Muitas pessoas ainda têm dúvidas entre alugar ou comprar um imóvel, visto que esse tipo de decisão deve ser tomada com muita reflexão.
Principalmente, por conta dos altos custos de uma transação imobiliária. Embora em um primeiro momento o pensamento seja de que vale mais a pena comprar um imóvel do que alugar.
É importante pensar que cada uma das modalidades possui uma série de vantagens únicas, e que é preciso pensar nesse tipo de situação para tomar uma boa decisão.
Existem inúmeros fatores que devem ser levados em conta nesse tipo de decisão, por exemplo:
- Planejamento financeiro;
- Estabilidade de emprego;
- Planos de vida;
- Organização familiar.
É preciso ter tudo muito bem determinado para você conseguir identificar qual caminho deseja seguir, como um aluguel de escada.
Por isso, muitas vezes esse tipo de decisão não envolve somente a você, mas outros familiares também.
Comprar um imóvel próprio pode se transformar rapidamente de um sonho em um pesadelo se você não souber se planejar corretamente.
Contudo, é importante pensar no planejamento necessário para um aluguel também.
Vantagens de comprar um imóvel
Conquistar sua casa própria possui uma série de vantagens.
Em um primeiro lugar, é uma segurança muito maior de que você terá um teto, além de ser um bem importante para deixar como legado para seus filhos.
Entretanto, efetuar a compra de um imóvel é um processo complexo, que muitas vezes inclui um endividamento de alto custo que pode durar até 35 anos, dependendo do financiamento imobiliário escolhido.
Por isso, é importante que você tenha muita estabilidade e esteja certo de que quer fazer essa operação, além de outras necessidades, como um marido de aluguel SP.
Patrimônio pessoal
O fato de ter um imóvel para chamar de seu é uma vantagem incrível.
Isso te dá liberdade para criar e modificar o imóvel como você achar que deve, desde decoração e pequenas reformas até modificações completas na estrutura do imóvel.
É importante, no segundo caso, que você conte com ajuda profissional para garantir a integridade do imóvel enquanto você o transforma por completo.
Por ser proprietário do local, a sua imaginação se torna o limite de customização.
Além disso, as melhorias que você fizer no imóvel poderão ser aproveitadas por um longo tempo, sem que haja o medo de você perder o contrato de aluguel e ter que procurar um novo lugar.
Com o sentimento de desperdício de dinheiro depois de realizar ações no local, como a instalação de uma rede de proteção para janelas.
Bom investimento
O imóvel é uma excelente forma de investir seu dinheiro. O mercado imobiliário é uma das formas mais seguras de aplicar recursos, principalmente, por conta da valorização.
Este é um mercado previsível, e você pode conseguir excelentes resultados.
Mesmo que você precise do dinheiro rapidamente, ainda é uma boa fonte de renda e esse tipo de recurso tem uma boa liquidez, podendo ser vendido de maneira rápida e prática.
Caso você deseje manter o imóvel, ele se torna parte de um legado.
O dinheiro de um financiamento imobiliário não é um gasto, uma vez que este valor retorna para você em formato de investimento, principalmente de outras ações, como um papel de parede instalado.
Normalmente, quando uma pessoa fala sobre investir, o primeiro pensamento é a bolsa de valores.
Esta é ainda uma das maneiras mais tradicionais de investimento, mas também é uma aplicação de alto risco e de retorno rápido.
O mercado imobiliário é mais estável, por conta da perenidade do imóvel. Por isso, é importante que você identifique sua vontade com o imóvel.
Muitas pessoas tratam a transação como uma conquista pessoal muito importante, de finalmente ter um espaço para chamar de seu.
Enquanto isso, outras pessoas utilizam o comércio imobiliário simplesmente como um meio para o fim, comprando e revendendo depois por um preço melhor.
Neste caso, elementos como um guarda roupa em madeira podem agregar valor ao imóvel.
Não existe nenhum tipo de problema em nenhum dos casos, tratando-se apenas de pessoas com perfis diferentes.
Entretanto, em ambos os casos é fundamental que se tenha visão de futuro, uma vez que você pode apostar em um imóvel que será muito valorizado depois que o bairro em que ele se encontra estiver florescendo.
Maior segurança
Com um contrato de financiamento em mãos, você tem muito mais estabilidade em um imóvel do que no caso do aluguel.
