O estresse financeiro é o termo utilizado para descrever as preocupações constantes relacionadas às finanças pessoais e a sensação de incerteza que isso provoca. Entre os brasileiros, os Millennials (de 29 a 43 anos) e a Geração X (de 44 a 63 anos) são os grupos que apresentam os maiores níveis de estresse financeiro, com 57% e 53%, respectivamente, de acordo com o Raio X do Investidor Brasileiro, elaborado pela Anbima. Na análise por gênero, 60% das mulheres relataram níveis elevados de estresse financeiro, em contraste com 41% dos homens.
Manter o equilíbrio entre gastos e renda é um fator essencial para reduzir as preocupações financeiras. Segundo dados da Anbima, pessoas que gastam mais do que ganham tendem a enfrentar níveis mais elevados de estresse financeiro. Para José Luiz Florippes, diretor de vendas de seguros da Omint, ações simples podem ajudar. “Contar com um ativo de proteção financeira, como o seguro de vida, é fundamental para garantir amparo em situações emergenciais”, destaca o executivo.
Confira três dicas para evitar o estresse financeiro:
- Mapeie as despesas
O primeiro passo para evitar o descontrole financeiro é entender exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Crie uma planilha ou utilize aplicativos de finanças para registrar todos os gastos, tanto os fixos (como aluguel, financiamento e contas básicas) quanto os variáveis (como lazer, delivery e compras eventuais). O mais importante é ter uma visão completa das despesas para que seja possível montar um planejamento financeiro consistente. Esse é o ponto de partida para ganhar controle sobre sua vida financeira.
- Crie hábitos sustentáveis
Ter equilíbrio financeiro não significa abrir mão de tudo, mas sim fazer escolhas conscientes compatíveis com sua realidade. O segredo está em adotar hábitos que possam ser mantidos no longo prazo, sem gerar frustração ou sobrecarga. Evitar compras por impulso, por exemplo, é um passo fundamental para manter sua planilha de despesas sob controle e garantir que o orçamento esteja sempre alinhado com sua renda.
- Tenha um plano para imprevistos
Um dos pontos mais importantes da organização financeira é entender que imprevistos acontecem, como emergências médicas, perda de emprego ou acidentes pessoais. Essas situações exigem respaldo financeiro imediato, e estar preparado faz toda a diferença. Por isso, é essencial contar com um plano de proteção, como o seguro de vida, que oferece suporte financeiro em momentos críticos. Em caso de eventos cobertos pela apólice, o segurado recebe o valor contratado, o que permite manter os compromissos mensais em dia, evitar dívidas e reduzir o impacto emocional e financeiro da situação.