8 dicas para ganhar uma renda extra até o final do ano

8 dicas para ganhar uma renda extra até o final do ano

A renda extra é uma boa opção para as pessoas que estão precisando aumentar o saldo do mês. Porém, mais um trabalho não vai garantir que as pessoas fiquem mais ricas, ele só garante a fonte de renda para poder usufruir de pequenas coisas ao longo de certo tempo.

Uma empresa de jateamento com água não dispõe só de uma fonte de renda, esse tipo de empresa pode ter outras fontes para que o caixa da empresa possa movimentar. O fluxo de caixa é muito importante no início de uma empresa, e para pessoas físicas ele também é.

É uma estratégia usada por muitos. Pode até ser fazer coleta de lixo particular, não vai importar muito qual seja a sua atividade de renda extra ali no fim do mês, o que vai importar, de fato, é o quanto vai se obter de acréscimo. Todos os trabalhos são válidos e importantes.

Ter vários os fluxos de renda é um plano que os mais ricos já usam faz tempo. Então, é como ter manutenção de celular delivery, ou um tipo de negócio que vai ter vários tipos de serviços a oferecer, pois eles vão cobrar mais caro para fazer um serviço por delivery.

Esse é o maior segredo para combater a instabilidade de toda fonte de renda e fazer o seu patrimônio aumentar ainda mais. O importante de tudo isso é que até vender pisos fora de linha pode ser a sua fonte de renda extra, ser um vendedor de produtos ou serviços.

De encontro com alguns autores, um ponto em comum entre pessoas com o financeiro bem sucedido, é que elas tiveram a destreza de acumular riquezas, criando várias fontes de renda ao longo de suas vidas.

Nada impede uma pessoa que trabalha em um escritório, de prestar serviços de zeladoria para outras empresas e outros escritórios. O que vai importar é o quanto de renda extra ela vai fazer durante o mês. Às vezes, só um trabalho de zeladoria, duplica o lucro mensal dela.

Em um estudo feito com pessoas bilionárias, das entrevistadas, 65% tinham pelo menos três fontes de renda extra. Em média, de três em cada dez possuíam cinco ou mais fluxos de renda. Então, não perca tempo, e comece a prestar serviços de recepção.

Cresça a sua renda, tenha mais dinheiro para fazer outros investimentos, se aprimorar e aí poderá fazer mais trabalhos e ter outros fluxos de renda. Ter uma grande variedade de fluxos de renda permite que a pessoa não fique tão preocupada em perder uma delas.

Diversificar é uma coisa que se deve fazer em todos os setores de sua vida. Assim como nos investimentos, a pessoa nunca deve pôr todo o seu patrimônio e dinheiro na mesma cesta. É algo que pode trazer inúmeras dores de cabeça no futuro.

Pois, o lugar onde foi alocado todo o dinheiro e patrimônio pode simplesmente ruir. A diversificação, se bem feita, pode ser um grande benefício. Por isso, ter somente uma fonte de renda é algo que se torna ruim, em comparação com a diversificação de fluxos de renda.

Se for um programador, por exemplo, a pessoa pode criar um sistema de controle de acesso via QR code e oferecer isso por assinatura para outras empresas. Desse modo, ele vai ter uma fonte de renda recorrente todos os meses.

Definição de renda extra

Se você ainda não entende muito sobre o que é renda extra, resumidamente, trata-se de uma renda alternativa à renda já existente, aquele lucro que se ganha a mais, para não ser necessário mexer na sua renda ativa, ou seja, na renda do seu trabalho, o salário.

Na conta do mês, quando não fechada corretamente, costuma-se tomar a atitude de diminuir os custos e economizar. As pessoas realmente precisam realizar isso na maioria dos casos, mas o real é que é possível adiantar os resultados.

Quando, além de realizar todas essas reduções de gastos, ainda gerar alguma renda extra. Afinal de contas, assim terá mais dinheiro entrando e menos dinheiro saindo no final do mês.

Vive-se em um cenário de economia colaborativa, com vários serviços e sites, como algumas empresas que permitem fazer uma renda extra. Esse tipo de sistema relaciona as pessoas que querem ofertar serviços a outras pessoas dispostas a pagar por isso.

Cada vez mais, o mundo tem optado por esse modelo de vender e comprar serviços, principalmente pelos valores serem bem mais atrativos.

Se, há algum tempo, isso era algo de certa geração de pessoas, agora já é visto, na prática, esses negócios colaborativos em todas as idades e sem escolher classe social.

Nesse cenário, é mais normal que muita gente faça perguntas sobre o melhor modo de gerar renda extra. No entanto, na realidade, não há uma forma mais rentável ou interessante que a outra.

