Apesar da instabilidade da economia no país, existem diversas formas de complementar sua renda utilizando seu tempo livre e a internet.
Ainda que tenhamos um bom gerenciamento de gastos, nem sempre a renda é suficiente para todos os planos do mês ou para fazer aquela reserva de emergência tão importante.
Seja pelas incertezas sobre o atual emprego ou pela necessidade de uma renda maior, encontrar novas fontes de renda facilmente aplicáveis no dia a dia pode ser mais simples do que você pensa.
Além disso, uma básica avaliacao de ativo fixo mostrará como uma folga no orçamento pode possibilitar aquela viagem tão sonhada para Europa ou a compra de algo que você queria.
Existem diversas formas de ganhar dinheiro pelos meios digitais, portanto, continue lendo e confira várias formas e dicas para gerar uma renda extra.
Um mar de oportunidades
Entre as possibilidades do que fazer usando a internet para ganhar dinheiro, podemos citar:
- Vender objetos, como roupas ou sapatos que você não usa;
- Ser revendedor de algum produto;
- Fazer coisas para vender, como artesanato ou alimentos;
- Ter um blog e ou canal com monetização no YouTube;
- Trabalhar como afiliado ou dropshipping;
- Fazer serviços freelancers para marketing de conteúdo;
- Oferecer serviço por aplicativos, como transporte ou hospedagem.
Essas são algumas entre muitas possibilidades que estão fazendo a diferença na vida de muita gente frente aos altos índices de desemprego, podendo até mesmo se tornar fonte principal de renda.
Quais caminhos trilhar
Vamos explorar um pouco mais essas oportunidades para mostrar como começar e o que fazer.
Vendas online e serviços por aplicativos
Tanto vendendo coisas usadas ou feitas por você ou revendendo para marcas maiores, a internet pode ajudar a trazer bons resultados nos horários livres.
Visto que o ambiente online funciona como uma grande acao de marketing promocional.
As coisas que você tem e não usa mais podem trazer uma boa renda extra. Você pode vender roupas, sapatos e bijuterias em brechós online, por exemplo.
Essa pode ser uma boa forma de estar sempre atualizando seu guarda-roupa de maneira sustentável.
Se você tem móveis que não utiliza, é possível divulgá-los e certamente vai atrair a atenção de quem está a procura de mobiliario urbano em Sao Paulo por um custo mais baixo.
A reciclagem também pode gerar retorno. É possível ganhar dinheiro vendendo resíduos específicos, como plástico, alumínio, isopor ou papelão.
Até mesmo o lixo orgânico pode gerar retorno: caso monte um bom processo de compostagem, você pode transformar o lixo orgânico em adubo e vender para manutenção de jardins ou hortas.
Atitudes como essa estão saindo da visão pejorativa que algumas pessoas infelizmente ainda têm, e a reciclagem ou a atuação no processo, assim como a consciência ambiental são tendências globais.
Caso você possua habilidades manuais ou culinárias, também pode fazer diversos produtos e comercializá-los pela internet.
Suas redes sociais podem funcionar como um eficiente flyer de divulgacao se bem utilizadas.
Além de produtos, você pode vender serviços e existe alternativa para quase tudo.
Dependendo dos seus hobbies e habilidades, pode ser bem promissor usar seu tempo livre para se divertir e ganhar dinheiro ao mesmo tempo.
Existem plataformas que conectam pessoas que oferecem serviços com quem está procurando por eles, como passear com cães ou animar festas.
Você pode até mesmo ganhar dinheiro com seu espaço extra, se tiver espaço para instalação de uma estrutura, de forma que possa ganhar com o aluguel de stand para divulgacao de campanhas publicitárias.
As possibilidades são quase infinitas e basicamente qualquer tipo de serviço pode ser divulgado nas redes.
Algo que tem ganhado grande destaque são os serviços de marido de aluguel, por exemplo, que se refere a necessidade de quem saiba fazer pequenos reparos hidráulicos e elétricos para serviços rápidos.
Se você possui algum tipo de maquinário em casa, como uma impressora de etiqueta colorida, uma máquina de costura ou de sorvete, por exemplo, pode pegar pequenas demandas de serviço ou até alugar os equipamentos, por meio de plataformas específicas.
O mesmo vale para ferramentas, como furadeiras e parafusadeiras, que são itens que as pessoas precisam pontualmente e muitos preferem não comprar uma nova apenas para poucos usos.
Serviços com fotografias também são valorizados e caso tenha habilidades fotográficas ou de design, pode produzir banner com foto com boas imagens e comercializá-los.
Sobre as opções de revendas, muitas marcas procuram por pessoas com boas habilidades de comunicação.
Sendo assim, vender produtos como cosméticos ou peças de roupas pode ser uma boa forma de complementar sua renda.
Se você ainda não conhece o dropshipping, talvez seja interessante: essa é uma prática na qual você divulga e vende produtos fornecidos por uma empresa parceira em uma plataforma de e-commerce.
Dessa forma você fica responsável pela divulgação e atendimento ao cliente, sendo o fornecedor quem lida com o pedido e a entrega.
O seu lucro será a diferença entre o valor que você fechou a venda do produto e o valor real dele.
O marketing de afiliados é outra opção, parecida com o dropshipping em que você pode ganhar uma receita extra ao indicar produtos de terceiros em sua página, e recebe comissões sobre vendas que forem efetivadas por sua indicação.
Caso você more em um local turístico e conheça bem as redondezas, pode oferecer serviços como consultor de viagens pelas redes sociais.
Assim você indica os melhores restaurantes, museus e passeios. Você pode criar roteiros diferenciados e até ganhar patrocínio. Existem plataformas, como o Airbnb, em que é possível comercializar experiências.
Por exemplo, caso sua atividade principal seja trabalhar terapias holísticas, você pode oferecer uma experiência de imersão por meio dessa plataforma.
E falando de Airbnb, essa é a maior plataforma de hospedagem do mundo, e você pode alugar ou sublocar imóveis ou apenas quartos por diárias significativas de uma forma segura e mais rentável do que locação comum.
As possibilidades de serviços por aplicativos têm crescido a cada dia, e a lista é bem grande.
Existe alta demanda para transporte de passageiros, serviços de entrega como deliverys, entre tantos outros.
Produzir seu conteúdo digital
Outra forma de conseguir uma boa renda extra é com a produção de conteúdo. E aqui estamos falando em qualquer tipo de conteúdo:
- Cursos e treinamentos;
- Conteúdo textual e/ou audiovisual;
- Canal no YouTube ou páginas sociais monetizadas;
- Podcast, blog ou site patrocinados.
Quando falamos que no mundo digital as possibilidades são infinitas, realmente são. Tudo depende de suas habilidades e como pode usar isso ao seu favor.
Supondo que sua atividade principal seja uma gráfica de impressao digital, perceba como ter um bom blog ou canal pode, não só ser uma fonte de renda extra, mas também potencializar seu negócio como empreendedor.
Pense sobre quais são suas habilidades e conhecimentos. Oferecer e compartilhar isso pode ser uma boa forma de se desenvolver pessoal e profissionalmente, ao mesmo tempo em que ganha por isso.
Se você trabalha todos os dias em um escritório de contabilidade, por exemplo, e tem uma bela e aveludada voz pode gravar músicas e vídeos e realizar aquele sonho de cantar para as pessoas.
E aqui vale qualquer outra habilidade artística. Vivemos em um mundo que consome entretenimento de forma compulsiva, de forma que esse é um grande mercado dentro das redes sociais.
Se no seu trabalho você se destaca pelo bom-humor, pense em produzir conteúdos de comédia, como stand ups ou paródias.
Agora se o seu perfil for mais investigativo, conteúdos que trazem novas informações, novas explicações, contam histórias, discutem situações polêmicas, entre outros. Esses conteúdos são ainda mais valorizados.
Aliás, você deve saber qual é a regra do mundo digital: “pense fora da caixa”. Essa expressão é quase um lema de quem se destaca nas redes.
Se você já trabalha como artista, seja qual for a sua entre as belas artes, seja música, teatro, artes plásticas, entre tantas outras possibilidades, passar seu tempo livre criando conteúdo pode impulsionar sua carreira.
Fazer serviços freelancers
Na produção de conteúdo e em toda área do marketing digital existe um mercado à procura de freelancers que escrevem bons textos ou criam infoprodutos, por exemplo.
Existe um grande mercado e demanda constante de serviços de profissionais como designers, redatores e até mesmo professores e especialistas nas mais diferentes áreas, principalmente publicitários.
Quando o assunto é renda extra é necessário considerar e valorizar todas as suas habilidades.
Existem plataformas para freelancers para as mais diferentes vagas. Talvez sejam uma boa oportunidade para desenvolver essas habilidades de forma que elas te tragam lucro.
Considerações finais
Portanto, existem muitas outras formas de conseguir um retorno financeiro pela internet nas horas livres.
Aplicativos que pagam para incentivar seu uso e compartilhamento, responder pesquisas de mercado de grandes marcas, avaliar anúncios ou atuar como assistente remoto, também são opções.
Avalie o que realmente tem a ver com sua personalidade e habilidades, para que você possa fazer seu tempo livre render dinheiro extra de forma saudável.
Você pode se identificar com uma ou mais possibilidades, ou até mesmo ter novas ideias a partir do que as pessoas já estão fazendo. Se tem uma coisa que tem espaço no mundo digital é a inovação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.