O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que se destaca pela praticidade e segurança tanto para o tomador do crédito, quanto para a instituição financeira. Oferecido por meio de convênios entre instituições financeiras e empresas empregadoras, esse tipo de crédito permite que as parcelas sejam descontadas diretamente da folha de pagamento do colaborador, o que garante menor risco de inadimplência. Como resultado, as taxas de juros oferecidas são significativamente menores se comparadas a outras modalidades de crédito, como o crédito pessoal digital. No consignado, as taxas de juros partem de 1,35% ao mês, conforme explica Andressa Borba Paitax, especialista em Planejamento Estratégico e Analista de Negócios da cooperativa de crédito CredCrea.
A redução nos juros está diretamente relacionada à garantia proporcionada pela vinculação ao salário do colaborador. Além disso, os prazos estendidos da modalidade podem chegar a até 120 meses, um diferencial importante em relação ao crédito pessoal, cujo prazo de mercado pode ser limitado a 48 meses.
Como o crédito consignado pode contribuir com a redução do turnover
Outro ponto positivo para as empresas que oferecem essa modalidade é a possibilidade de reduzir o turnover. O colaborador, ao ter o empréstimo atrelado ao salário, acaba por ter um vínculo maior com a empresa, uma vez que as parcelas são automaticamente descontadas da sua folha de pagamento. “Essa facilidade também ajuda a manter o funcionário mais estável financeiramente, o que impacta diretamente em sua produtividade”, acrescenta Andressa.
Mesmo em um cenário de flutuação da taxa Selic, o consignado mantém-se vantajoso. De acordo com Andressa, a maioria das instituições financeiras trabalha com taxas pré-fixadas, o que evita surpresas ao longo do contrato. “Isso proporciona segurança tanto para o trabalhador quanto para a instituição”.
Crédito Consignado para aquisição de bens
Por oferecer prazos mais longos e não exigir garantias adicionais, além de contar com taxas reduzidas, o crédito consignado também se torna uma alternativa viável para a aquisição de veículos e, dependendo dos casos, com melhores taxas do que os financiamentos para este fim.
Porém Andressa ressalta que, em relação à margem de comprometimento, o crédito consignado possui uma limitação conforme o rendimento mensal do colaborador, o que impede o endividamento excessivo e garante uma utilização responsável dessa modalidade de crédito. “O consignado é uma excelente ferramenta de planejamento financeiro, evitando a necessidade de recorrer a créditos de emergência como o cheque especial ou o cartão de crédito”, conclui a especialista.