Como escolher participar de uma campanha de proteção das mãos para eliminar bactérias, organismos e afins. E a outra opção é optar por não participar, devido a algum motivo.

Existe aquela renda que mais se encaixa ao seu modo de vida, à sua dinâmica do dia e às suas habilidades.

Também é muito importante saber que toda escolha precisa ser a sua escolha, pois é fundamental ter carinho e sintonia pelo que faz.

Não há mágica e nem mistérios. Afinal, há várias pessoas que fazem o que amam e são bem recompensadas por isso, seja a curto ou longo prazo.

Em suma, a renda extra é essencial para quem quer alargar suas economias pessoais, para mais que o salário mensal. Ela é um trabalho extra, que traz resultados positivos a quem faz os serviços de forma prazerosa e eficiente, o bom trabalho sempre vai ser bem pago.

Dificuldades que podem surgir

Assim como a maioria das coisas na vida, a renda extra também tem os seus problemas. Alcançá-la requer, como já foi mostrado, visão estratégica. Inclusive, é certo dizer que não é todo mundo que tem o preparo para ter uma renda alternativa.

No entanto, é fato que todos podem começar a se preparar para isso. Seja com conselhos, ou praticando e aprendendo com toda a precisão sobre aquele outro tipo de trabalho.

Entre os principais problemas a serem resolvidos para se alcançar uma ótima renda extra pode-se destacar os seguintes:

  1. Uma grande falta de criatividade;
  2. Ter cuidado com a desorganização dos afazeres;
  3. Surgir a falta de consistência;
  4. Por fim, ter uma sobrecarga emocional.

Há alguns serviços que não precisam de muito esforço manual ou braçal, mas exigem criatividade contínua e muito foco, o que pode ser extremamente desgastante da mesma forma.

Em síntese, é essencial ter os desafios em mente e começar trabalhos extras com cuidado, para ir se acostumando até onde se pode alcançar. O termo é harmonia, cautela para ser criativo, organizado, mais consistente e, ao mesmo tempo, evitar uma grande fadiga.

A importância em ter uma renda extra

A principal vantagem de ter mais de uma fonte de renda é a segurança financeira alternativa. Imagina-se o quanto ter uma outra renda, que tem a capacidade de dobrar a sua renda familiar e mensal, tornaria sua vida mais simples e fácil.

Muito possivelmente, a pessoa se sentiria muito mais segura para tomar decisões. Ter diversos fluxos de receita significa que, mesmo quando tudo não vai bem na renda central, não é muito necessário se preocupar, pois, se ela acabar, há outras fontes de renda.

Ou seja, mesmo que a pessoa perca o emprego, terá como pagar as suas contas. Ter mais de uma fonte de renda é preciso também para aqueles com uma situação patrimonial ruim. Veja, por exemplo, os milionários, eles sempre têm uma segunda ou terceira fonte de renda.

Quanto mais fontes de renda diferentes a pessoa desenvolver no percurso da sua vida, mais sólido e seguro será o seu caminho. De modo inevitável, isso vai acabar refletindo de forma positiva em todos as características da sua vida.

Diversos fluxos podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades, que levam a novas possibilidades de trabalho e de fazer negócios. Ter uma renda alternativa também vai ajudar a avançar em todas as suas metas financeiras.

Dicas de como ter uma renda extra

Em suma, essa fonte de dinheiro extra não vai ter todo seu tempo livre, porém, precisa valer a pena para pôr seu esforço quando se poderia estar dormindo, estudando e muito mais que isso. Por isso, algumas dicas de renda extra, são:

  1. Se torne um freelancer de marketing digital;
  2. Faça hospedagem de pets na sua casa e cobre;
  3. Faça trabalhos com coisas personalizadas;
  4. Construa e faça venda de artesanatos;
  5. Faça pequenos reparos de residências na sua cidade;
  6. Ministre aulas particulares sobre alguma disciplina;
  7. Desenvolva algum tipo de brechó online ou físico;
  8. Por fim, tente vender produtos eletrônicos e importados.

E grande parte dessas ideias para conseguir uma renda extra devem gerar muito resultado financeiro, afinal, são ideias que vendem bastante.

Considerações finais

As fontes de renda extra são inúmeras, e elas são extremamente importantes para as pessoas que querem aumentar o seu lucro mensal. Sabe-se que com o advento de novos negócios, a oportunidade de trabalhar com outras coisas tem crescido também.

Então, fazer uma renda extra não é tão difícil hoje em dia. Não espere para procurar uma renda extra, aumentar seu patrimônio é uma das coisas mais sábias que se pode fazer, a sua vida pode melhorar bastante, porém, ter muito cuidado para ter sobrecarga de tarefas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu