Comprar um carro novo é o sonho da grande maioria das pessoas. Para que isto se realize é fundamental uma programação financeira antecipada, bem como fazer uma reserva de dinheiro para o financiamento, que é o modo mais procurado de aquisição.
Muitos ainda preferem conservar os veículos antigos, pela falta de dinheiro para comprar outro, mas para isso é preciso que se faça sempre a inspeção de peças automotivas, para a segurança em uma viagem, por exemplo.
Mesmo que o carro dos sonhos não seja um 0km, ele sempre é caro, porque as despesas que giram em torno da manutenção são muito altas, sem contar da disponibilidade imediata que é necessário ter ao menos para a parte da entrada.
Obviamente, a documentação para dirigir precisa estar em dia e caso esteja em atraso basta procurar um despachante para renovação de CNH, para depois usufruir livremente do veículo, sem problemas com a polícia rodoviária.
Porque os carros são tão caros?
Especificamente no Brasil, eles são caros, porque as montadoras sempre aumentam as margens dos lucros, estabelecendo preços enormes, que muitas vezes não são compatíveis com o bolso dos consumidores.
Muitos veículos produzidos aqui e que são vendidos no próprio mercado brasileiro são exportados para outros países saindo pela metade do preço. Por serem muito caros, os carros novos, por exemplo, viraram um símbolo de status entre os brasileiros.
Os impostos como IPVA, DPVAT e o Licenciamento não são baratos e, mesmo os mais simples, não escapam anualmente desses pagamentos, fazendo com que a pessoa tenha que pensar muito na compra de outro, que pode sair mais caro ainda.
Como comprar um veículo?
Mesmo que o sonho da compra de um carro com bateria tracionária moura esteja diariamente no pensamento, é preciso reconhecer e dar atenção para alguns pontos importantes, antes de tomar uma decisão, como por exemplo:
- Conheça os gastos que envolvem a compra e manutenção;
- Escolha o melhor momento financeiro;
- Pense nas reais necessidades para a compra;
- Verifique o orçamento pessoal e familiar;
- Cote os preços;
- Analise as especificações técnicas e mecânicas;
- Faça testes nos veículos de interesse;
- Negocie com a concessionária caso for comprar.
Existem várias formas de pagamento quando a compra do veículo for decidida e a melhor opção deve ser aquela que mais se adequa ao bolso do comprador, tais como:
- Financiamento;
- Consórcio;
- Pagamento à vista.
Quando se trata de financiar o carro, um planejamento financeiro é aconselhável, pois as parcelas não podem comprometer as necessidades básicas como alimentação, aluguel, saúde, escola das crianças, energia e água.
Dicas financeiras para a compra de um veículo
Comprar o carro próprio, novo ou usado, pode deixar de ser apenas um sonho, porque tem se tornado uma necessidade nas atividades do dia a dia, como ir para o trabalho ou fazer compras no supermercado.
No entanto, para alcançar esse objetivo é necessário um planejamento nas finanças, colocando no papel os gastos e as informações necessárias. A seguir listamos algumas dicas para organizar as finanças:
- Elabore um orçamento com metas a curto e longo prazo;
- Inclua uma reserva de emergência no planejamento;
- Poupe o quanto puder;
- Faça alguns investimentos para gerar renda extra.
O dinheiro que é usado nas despesas atuais deve ser avaliado para poder compor o orçamento, para que as metas sejam definidas em curto ou longo prazo. Nesse período o valor pode ser acumulado para a compra do veículo.
Portanto, é essencial eliminar os gastos supérfluos, mantendo apenas os que são necessários, buscando sempre a máxima economia, para que um pouco possa ser guardado mensalmente.
Uma reserva de emergência deve estar no planejamento, pois caso ocorra algum imprevisto antes da compra do carro, ele vai evitar que o orçamento seja afetado, mantendo o planejamento intacto.
Se o imprevisto acontecer depois da aquisição, a reserva também pode solucionar a situação inesperada e obviamente quando a compra for efetuada as manutenções preventivas devem ser realizadas, bem como a contratação de um seguro.
E poupar. Muito. Uma porcentagem do dinheiro precisa ser destinado para isso, para que o sonho tão esperado seja realizado, separando o maior valor possível, todos os meses.
Para conseguir poupar dinheiro com mais agilidade é preciso optar por alguns investimentos que as instituições oferecem, com grande lucratividade, independentemente do valor a ser aplicado. Existem opções para pequenos e grandes valores. É uma renda extra.
Para o planejamento financeiro ser eficaz é necessário disciplina, dedicação e muito esforço para aproximar o quanto antes a realização do sonho.
