Você já precisou ir ao banco, e, ao falar com um atendente ou um gerente, acabou acreditando no que ele falou, mas, quando foi ver, acabou percebendo que não era bem aquilo que foi dito?
É muito comum os bancos utilizarem as melhores técnicas de vendas para “cativar” seus clientes, fazendo-os contratarem o máximo de produtos e soluções que forem oferecidos.
Porém, como mostraremos abaixo, todo o cuidado é pouco, pois, nem tudo o que é dito é 100% verdade. Nestas horas, a educação financeira pode ser sua grande aliada, evitando cair em “iscas” lançadas pelo banco.
1. “No banco você tem mais segurança para investir”
É muito comum ouvirmos que nos grandes bancos há maior segurança. Porém, isto não é verdade. Assim como os bancos, corretoras oferecem produtos similares e tão seguros quanto, como Tesouro Direto, títulos de renda fixa e fundos. O que acontece é que, de maneira geral, as corretoras possuem muito mais opções de investimentos, desde os mais conservadores até os mais arriscados. A grande vantagem é que o investidor tem mais opções de diversificação e pode encontrar investimentos melhores e com menos taxas.
2. “Título de capitalização é um ótimo investimento”
O Título de Capitalização é um produto que possui uma espécie de “poupança programada”, no qual o cliente tem o direito de concorrer a sorteios de prêmios. Mensalmente é pago um valor, e, após o vencimento, o montante é devolvido corrido pela TR. Porém, é aí que está a contradição. O título de capitalização, de acordo com a própria SUSEP, é um seguro, e não um investimento. A TR é uma taxa, que na maior parte do tempo é zero, que corrige o valor do dinheiro ao longo do tempo, e não, que o faz render.
3. “Consigo liberar este empréstimo se você contratar este seguro”
Muitos empréstimos bancários são oferecidos com algumas condições, como por exemplo a contratação de um seguro, uma previdência ou um título de capitalização. Porém, isto acaba se caracterizando como venda casada. O Banco Central proíbe a prática, porém ela é muito comum.
4. “Não trabalhamos com contas sem tarifas”
Muitos clientes, ao abrirem suas contas, são apresentados a diversas opções com “benefícios” inclusos, e, claro, com uma tarifa mensal. Porém, muitas vezes os bancos omitem a existência de uma conta gratuita, a conta essencial, que, para pessoas físicas, é de obrigação do banco disponibilizar para quem tiver interesse. Esta conta é isenta e possui um pacote básico de serviços, e é regulamentada pelo Banco Central.
5. “A Previdência Privada é o melhor investimento para o seu futuro”
A Previdência Privada é uma modalidade de investimentos que visa o longo prazo. Porém, existem milhares de fundos da modalidade, e, como os demais investimentos, existem opções boas e opção não tão boas. O produto possui taxas e tem algumas diferenciações em relação ao imposto de renda, porém, é muito importante verificar o desempenho do mesmo, pois boa parte deles acaba se comportando pior do que investimentos tradicionais, como o Tesouro Direto.
Com o surgimento das fintechs, a relação dos clientes com as instituições financeiras passou e passa por mudanças, e, cada vez mais, gera concorrência ao mercado e agrega valor ao usuário. Logo, vale sempre comparar as opções disponíveis e escolher aquele me mais se adequa às suas necessidades.