No mundo dos negócios, é muito comentado o fato de investir em PLR, contudo, esse é um conceito mais extenso e que ainda não possui a sua definição propagada de forma completa para essas pessoas.
Basicamente, ela se refere a um tipo de benefício dentro das empresas, o qual não pode ser confundido com um salário, mas sim como uma vantagem competitiva com a capacidade de atrair e manter os maiores talentos.
O que significa o PLR?
A sigla PLR se refere à Participação nos Lucros ou Resultados de uma empresa, servindo como um benefício fornecido para os trabalhadores de uma empresa, o que acaba se tornando um diferencial na busca por um novo emprego.
Isso acontece devido ao fato de que não são todas as instituições que disponibilizam essa vantagem para os seus funcionários, o que se torna uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Portanto, basicamente, o PLR é um benefício que a organização dá aos seus empregados, surgindo como um bônus por sua participação.
Esse valor se refere a uma porcentagem de acordo com o lucro da empresa durante o ano em referência.
Logo, por exemplo, se um funcionário de uma loja de móveis conseguir vender 1200 produtos em um balcão promocional no estabelecimento, fica definido que ele receberá um valor como porcentagem adicional como uma recompensa pelo trabalho.
É importante destacar que existe uma lei que regulamenta a participação dos colaboradores na lucratividade e resultados da empresa, mas não é algo obrigatório segundo a legislação trabalhista, o que o torna uma vantagem.
No entanto, deve-se ter o conhecimento de que se a organização decidir por pagar aos seus empregados esse benefício, é preciso que aconteça uma negociação entre a marca e os funcionários com o apoio sindical ou de uma comissão paritária.
Outra opção é, mesmo que não esteja mencionada nos acordos coletivos, ela pode pagar essa participação na lucratividade de maneira espontânea, o que precisar estar definido no contrato ou no regulamento da contratante.
Como consequência dessa implementação, o trabalhador se sente mais motivado a produzir e alcançar as metas desejadas pela instituição, sentindo-se mais valorizado por seu trabalho, o que aumenta a taxa de retenção.
Por exemplo, se um funcionário de uma empresa de escritórios compartilhados tem como meta vender 100 planos no ano para receber um benefício em troca, ele se esforçará ao máximo para alcançá-lo, tendo como retorno o valor referente ao seu lucro.
Dessa maneira, ele sente que todo o seu esforço valeu a pena, não foi apenas uma produção de sua parte que não teve nada em troca.
Assim, o PLR acaba funcionando como um agradecimento da empresa pela dedicação do funcionário.
Qual o funcionamento da PLR?
Devido ao fato de a PLR ter como objetivo incentivar os funcionários a alcançarem suas metas a partir da valorização de suas ações, as condições de realização acabam se tornando mais flexíveis do que comumente seriam.
Isto é, não há uma estipulação oficializada legalmente para a determinação de uma data específica para a realização do pagamento por parte da empresa, o que caracteriza a sua possibilidade de acontecer anualmente ou semestralmente.
Dessa forma, torna-se fundamental destacar que não há um padrão único para o fornecimento do benefício, a maioria das especificidades do recurso varia de acordo com a empresa e os seus desejos, o que deve ser definido em contrato.
Em relação às formas de pagamento da PLR, existem duas formas adotadas pelo mercado, a individual ou por setor ou a para toda a empresa, as quais serão especificadas abaixo.
Pagamento por setor
O primeiro tipo de pagamento, o chamado individual ao colaborador ou por setor, acontece de maneira separada, referindo-se ao pagamento em que a empresa realiza segundo o desempenho de cada funcionário durante o período em análise.
Portanto, se uma empresa de consultoria contábil tem o pagamento individual, significa que ele precisará vender o serviço para 50 pessoas naquele semestre.
Se acontecer, ele recebe o percentual definido sobre a lucratividade geral da empresa.
O mesmo também funciona na divisão de acordo com o setor, em que a meta é estabelecida para uma área, em geral, fornecendo a porcentagem de acordo com o lucro que eles conseguirem proporcionar para a empresa em geral.
Sendo assim, se o setor de marketing de uma marca de aluguel de salas comerciais que possui essa forma de recompensa consegue fazer com que 190 usuários utilizem uma divulgação para contratar, todos os funcionários da área recebem o benefício.
Esse método se tornou o mais comum a ser utilizado dentro das empresas que utilizam o benefício PLR.
Isso porque é uma forma segura e mais justa de recompensar os seus funcionários.