As pesquisas em revendedoras e concessionárias
Retornando ao tema da compra, pesquisar onde comprar um carro é muito importante. Seja nas revendedoras ou nas concessionárias. Ambas tem o intuito de vender um veículo, porém as concessionárias são mais flexíveis.
Elas dão descontos no preço do veículo com vidros automotivos blindados e até alguma vantagem para que o cliente feche o negócio. As revendedoras também fazem isso, mas vai depender das marcas dos carros com as quais trabalha.
Com elas os descontos podem variar muito e é necessário se informar adequadamente para escolher qual das duas é mais vantajosa para a aquisição. Pesquisar muito, tanto quanto poupar muito.
Já os vendedores particulares estabelecem o valor do veículo e não fazem esse tipo de negociação. O preço normalmente é sempre fechado, a não ser que o comprador perceba alguma irregularidade muito gritante no carro. É preciso muita cautela.
Manutenção das peças automotivas
Antes de comprar o veículo dos sonhos, o comprador precisa saber, primeiramente, se será capaz financeiramente de arcar com a manutenção mensal das peças, dependendo do carro os custos podem ser altos.
Ter um carro é como ter um membro a mais na família. Ele deve ser incluído nas despesas, também, porque a compra das peças é diferente da compra de bateria de caminhão 150 amperes. Essa bateria costuma ser cara, mas as peças automotivas também são.
Para quem já possui um veículo, tem conhecimento dos valores que são investidos nas manutenções e os gastos vão além do combustível e de lavagens.
Afinal, ao comprar um carro, mesmo que ele seja um investimento, já sai da loja com uma depreciação cercando os 20% mais ou menos.
Um dos fatores que deve ser levado em conta na hora de comprar um veículo são o preço, o seguro e a manutenção das peças. As desgastadas ou quebradas podem pesar muito no orçamento.
Algumas peças de reposição são bem caras e os valores estão atrelados às marcas, mas a lista abaixo mostra as que costumam ser mais caras, como por exemplo:
- Motor completo ou a transmissão;
- Embreagem;
- Coxins de sustentação do motor e do câmbio;
- Amortecedores;
- Peças relacionadas com a suspensão;
- Central eletrônica do veículo;
- Bicos injetores.
Nunca se deve comprar o primeiro carro de “cara”, mesmo que ele agrade e seja exatamente como o comprador sempre sonhou. Pode ser, depois da compra, uma grande decepção.
Pesquise pela internet para saber as opções disponíveis, que sejam boas para o bolso e que se encaixem no padrão desejado. A opinião de amigos e familiares é sempre bem-vinda, principalmente os que já possuem um carro.
Quando encontrar o que mais agrada, observe a lataria, porque muitas vezes um carro é muito bonito por fora, mas pode apresentar alguns pontos de ferrugem que nem são notados.
Para o automóvel usado, é bom prestar atenção para ver se ele não foi batido. Isso é fácil de ser detectado: basta observar os espaços nas portas e se ele apresenta algum tipo de relevo. É sinal que ele sofreu uma colisão e, depois, foi recuperado.
Se a colisão ocorrida foi na frente, observe as linhas dos faróis seguindo pelo capô. Um carro batido e recuperado logo em seguida não possui alinhamento perfeito do design.
Realizar o sonho de comprar um carro não é tão difícil, mas é necessário muita pesquisa, equilíbrio financeiro e investir em métodos eficazes para garantir uma renda adicional, para não afetar as despesas mensais necessárias.
Outra coisa importante para ser feita é checar o laudo pericial cautelar. Esse documento comprova a autenticidade do veículo e serve de alerta para identificar se outros são mais precários. O laudo cautelar é gratuito e feito pelo DETRAN.
Enfim, a compra do carro dos sonhos é cheio de detalhes, desde a pesquisa até o fechamento efetivo do negócio, passando por questões financeiras adequadas e comprometimento com as manutenções das peças.
Porém, ele dá mais segurança ao circular pelas ruas, não deixando o usuário vulnerável a assaltos e outros riscos do dia a dia, como os existentes ao circular de ônibus ou metrô.
Sem contar a sensação de liberdade para ir e vir em qualquer momento, no horário desejado, sem ter que sair mais cedo de casa para ir ao trabalho, por exemplo.
Para os condutores que já possuem habilitação, mas querem aprimorar as técnicas de como identificar as intempéries encontradas no trânsito, podem realizar o curso de direção preventiva ou defensiva, para que a segurança pelas ruas seja maior.
Considerações finais
As razões para a compra do carro tão sonhado sempre são muito positivas, visto que os benefícios de mais conforto e segurança são sempre as mais esperadas pelo comprador.
Mesmo que seja um processo que tenha que passar por muitos detalhes, como a reformulação no orçamento doméstico, nada melhor do que colocar um toldo garagem para carros na residência e depois aproveitar todos os momentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.