Chamamos de planejamento orçamentário uma ferramenta de gestão empresarial, sendo um dos pilares da Gestão Orçamentária.
O objetivo é estudar como devemos planejar e monitorar os resultados financeiros do negócio.
A função dessa estratégia é planejar as receitas, despesas, investimentos e custos que a organização possui, também como uma maneira de prevermos para os próximos meses e anos.
Por conta das características desse planejamento, podemos considerá-lo como uma espécie de contabilidade reversa, muito importante para registrar as entradas e saídas financeiras que ocorrem no negócio.
Seu principal objetivo é prever o futuro da organização, de modo que ela se prepare melhor para o que está por vir.
Nesse sentido, são utilizados métodos e algumas ferramentas que ajudam a melhorar as decisões.
Se você quer garantir a saúde financeira da sua empresa e fazer ela crescer, precisa conhecer o conceito de planejamento orçamentário.
Mesmo que você conte com a ajuda de um contador, é importante saber quais são as ferramentas utilizadas para melhorar as finanças.
Neste artigo, vamos explicar o que é planejamento orçamentário, seus impactos positivos e alguns exemplos que os empreendedores podem seguir.
Como podemos definir o planejamento orçamentário?
Chamamos de planejamento orçamentário um plano relacionado ao futuro das entradas e saídas, bem como dos investimentos e custos de um negócio.
É como se fosse a contabilidade reversa porque o seu foco é registrar os custos e despesas que já ocorreram, tendo como objetivo fazer com que a organização esteja preparada, antecipando-se às informações.
Para ter segurança nesse trabalho, uma empresa de avaliações patrimoniais se baseia em dados concretos e não apenas em achismos.
Esse planejamento é a melhor forma para tomar boas decisões, visto que o gestor se baseia em dados e fatos, levando a ações estratégicas precisas.
Por essa razão, é muito importante se basear no planejamento estratégico, operacional e tático, convertendo as informações desses levantamentos em números e tendo como base os históricos anteriores.
O objetivo de fazer uma gestão orçamentária correta é direcionar a empresa aos seus objetivos.
Isso evita que você tome decisões erradas, já que trabalhamos com um questionamento e uma análise que deve ser implementada.
Para obter o melhor entendimento da situação do negócio, principalmente, em relação às suas características econômicas, precisamos adotar os melhores passos e melhorar a gestão financeira.
É necessário revisitar o planejamento orçamentário frequentemente, além de fazê-lo anualmente. E uma vez que lida com as questões financeiras da companhia, traz muitos impactos positivos para os negócios.
Impactos positivos do planejamento orçamentário
Estamos diante de um cenário de estagnação da economia nacional, além disso, os aumentos de impostos e da inflação exigem que as empresas utilizem um programa para gestão financeira, pois isso ajuda a diminuir o impacto nos negócios.
O planejamento nada mais é do que estabelecer com antecedência o que precisa ser feito, além de estimar o que é necessário para garantir o futuro da companhia, durante um período pré-determinado.
O planejamento orçamentário tem como principal finalidade projetar os resultados das atividades, por meio da escolha das metas, revisão de opções e previsão dos resultados, além de decisões relacionadas às opções.
Nós sabemos que não é fácil seguir os rumos traçados, pois as condições podem mudar e as organizações precisam se ajustar a elas. Mesmo assim, é fundamental que o gestor acompanhe os desvios e tente corrigi-los.
O orçamento permite monitorar periodicamente o progresso, comparar os resultados, avaliar a performance e a partir disso entrar com ações corretivas, caso seja necessário.
Uma das principais vantagens do planejamento orçamentário é direcionar a tomada de decisões, para corrigir falhas existentes e colocar a empresa no rumo certo.
Se ao fazer isso, uma empresa de automação empresarial perceber que está no rumo certo, que obtém bons resultados e que o orçamento está sendo respeitado, não precisa entrar com um plano de ação.
O plano orçamentário engloba as operações anuais do negócio, formalizando o desempenho das ações e funções administrativas, suas vantagens são provenientes da formalização.
Nesse sentido, podemos dizer que o programa orçamentário é útil para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento ou porte.
Dentre os seus principais benefícios estão:
- Formalização das responsabilidades;
- Estar à frente no mercado;
- Identificar as expectativas;
- Coordenar melhor os esforços.
