Investimento de risco: O que é isso?

Investimento de risco: O que é isso?

Toda decisão na vida de uma pessoa envolve riscos, e no mundo dos investimentos não poderia ser diferente, por isso, o investimento de risco está sempre tão presente na vida dos investidores.

Para aproveitar tudo o que o mercado financeiro pode oferecer é necessário entender exatamente qual o conceito de risco de investimento.

Quando se entende o tema, se torna possível analisar cada uma das tomadas de decisão e alinhar as escolhas do investidor com suas expectativas e com suas necessidades.

Para isso, o investidor deve procurar estar sempre se aprofundando em conhecer sobre riscos que envolvem as operações, seja investindo na bolsa ou em um negócio promissor de serviços de polimento de pia de granito.

O artigo a seguir ajudará os leitores a entenderem o que é risco de investimento e sua importância, além de alguns tipos e perfis de investimentos de risco e as vantagens de apostar nele.

Risco de investimento: importância de conhecê-lo

O risco no caso dos investimentos se caracteriza pela possibilidade de uma ocorrência impactar totalmente os resultados de aplicações e também de ativos.

Sendo assim, é um risco financeiro porque a realização da ação junto das probabilidades abordadas tem grandes chances de dar prejuízos.

Mas, graças às várias oportunidades que o mercado financeiro proporciona para investir em empresas fabricantes de placa de compensado 15mm, o risco de investimento nem sempre é igual a todo momento.

Existem várias classificações de investimento, mas o fato é que todos eles terão algum tipo de risco envolvido, e as possibilidades de maior ou menor controle irão variar.

Dessa forma, os riscos de investimento podem existir em inúmeros contextos, e em alguns ativos e aplicações eles podem ser menores e mais gerenciáveis.

Mas, em outros do mesmo tipo, esses riscos podem ser maiores e o controle ser bem menor aumentando as chances de perda.

Por isso, conhecer bem o que é risco de investimento é importante para qualquer tipo de investidor, esteja ele começando agora nesse meio ou não.

Até porque, saber medir e identificar os riscos de qualquer investimento, além de saber como gerenciá-los devem ser habilidades empregadas nas estratégias que serão criadas.

Tipos de riscos de investimento

Mesmo que investimento de risco faça parte de todas as oportunidades de mercado que existem, não existe apenas um tipo classificado.

Isso porque pode depender tanto dos efeitos gerados quanto do comportamento, pois os riscos se classificam de maneira distintas, por isso, precisam ser tratados de forma diferente.

Para ajudar a identificá-los, basta conhecer as categorias principais de risco e como elas impactam os resultados de alguém que investe em uma companhia de limpeza de bico automotivo ou qualquer outra forma de investimento.

1. Risco de crédito

O risco de crédito trabalha a possibilidade da empresa acabar não honrando o pagamento para todos que investiram nela a princípio.

Esse tipo de risco é mais comum na renda fixa, pois são apresentados títulos das dívidas dos que são chamados de emissores.

Assim, tanto os bancos quanto as empresas e outros tipos de instituições se comprometem a devolver o investimento e pagar também a rentabilidade.

Mas, eles podem acabar não honrando com a palavra, por isso, quanto maior o risco de crédito, maiores são as chances das condições acabarem não sendo cumpridas.

2. Risco de liquidez

Para quem não conhece o conceito, risco de liquidez é muito falado no mundo dos investimentos, ele lida com a facilidade que o ativo financeiro tem de ser convertido em dinheiro.

Portanto, quanto menos essa conversão demorar, maior será a liquidez do investimento no imóvel da empresa de galpão metálico modular.

Entre os investimentos mais famosos do mercado está a poupança, que pode ser um ótimo exemplo de uma aplicação que contém alta liquidez já que o resgate pode ser feito a hora que o investidor quiser.

Os títulos de tesouro direto, como é o caso do tesouro Selic, são muito conhecidos pela sua alta liquidez e seu resgate pode levar até 1 dia útil.

Os imóveis em contrapartida, são exemplos de bens com liquidez baixa, darão o fato de demorar um tempo a mais para que a venda seja realizada.

Já as ações, podem ser classificadas com alta liquidez em todas as negociações que envolvam a bolsa de valores. Os demais títulos, sejam ativos ou fundos de investimento, podem contar com tipos de liquidez distintos.

Por isso, é necessário pesquisar para saber se o seu tipo de investimento apresenta liquidez diária ou tem algum prazo para virar dinheiro.

Seja ele um investimento em imóveis, em títulos ou em ações de uma empresa especializada em criação e restauração de quiosque de sape.

