Comprar um imóvel é o sonho da maioria dos brasileiros, aliás, a casa própria é um objetivo comum entre as pessoas em qualquer época do ano.
De acordo com uma pesquisa realizada, 31% dos brasileiros de classes média e alta estão em busca de um imóvel novo, seja para sair do aluguel, aumentar o patrimônio ou investir.
As informações são da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), junto com a Brain Inteligência Estratégica. No ano de 2023, o mercado imobiliário estará em ritmo de retomada, o que anima o setor.
No entanto, mesmo sendo um desejo comum entre as pessoas, apenas 11% estão realmente em condições de alcançar esse propósito e procuram imóveis ativamente. Além disso, 33% afirmam que querem comprar para sair do aluguel.
O início de um novo ano marca um período de possibilidades e objetivos, e para quem tem o sonho de comprar um imóvel em 2023, vale a pena conhecer algumas dicas que vão ajudar a alcançar esse objetivo rapidamente.
Para aprofundar um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar alguns motivos para comprar a casa própria e o que fazer para realizar esse sonho em 2023.
Motivos para comprar um imóvel
Escolher um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa, afinal, trata-se do lugar onde o indivíduo vai viver, colecionando lembranças, momentos e histórias.
A casa própria tem valor financeiro e afetivo, por isso, é necessário ter muito cuidado e atenção na hora de fazer essa escolha. No Brasil, existem muitas pessoas presas ao aluguel, mas continuam sonhando com seu próprio imóvel.
Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de alinhador de aro de bicicleta, também preferem realizar suas atividades em imóvel próprio, afinal, isso traz muito mais liberdade para o dia a dia.
Para as pessoas, principalmente aquelas que fazem financiamento, apesar do valor investido, o imóvel próprio traz retornos positivos.
Decidir pela moradia ideal considera as necessidades diárias e traz muitos benefícios para o proprietário. O imóvel é uma das melhores opções de investimento do mercado, visto que traz conforto e qualidade de vida para a família.
No entanto, existem muitas outras razões para ter paciência e se dedicar à realização desse sonho. Dentre elas estão:
- Sair do aluguel;
- Livrar-se de inseguranças;
- Investimento certeiro;
- Segurança financeira;
- Gastos previsíveis;
- Fácil adaptação;
- Independência;
- Espaço maior.
O aluguel representa um peso muito grande no orçamento, além de ser algo que não agrega valor para quem paga, ou seja, é um investimento sem retorno.
Só que, além de gerar despesa extra, o aluguel limita as pessoas no que diz respeito aos reparos, obras e até mesmo na hora de ter um animal de estimação ou escolher o tipo de decoração.
O proprietário pode fazer algumas melhorias, como instalar um bloqueador de umidade, mas só vai fazer reformas se estiver disposto, ou seja, o inquilino deve aceitar suas condições.
Também existem muitas inseguranças para quem mora de aluguel, pois o proprietário pode pedir o imóvel de volta de uma hora para outra. Uma mudança inesperada traz muitos transtornos e dores de cabeça, além de aumentar os gastos.
Diferentemente do aluguel, comprar a casa própria é um investimento que traz muitos retornos financeiros. Se a propriedade for bem cuidada, vai se valorizar ao longo do tempo e terá um bom valor de venda.
A rentabilidade desse investimento é muito alta e traz boa liquidez, caso o proprietário queira vender, além de ser uma garantia para o futuro.
Trata-se de um investimento seguro, pois mesmo que o morador precise sair do local, pode alugar seu imóvel para ter uma renda extra.
Bons investimentos trazem segurança para toda a família e comprar um imóvel é uma forma de obter rendimentos maiores do que a poupança.
Ao longo do tempo, o aluguel sofre alguns ajustes, assim como o valor do condomínio e o IPTU. O financiamento, por sua vez, é previsível porque mostra quais são as condições de entrada, prazos e juros até a última parcela.
A construtora que investe em placa cavalete personalizada vende seus imóveis com diversas possibilidades de pagamento, mas quem precisa financiar, não precisa escolher o financiamento mais barato, mas o melhor modelo para si.