Isto é, quando se recompensa um funcionário de acordo com o seu próprio desempenho, sem a influência do trabalho de outras pessoas, porque, se um deles se dedica de forma extrema e outro não faz nada, ele acaba se beneficiando pelo esforço de outro.
Pagamento para toda a empresa
Já no caso do pagamento para toda a empresa, a recompensa é fornecida caso uma meta de lucro geral seja atingida durante o ano, fazendo com que todos os colaboradores se beneficiem do bônus.
Portanto, uma empresa de consultoria fiscal estipula que deseja aumentar sua lucratividade em 20% em relação ao ano anterior. Se, ao final do ano, ela alcançar esse valor, todos os contratados receberão o PLR.
Neste caso, independentemente da produtividade, assiduidade, comprometimento e resultados de cada funcionário, o valor fornecido como bônus pela empresa será o mesmo para todos eles, sem distinção.
Por esse motivo, é um recurso que acaba dividindo opiniões, uma vez que pode haver um desequilíbrio injusto na instituição, pois se um funcionário trabalhar em excesso e outro não ajudar em nada e faltar muito, ambos ganharão a mesma recompensa.
Além disso, há maiores chances de possibilidade de a meta não ser alcançada, o que não depende exclusivamente de uma única pessoa, mas sim de toda a empresa, em geral, o que também não pode ser muito bem avaliado, uma vez que é uma meta de lucro genérica.
Como consequência, mesmo que um colaborador se esforce para conseguir obter o benefício, existe a possibilidade de chegar ao final do ano e a meta não ser alcançada, deixando-o sem nada.
Quais os benefícios do uso do PLR?
Dessa maneira, torna-se possível perceber que o PLR pode ser um recurso muito mais importante para as empresas do que se parece, garantindo diversos benefícios, como os que estão listados a seguir:
- Não possui ônus tributários;
- Aumenta a qualidade do que é produzido;
- Aumenta a produtividade das equipes;
- Aumenta a integração entre os times;
- Diminui as taxas de faltas;
- Diminui a taxa de demissão de funcionários.
Contudo, além dessas vantagens, a implementação do PLR pode ser uma ação que influencia as ações e os sentimentos do próprio empregado, como será destacado e analisado com mais detalhes.
Aumento da lucratividade
A partir do momento que uma empresa fornece uma recompensa para os seus colaboradores por trabalhar com esforço, eles se sentem mais motivados para produzir e alcançar o que lhes foi estipulado.
Consequentemente, com o aumento da produtividade e do desejo de trabalhar por parte dos colaboradores, há uma tendência de produzir mais em menos tempo, o que aumenta o lucro da empresa em geral.
Isto é, por exemplo, quando um negócio de sala comercial para alugar por hora define um objetivo para o seu funcionário, dando a ele um retorno pelo que for alcançado, ele se sentirá com mais vontade de alcançá-lo, melhorando seus resultados e o do local.
Por esse motivo, a implementação do PLR como recompensa não afeta a situação financeira da empresa, afinal na mesma proporção que ela abre mão de uma parte do dinheiro, ela cria a oportunidade de ganhar mais com a situação.
Entretanto, é preciso destacar a necessidade de presença dos funcionários durante o estabelecimento de metas, uma vez que eles conseguirão compreender seus objetivos e explicitar se são situações atingíveis ou impossíveis, realizando negociações essenciais.
Garantia de sentimento de pertencimento
Para que uma empresa consiga manter os seus funcionários trabalhando, ao invés de procurar por opções em outras instituições concorrentes, o PLR garante um sentimento de pertencimento para eles.
Isso acontece porque acontece a valorização do seu trabalho, a partir do fornecimento de uma recompensa por seu esforço, o que acaba despertando esse sentimento e a vontade de auxiliar ainda mais a empresa em seus resultados.
Por exemplo, se um funcionário de uma empresa de infraestrutura de redes sabe que, ao alcançar suas metas, ele receberá um bônus financeiro, ele sentirá que, ao fazer a empresa ganhar, ele também ganha, sentindo-se parte dela.
Conclusão
Portanto, o PLR funciona como uma recompensa para os funcionários que ajudaram a empresa a aumentar a sua lucratividade, a partir de um valor financeiro adicional, possuindo algumas especificidades e auxílios no seu desenvolvimento.
Sendo assim, ele é um recurso capaz de garantir diversos benefícios para os colaboradores da empresa e ela em si, independentemente do seu nicho, ajudando tanto uma marca de loja de roupas quanto uma instituição que dá curso intenções na prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.