Não podemos descartar o fato de que existe uma acirrada competição global, o que leva as empresas a adotar estratégias que ajudam a manter seus clientes e a superar a concorrência.
Por conta disso, dizemos que o sucesso de uma empresa de serviços de comunicação visual depende de uma boa gestão e de ferramentas úteis que auxiliam nessa tarefa.
Planejamento orçamentário é uma verdadeira ferramenta de apoio às decisões e que ajuda a controlar a parte gerencial do negócio.
É necessário que ele seja implementado de curto, médio e longo prazo, definindo as estratégias e cumprido os objetivos.
Todavia, para ter acesso a todos esses benefícios, é muito importante saber como colocar o planejamento orçamentário em prática.
Exemplos de planejamento orçamentário
Antes de saber como fazer o planejamento orçamentário, você precisa entender que o orçamento de uma organização é composto pelo planejamento de vendas, orçamento de investimentos, projeção de deduções de vendas e orçamento de despesas operacionais.
Ele também depende do orçamento de custos de produção e do orçamento de gastos com pessoal.
Também é importante entender que cada empresa possui uma necessidade, portanto, alguns itens do orçamento podem ser mais significativos do que outros.
Assim como na hora de elaborar uma fachada comercial moderna, você precisa entender bem o seu negócio para saber onde alocar seus esforços.
Todavia, de modo geral, alguns exemplos de planejamento orçamentário são:
Estruturar os Recursos Humanos da empresa
O planejamento do RH ajuda a mapear as estratégias que precisam ser colocadas em prática, juntamente com o planejamento estratégico e o orçamento da companhia.
Para planejar esse setor, você deve saber o que é necessário para capacitar os colaboradores, os recursos com os quais pode contar, se precisa fazer novas contratações, o que fazer para reter talentos e quanto isso vai custar.
Metrificar os indicadores financeiros
Qualquer coisa que você queira modificar ou melhorar no seu negócio, como a implementação de uma fachada de loja, requer investimentos.
Com base em indicadores financeiros, podemos mensurar os resultados e as finanças da organização, sabendo qual é o lucro de estratégias e das ações que colocamos em prática.
É papel do gestor monitorar o fluxo de caixa, a margem de contribuição, o regime de competência e o índice de liquidez. Além disso, é fundamental levar em conta todos os erros.
Tenha em mente que é normal surgirem problemas, mas isso não representa necessariamente um fracasso, na verdade, é uma maneira de aprender e conseguir otimizar os processos.
Compreender qual é o porte do negócio
O empreendedor precisa identificar qual é o porte da sua empresa, se ela é micro, pequena, média ou grande.
Para obter essas respostas, uma agência de comunicação visual deve analisar a fundo o seu faturamento e o número de colaboradores que possui.
Reconhecer o estágio de maturidade
Outro aspecto importante que precisa ser analisado pelo gestor é o grau de maturidade da empresa. Isso ajuda a identificar as experiências e conhecimentos que foram adquiridos ao longo do tempo.
Para medir o nível de maturidade, analise qual é a capacidade da organização em converter o conhecimento em soluções, sendo estas estratégias que podem ser colocadas em prática na gestão e que fazem o negócio crescer.
Em linhas gerais, existem vários níveis de maturidade, e dentre os principais estão as startups, empresas emergentes, negócios em expansão e organizações maduras.
Fazer a revisão do planejamento orçamentário
Antes de publicar o seu planejamento orçamentário, uma empresa de assessoria empresarial deve revisá-lo.
Isso significa analisar todos os pontos e saber se eles estão de acordo com a situação real do negócio.
Quanto mais o gestor pensa e analisa essas ações, maiores são as chances de seu planejamento orçamentário ter bons resultados financeiros, o que, naturalmente, ajuda a companhia a crescer.
Conclusão
Portanto, lidar com as finanças de um negócio é muito importante para que ele se mantenha ativo e competitivo no mercado.
Existem várias maneiras de fazer isso e uma delas é por meio do planejamento orçamentário.
Ele é importante porque ajuda a identificar o momento presente da organização e a se antecipar a possíveis acontecimentos, tendo como base o histórico do negócio e a maneira como ele agiu em outras situações.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o conceito dessa ideia, os impactos positivos trazidos por ela e de que forma pode ser trabalhada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.