Quem mora de aluguel não pode fazer alterações no imóvel para personalizá-lo, por outro lado, em uma moradia própria os moradores têm autonomia para fazer as mudanças e adaptar os espaços de acordo com suas necessidades.
Isso envolve ações como reformas, ampliações, pintura, entre outras que deixam o local com a cara do morador e trazem sensação de aconchego.
Quem mora com os pais ou outros parentes quer se sentir independente, mas quem compra um imóvel conquista uma independência ainda maior.
Por fim, diante de tantas facilidades oferecidas hoje em dia, é possível comprar uma propriedade maior e pagar as mensalidades do financiamento. Um casal pode ampliar a família ou até mesmo ter mais espaço para as atividades do dia a dia.
Dicas para comprar um imóvel em 2023
Comprar uma casa é vantajoso por diversas razões, desde mais liberdade para instalar painel acústico e outras alterações até o fato de ser um investimento com ótimos retornos.
Para aproveitar todos os benefícios dessa compra em 2023, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:
Fazer um planejamento
O primeiro passo para ter segurança é fazer um bom planejamento, pois assim é possível visualizar as etapas do processo e aumentar as chances de fazer uma boa escolha.
Trata-se de um investimento, por isso, é necessário trabalhar com uma estratégia inteligente, respeitando a realidade financeira e as necessidades do morador.
Todo tipo de compra e investimento, seja na hora de adquirir um imóvel ou separador de pó ciclone, exige organização e cautela. O indivíduo precisa saber o quanto está disponível para gastar, quais são seus investimentos e se possui dívidas.
Avaliar as necessidades da família
É essencial entender as reais necessidades da família antes de fazer a aquisição, compreendendo as demandas e expectativas de todos os futuros moradores.
É uma forma de garantir a satisfação e a tranquilidade econômica para os próximos anos ou décadas. Se for um casal, é necessário se certificar de que vão permanecer no mesmo emprego por muito tempo e se pretendem ter filhos.
Também é primordial ponderar se mais pessoas vão viver no local para que todos possam ter seu próprio espaço.
Verificar a documentação
Para evitar golpes, é fundamental verificar a documentação da propriedade. O comprador deve ir até um cartório de registros e solicitar a certidão da propriedade que mostra o nome do real proprietário.
Seja para morar ou para abrir uma empresa de lavagem de poltrona, atentar-se a isso ajuda a checar outros dados fundamentais, como existência de dívidas, disputas judiciais e penhoras.
O futuro comprador deve avaliar se existem débitos em aberto, IPTU atrasado e parcelas do condomínio em atraso.
Escolher uma forma de pagamento
Comprar um imóvel é uma transação complexa e as pessoas têm acesso a maneiras diferentes de reunir o montante necessário para fazer a compra. Antes de escolher, é necessário fazer as contas e verificar a melhor forma de fazer o investimento.
Muitas pessoas compram apartamentos em condomínios que contratam empresa de portaria eletronica por meio do financiamento. Ele costuma acontecer por meio de uma instituição bancária ou parcelamento direto com a construtora.
Também existe a possibilidade de usar o FGTS para dar uma entrada maior e assim abater no valor das parcelas que serão pagas.
Saber quais são os gastos inesperados
De modo geral, uma aquisição pode trazer gastos inesperados, principalmente se for algo de grande valor financeiro, como no caso de um imóvel.
Mesmo que seja um investimento positivo para o bolso em longo prazo, alguns custos podem pesar no orçamento em pouco tempo.
Existem taxas e despesas que fazem parte da transação de compra e venda, como no caso do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários).
Ou seja, além de considerar as condições da pintura fachada edificio, o proprietário deve considerar esses gastos, que também incluem Escritura Pública, IPTU, Registro do Imóvel e até uma possível Declaração de Inexistência de Dívidas Condominiais.
Considerações finais
Comprar um imóvel é o sonho da maioria das pessoas porque assim elas conseguem se livrar do aluguel, morar em um lugar que lhes pertence e ainda fazer um investimento de longo prazo que vale muito a pena.
Em 2023, muitos indivíduos pretendem realizar esse sonho, mas para dar certo, é fundamental ter atenção e cuidado com diferentes fatores. Assim, a compra da casa própria não se transforma em pesadelo e traz qualidade de vida para todos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.