Desafio do e-commerce na Black Friday é lidar com número grande de encomendas e mesmo assim entregar no prazo

Desafio do e-commerce na Black Friday é lidar com número grande de encomendas e mesmo assim entregar no prazo

A Black Friday, a sexta-feira mais aguardada do ano pelos consumidores, está prestes a chegar. Para os lojistas virtuais, é preciso pensar nos detalhes para aproveitar esta época do ano e potencializar as vendas. Um deles consiste em garantir a entrega de uma enorme quantidade de pedidos no prazo estimado.

“Acreditamos que isso não é apenas um diferencial, mas sim um compromisso essencial que os lojistas devem assumir, integrando-se a uma gestão eficiente como parte fundamental do seu negócio”, afirma Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de automação e gestão de um negócio nos marketplaces  

Segundo Dias, a tecnologia tem se tornando primordial para atender a demanda de um mercado que cresce a cada dia tanto em tamanho quanto em exigência. “Quem compra hoje, quer receber amanhã, e o lojista precisa estar preparado. Ferramentas que automatizam processos garantem agilidade na entrega aos clientes”.

A empresa NaWeb, por exemplo, utiliza tecnologia para gerir uma média de 2.500 pedidos por dia, sendo 1.500 via expedição. Segundo o CEO Igor Savoia, a equipe de apenas quatro pessoas consegue manter um fluxo de trabalho produtivo por conta das soluções inovadoras que implementaram nos últimos anos.

“A automação das vendas tem sido essencial para otimizar os processos de logística, garantindo a satisfação dos clientes e impulsionando o crescimento do negócio. Durante datas promocionais conseguimos aumentar as vendas em 50% a 60%, com praticamente a mesma equipe, apenas acrescentando um colaborador extra para auxiliar durante o último trimestre”, ressalta. 

A NaWeb automatiza a gestão com a ferramenta da Magis5 que permite o envio de lotes de pedidos, economizando tempo e recursos. “Por exemplo, pela manhã, quando chegamos, temos 170 vendas para processar, com a utilização da tecnologia, podemos fazer o picking, imprimir as notas fiscais e etiquetas com facilidade, simplificando todo o processo”, acrescentou Savoia.

Estratégia fulfillment também agiliza entrega

Geralmente, um site de compras inicia suas operações com uma equipe enxuta. Em muitos casos, ao receber um pedido, a própria equipe da loja virtual é responsável pela expedição e envio. No entanto, à medida que o e-commerce cresce, surge o desafio de gerenciar eficientemente o estoque, os pedidos e a logística.

Atividades como separar e embalar produtos, encaminhar para a transportadora e acompanhar trocas e devoluções, além de consumirem tempo da equipe, representam custos significativos para as lojas virtuais.

Assim, uma estratégia de fulfillment é fundamental para aprimorar a operação e alcançar resultados mais eficazes no comércio eletrônico. A prática engloba levar seus produtos para determinados centros de distribuição, de marketplaces por exemplo, que cuidaram do processamento do pedido a partir do momento da compra até a entrega. “Muitas empresas de e-commerce optam por serviços de fulfillment terceirizados, nos quais empresas especializadas assumem parte ou todo o processo de atendimento de pedidos, permitindo que os comerciantes foquem em outras áreas do negócio”, disse Dias. 

Ter o auxílio de um serviço fulfilment foi uma das maneiras que a Na Web encontrou para impulsionar as vendas na internet e dar principalmente resultados que se espera no e-commerce. “Nossa estratégia é manter uma gestão eficiente do fulfillment, juntamente a um estoque sólido. Não nos concentramos em ter uma grande variedade de produtos, mas sim em oferecer preços competitivos e anúncios bem elaborados”, conclui o CEO da NaWeb.

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