Não há uma preocupação de uma quebra de contrato forçá-lo a procurar um novo lugar, sendo um ambiente de mais tranquilidade.
Sua família estará segura e protegida dentro de um lar como este, e por isso ele se torna um investimento que vale a pena.
Isso porque a estabilidade não fica só com você. Seus herdeiros terão todo o imóvel como parte de sua herança.
Dessa forma, não há uma preocupação com moradia e segurança quando você partir, criando assim um vínculo muito forte com sua família e amigos.
Benefícios como um elevador hidráulico residencial também podem fazer a diferença.
Uma casa pode estar em qualquer lugar, mas um verdadeiro lar é algo muito difícil de construir, deve ser feito com muita atenção e carinho de todos os envolvidos neste processo para se adaptar ao novo lar.
Conta calculada
Uma das principais vantagens de comprar um imóvel é que, por se tratar de um processo de compra complexo, ele é muito bem detalhado.
Você saberá antes mesmo de contratar o financiamento todos os valores de parcelas e como você poderá lidar com elas.
Isso significa que você saberá exatamente quanto irá gastar mensalmente com esse tipo de investimento.
Além disso, é possível reduzir consideravelmente o tempo de financiamento ao amortizar o valor devido pagando as últimas parcelas.
Dessa forma, você consegue um controle muito maior de sua estrutura financeira, garantindo qualidade na compra de um imóvel próprio com elevador para cadeirante residencial.
Benefícios do aluguel
Morar de aluguel pode apresentar também uma série de benefícios, que podem ser muito úteis para pessoas que estão em um momento diferente da vida e não estão pensando em investir no mercado imobiliário.
Chance de economia
Com um aluguel de valor baixo, você pode aproveitar para iniciar uma série de investimentos que ajudarão você a criar um fundo de caixa.
Muitas vezes, as pessoas não compram imóveis por não ter o capital necessário para os recursos próprios.
Esse tipo de ação pode ser conquistada com um período de aluguel, onde você gasta menos com esse tipo de estrutura para conseguir guardar dinheiro.
Além disso, você pode estar interessado em outros sonhos ou objetivos.
Para isso, é interessante você ter um valor abaixo de uma parcela de financiamento, para conseguir uma estrutura melhor para economizar.
Conheça melhor a casa
Se você não tem pressa de comprar um imóvel, o aluguel permitirá que você experimente diferentes locais, dando oportunidade para você se acostumar com a região, suas facilidades, comércio e outros elementos.
Algumas vezes, dependendo do tempo de contrato de aluguel, você pode negociar com o proprietário para tentar comprar o imóvel alugado, fazendo uma transição já com costume e rotinas dentro do imóvel.
Diferentes opções
Outra grande vantagem do aluguel é que ele pode ser altamente adaptável a sua necessidade e a de sua família.
Isso significa que rapidamente você pode ir para um local mais próximo de seu trabalho ou da escola das crianças.
Além disso, você pode procurar um imóvel que possua benefícios e facilidades que sejam de seu agrado, como uma quadra poliesportiva ou até mesmo uma piscina.
Normalmente, imóveis desse tipo costumam ter valores muito altos para comprar.
Você pode até mesmo procurar imóveis de alto padrão para morar, uma vez que o valor de aluguel é muito mais em conta e permite que você tenha essa possibilidade em moveis planejados quarto solteiro.
Menor custo de manutenção
Quando você mora de aluguel, a manutenção do apartamento fica a cargo do proprietário.
Isso significa que quando algo acontece, você pode simplesmente alertar o dono do imóvel para que ele providencie reparos.
Em casos emergenciais, você pode fazer o reparo por si só, e solicitar depois um reembolso em formato de desconto do aluguel.
Dessa forma, você consegue economizar muito mais seus recursos próprios.
É importante se atentar que estas manutenções se referem a problemas e imprevistos que podem acontecer no imóvel, e não acidentes provindos do mau uso do local.
Considerações finais
Tanto o aluguel quanto a compra do imóvel tem suas vantagens, e no final das contas, é importante que você procure identificar qual dos dois modelos mais se adequa a sua realidade.
Não existe muito como errar nesse tipo de ação, sendo importante que você faça um bom planejamento e identifique todas as suas possibilidades, bem como suas opções em casos de montar uma boa estrutura para sua família e para você próprio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.