3. Risco de mercado

O risco de mercado trabalha com a possibilidade do investidor acabar perdendo dinheiro graças às oscilações do mercado financeiro.

Elas podem incluir também algumas mudanças repentinas ou bruscas nas taxas de juros e nas oscilações que o mercado acionário passa.

Esse tipo de risco se tornou mais comum nos investimentos de renda variável, assim como os fundos de investimentos e ações. Os derivativos podem sofrer um risco maior nisso.

4. Risco operacional

Por mais cuidado e atenção que as pessoas tenham nos processo, sempre haverá a possibilidade de acontecerem falhas ou até mesmo fraudes em operações de finanças.

Na maioria das vezes isso pode prejudicar muito o investidor, e é isso o que chamam de risco operacional, que podem ser provenientes de:

  • Problema nos equipamentos do negócio;
  • Falha no controle de custos;
  • Falha no gerenciamento das quantias aplicadas;
  • Má administração dos recursos do emissor.

Conforme foi definido pela CVM (comissão de valores mobiliários) o risco de operações refletem as dá mas que acontecem no decorrer de problemas causados pelas ações citadas acima.

5. Risco legal

Ainda de acordo com o que diz a CVM, esse outro tipo de risco se relaciona diretamente com as questões legais que causam problema no cumprimento de condições contratuais.

Um título ou um contrato, por exemplo, podem contar com algum tipo de problema jurídico que atrapalhe que os direitos nele sejam executados, permitindo ao devedor não pagar o que deve.

6. Risco regulatório

Por último, o risco regulatório, ele se dá pelas mudanças dos marcos regulatórios que um setor pode acabar vindo a ter. Essas regulações são uma responsabilidade direta do Governo federal, somente eles podem alterá-las.

Como a tendência de regulação pode ser muito volátil no mercado, esse tipo de risco é um dos principais quando se trata de investimentos em criptomoedas.

Perfis de investidor de risco

Na hora de escolher o tipo de investimento, é necessário que o investidor considere que o risco é um fator importante, assim como a rentabilidade e o prazo de retorno do investimento.

A rentabilidade deve sempre ser considerada na hora de avaliar o risco do investimento, esse grau de risco deve ser definido pelo investidor.

Em suma, os perfis de risco de investidor são definidos em 3 tipos mais comuns, são eles:

Conservador

O perfil conservador é o que se mostra menos disposto a correr riscos, mesmo que tenha uma rentabilidade muito menor por isso.

Esse tipo de investidor tem maior costume em investir naquelas opções de baixo risco, como imóveis e empresas mais consolidadas na venda de itens como selo mecânico tipo 21.

Moderado

O conservador moderado é o que está sempre tentando buscar um equilíbrio entre o risco de investimento e a rentabilidade.

Ele costuma investir nas opções que apresentam um risco alto, mas nem tanto, no caso fazendo uma mistura nos investimentos de maior e menor risco.

Agressivo

O último é chamado de investidor agressivo, isso porque ele é o tipo de investidor que se mostra mais disposto a fazer as apostas arriscadas.

Ele faz isso para ter retornos maiores e mais altos, por isso, está mais propenso a fazer investimentos de risco altíssimos se for preciso para ter uma alta rentabilidade.

O que o investimento de alto risco oferece?

O investimento de alto risco pode proporcionar e oferecer uma série de vantagens aos investidores que decidem apostar nele, podem ser citadas duas que são de grande importância.

Possibilidade de ganhos maiores do que o esperado

Poder conquistar mais do que o esperado é com certeza um dos maiores atrativos para que os investidores decidam apostar todos os seus recursos não ativos de risco mais altos.

Diversificação da carteira de investimentos

A maioria dos investidores que decidem apostar no alto risco tem o costume de citar a diversificação da carteira como uma das grandes vantagens e benefícios para quem deseja fazer esse tipo de investimento.

Em suma, as carteiras diversificadas podem oferecer retornos muito maiores do que os anteriores ou do que jamais se esperava ao investir no negócio de laudo AVCB bombeiros.

Considerações finais

Portanto, os investimentos de riscos sempre estarão presentes em todas as alternativas do mercado financeiro.

E esse é o motivo principal da necessidade de conhecer bem cada um dos tipos de investimentos e como todos eles funcionam, seja nos investimentos em títulos ou em ações da empresa do nicho de acelerador a esquerda.

Assim como, os perfis de investidor existentes e o que o risco de investimento pode agregar para a estratégia dos investidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu