Você já ouviu falar nas startups Camelos? Elas ganham cada vez mais destaque aqui no Brasil
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Você já ouviu falar nas startups Camelos? Elas ganham cada vez mais destaque aqui no Brasil

De acordo com levantamento recente divulgado pela Distrito, plataforma referência no ecossistema de inovação, o total de investimentos feitos em startups no primeiro semestre de 2023 foi de US$ 778,1, enquanto em 2022 chegou a US$ 1,5 bilhão no mesmo período, uma queda de 51,4%. Além disso, o número de aportes no setor também diminuiu: foram realizadas 199 rodadas, 49,1% a menos que no semestre anterior (391).

Se por um lado as companhias early stage, que estão iniciando as captações, conseguiram maior abertura dos investidores em Venture Capital, por outro,  aquelas em fase de growth, especialmente depois da Serie B, anunciaram mais ajustes, mostrando que as teses de crescimento nos últimos 12 anos frustraram. Vimos uma onda de demissões acontecerem em empresas avaliadas em mais de R$ 1 bilhão, os famosos Unicórnios.

Segundo João Gonçalves, CEO e fundador da JoGo, consultoria especializada em Marketing & Growth, as condições de mercado, o mindset dos negócios e as ineficiências disponíveis para empreender ditam, em determinado momento, quais companhias têm mais sucesso. As startups Camelos têm ganhado destaque por sobreviverem aos descontos dos valuations, à disponibilidade de capital e ao apetite ao risco.

“Essas empresas apresentam características que os investidores buscam, como consistência no crescimento e não um desenvolvimento na maior velocidade possível.  Por trabalharem com um caixa mais conservador e mirarem uma alocação de capital mais eficiente, as empresas Camelos preferem caminhos de menor diluição e até por isso levantam menos rodadas de equity”, explica.

Com matriz em Porto Alegre (RS), e escritórios em São Paulo (SP), Barcelona (Espanha), e uma unidade em Singapura, a PagBrasil, empresa de tecnologia especializada em pagamentos digitais, foi fundada em 2010 pelos sócios Alex Hoffmann e Ralf Germer. A companhia, que nasceu em formato de bootstrapping, a partir de recursos próprios e limitados, sem o apoio de investidores, desde o lançamento nunca deixou de ser lucrativa e de crescer consistentemente.

“Ser uma empresa independente nos permite ser rápidos, inovadores, e, ao mesmo tempo trabalhar com objetivos de longo prazo. Tomamos decisões sem precisar pedir autorização, justificar e reportar a ninguém. Por outro lado, precisamos acompanhar continuamente a eficiência e a produtividade em tudo que fazemos, além de ter um planejamento estratégico para aproveitar as janelas de oportunidades”, conta Ralf Germer, CEO e cofundador da companhia.

Em maio de 2023, a PagBrasil foi a primeira empresa a lançar uma maquininha estilo SoftPOS para viabilizar os pagamentos por Pix em comércios físicos de outros países, como Uruguai, Argentina, Chile e México. “Criamos esse produto interconectando processos de cross-border, os quais já dominávamos, com uma nova tecnologia inovadora que criamos; somos uma empresa saudável, mas ainda assim tivemos que fazer escolhas: antes de apostar em grandes campanhas de publicidade para promover o Pix Internacional, optamos primeiro por confirmar a nossa tese com clientes, parceiros e autoridades dos próprios países”, explica o Germer.

Para João Gonçalves, da JoGo, Unicórnios e Camelos são dois caminhos diferentes para a inovação, mas as startups que sobrevirem em 2023 se mostrarão muito resilientes e, por isso, mais interessantes aos olhos dos investidores. “Acredito que o capital fluirá melhor a partir do segundo semestre do ano que vem. Uma mudança mais rápida, apenas se tivermos uma melhora no ambiente externo, o que é difícil prever”, finaliza o especialista. 

Abaixo, conheça startups camelos que foram criadas no modelo bootstrapping e estão fazendo sucesso no mercado brasileiro:

Urmobo

Nascida em 2017, a Urmobo é uma startup B2B que fornece personalização para o gerenciamento de dispositivos móveis dos colaboradores das empresas. Segundo Vicente Oliverio, CEO da marca, a decisão de começar o negócio com recursos limitados se deu em função de que a companhia tem em seu quadro societário profissionais com competências complementares nas áreas técnica, comercial e de finanças.

“Ser uma empresa que nunca precisou de investimento adicional para sua sobrevivência significa que somos rentáveis e escaláveis do ponto de vista financeiro. Desde o início, temos uma atitude conservadora e realista. Mesmo na fase inicial, tratamos de garantir que os sócios oferecessem o mínimo de segurança financeira para não comprometer a continuidade dos negócios e minimizar os impactos externos”, explica.

Para o empreendedor, a melhor estratégia para as startups Camelos terem um crescimento contínuo e sustentável está baseada em quatro pilares: retenção de clientes através de um produto com qualidade técnica superior; atendimento de pós-venda sempre disponível; aquisição de novos clientes por meio dos canais de venda e marketing e manter uma diversidade nas contas, atendendo dos pequenos aos grandes negócios.

“As decisões sobre investimentos e gastos da Urbomo são tomadas em consenso pelos sócios, em uma reunião mensal de conselho de administração”. A pandemia proporcionou um ambiente favorável para gente à medida que as relações de trabalho e a descentralização das atividades das empresas foi intensificada, aumentando a necessidade de gerenciamento dos dispositivos móveis”, finaliza Oliverio.

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