Você sabia que o cartão de crédito surgiu nos Estados Unidos, em 1950? Pois é! Este pedaço de plástico que é muito utilizado para realizar compras foi criado por Ralph Schneider e Frank McNamara, fundadores da Diners Club. Porém, naquele momento, o cartão funcionava mais como um cartão pré-pago. O modelo de cartão de crédito mais parecido com o modelo atual foi criado pelo Bank of America, em 1958.
Com o passar dos anos, evoluções foram acontecendo, como a adição das tarjas magnéticas, posteriormente os chips, e, mais recentemente, a tecnologia contactless.
O cartão de crédito sem anuidade
Há alguns anos atrás, ter um cartão de crédito era, em quase todos os casos, acompanhando da tal da anuidade. Ou seja, para ter a possibilidade de realizar compras no cartão de crédito, era necessário pagar um custo, a tal da anuidade, diluído em parcelas mensais, que vinham na fatura. Eram apenas em alguns casos seletos, de clientes com maior patrimônio no banco, que a anuidade não era cobrada.
Com o surgimento das fintechs, o mercado de cartões de crédito passou a ficar mais concorrido, e, várias destas soluções passaram a oferecer o cartão de crédito sem anuidade, o que, para o bolso do consumidor, passou a ser uma nova economia.
De lá para cá, diversas opções de cartões de crédito sem anuidade não para de surgir, o que torna possível que o consumidor escolha aquele que mais achar interessante.
Eu ouvi dinheiro de volta?!
Se ter economia com a anuidade do cartão de crédito já é muito bem vinda pro bolso do usuário, imagina se uma parte do valor das compras fosse devolvida ao consumidor? Parece algo impossível, não é?
Porém, é exatamente o princípio do cashback. Esta expressão do inglês, quando traduzida para o português significa “dinheiro de volta”. O cashback é um sistema oferecido, num primeiro momento, por e-commerces, que devolvem ao comprador uma parte do valor da compra, como se fosse uma comissão.
O primeiro cashback foi criado pelo site Ebates, dos Estados Unidos, em 1998. Já no Brasil, a primeira plataforma de cashback foi o Compra3, em 2007. A grande proposta de valor do cashback é fidelizar os clientes com as lojas e marcas.
E o mais interessante é que, além das lojas online, lojas físicas também passaram a oferecer cashback, bem como, cartões de crédito passaram a oferecer dinheiro de volta para todas as transações feitas através deles. Ou seja, existem cartões, hoje em dia, que possibilitam a devolução de uma parte do valor da compra para toda vez que forem utilizados.
Isenção de anuidade e dinheiro de volta!
Hoje, o mercado de cartões de crédito avançou tanto que possibilita opções que não te cobram anuidade e, ainda por cima, oferecem cashback. Duas ótimas opções são os cartões da Méliuz e da Mooba.