8 o litro. Ou seja, um grande desafio para transportadores, empresas e consumidores.

Diante disso, é preciso ser estratégico e pensar em maneiras de driblar o problema, minimizando seus prejuízos. A boa notícia é que a gestão de frotas ajuda a identificar meios de economizar. Entenda mais ao longo do post!

Gestão de frotas tem sido a saída para muitas empresas

O gerenciamento adequado da frota e dos abastecimentos é fundamental. Mas, no atual cenário, ele se torna ainda mais relevante!

Diversos gestores já entenderam que precisam monitorar os gastos com combustível. Como deixar a frota parada não é a melhor alternativa, é preciso aprimorar os processos e entender onde é possível economizar.

É aí que a tecnologia faz toda a diferença! Uma boa ferramenta faz o gerenciamento das despesas com abastecimento e entrega relatórios valiosos. Entenda!

Benefícios da gestão de frotas que estão fazendo a diferença

Por meio da gestão de frotas, é possível ter acesso a vários dados. Alguns exemplos são o consumo por veículos e motoristas e o demonstrativo de gastos por período. 

Além disso, as melhores ferramentas do mercado disponibilizam extrato analítico por veículo e despesas de acordo com idade da frota. Veja mais alguns benefícios de contar com esse recurso:

  • redução do consumo de combustível, identificando em qual situação ocorre um gasto maior;
  • conscientização dos motoristas sobre boas práticas ao volante;
  • maior controle dos dados, por meio da análise de todos os dados fornecidos pelo sistema;
  • identificação de gargalos, contribuindo para melhorias tanto nos veículos, quanto nas ações dos motoristas ao volante;
  • mais segurança para os motoristas que estarão em veículos bem cuidados, prevenindo acidentes;
  • manutenções preventivas, evitando ao máximo manutenções corretivas;
  • plano de ação conforme as necessidades da frota;
  • tomada de decisão mais ágil e estratégica.

A tecnologia como aliada da gestão do consumo de combustível

A tecnologia é o diferencial de uma gestão de frotas bem executada. Afinal, processos manuais são lentos e podem ser carregados de erros e omissões. Nesse sentido, um cartão de gestão de frotas agiliza, facilita e otimiza os processos.

A razão é simples: eles podem usar o meio de pagamento em vários postos credenciados. Além disso, todos os dados são enviados para o sistema e o gestor pode acompanhar tudo de perto. Veja outros diferenciais dessa ferramenta: 

Ampla Rede credenciada

O cartão gestão de frotas é aceito em diversos postos de combustíveis, guinchos e oficinas. Dessa forma, o condutor terá mais tranquilidade para encontrar apenas parceiros de qualidade pelo caminho.

Informações enviadas por SMS

O envio de SMS é automatizado. Sendo assim, o gestor da frota recebe uma mensagem sempre que o cartão é usado.

Limite de utilização

É possível limitar o uso do cartão gestão de frotas em determinados horários e datas, por exemplo. Além disso, o sistema permite estabelecer regras em relação à trava de média km/l.

Informações em tempo real

Utilizando o cartão gestão de frotas, o gestor tem acesso a todas as informações relacionadas aos veículos da frota em tempo real. Ou seja, ele sabe o consumo, a quantidade de litros abastecidos e o custo por km, por exemplo.

Acesso full time e sistema de alertas

Para o gestor que conta com essa tecnologia, o horário certo para tirar dúvidas não será um problema, já que ele terá acesso ao portal 24h por dia. E mais: ele receberá alertas de vencimentos dos documentos obrigatórios para o veículo, como CNH, IPVA, extintores, óleo, seguros etc.

Geração de relatórios

Além das informações em tempo real, essa ferramenta também disponibiliza relatórios. Eles auxiliam o trabalho do gestor de frotas. 

Isso porque ele poderá acompanhar o andamento dos veículos por meio de dados como, extrato analítico por veículo, despesas de acordo com idade da frota, entre outros.

Conclusão

Como vimos, uma forma eficaz de reduzir os gastos com combustíveis e diminuir o impacto das recorrentes alta dos preços do diesel e gasolina, é contar com um sistema de gestão de frotas. 

Dessa forma, além de controlar as despesas de maneira eficaz, ainda é possível fazer a manutenção da frota e educar os motoristas a dirigirem melhor, evitando gastos desnecessários para a empresa.

Fechar Menu