Organizar suas finanças é um processo muito importante para você conseguir conquistar resultados de qualidade em sua vida financeira.
Saber organizar seu dinheiro é um passo importante para você conseguir concretizar seus sonhos.
Muitas pessoas ainda têm dificuldade em se adaptar às questões financeiras. Há uma falta de preocupação com a educação financeira no começo da vida, e isso se perdura ao longo de toda a jornada das pessoas.
Por conta disso, o endividamento e a falta de controle com dinheiro são problemas cada vez mais comuns.
Entretanto, o desejo por estabilidade e por uma vida mais plena estão aos poucos levando as pessoas a buscarem mais organização em suas economias, permitindo um aluguel de sala privativa coworking.
Existem dois pontos fundamentais para uma pessoa ter uma vida financeira saudável: o planejamento e a organização.
Quando você dá a devida atenção a sua economia pessoal, consegue ter uma relação muito mais satisfatória com dinheiro.
O planejamento financeiro é composto por uma série de ações que ajudam você a se organizar para situações futuras, estando preparado para cumprir os objetivos estipulados e não faltar com seus compromissos.
Para isso, é preciso obter uma série de informações sobre seus gastos e sobre os lucros que você recebe.
Seja por meio de trabalho, rendas extras ou rendimentos provindos de investimentos, como uma oficina mecânica completa.
Dessa maneira, você consegue manter seu padrão de vida e até mesmo se programar para melhorá-lo, criando um ambiente muito mais satisfatório para sua rotina financeira, sem que haja qualquer tipo de comprometimento de sua renda.
Dessa forma, você consegue identificar desperdícios e falhas em sua estrutura econômica, e pode se programar para conseguir resultados mais satisfatórios para corrigir estes problemas, direcionando seu dinheiro para o rumo certo.
Por que fazer um planejamento financeiro
A educação financeira é um elemento fundamental para uma vida próspera.
Embora esse tipo de atividade não seja estimulada em tenra idade, muitas pessoas têm buscado por conta própria, e a tecnologia tem um importante papel nisso.
A popularização da internet, redes sociais e outras ações permitiram que as pessoas pudessem procurar cursos, palestras e workshops com muito mais facilidade, sem mesmo sair de casa.
Por isso, as pessoas começaram a se interessar mais por suas finanças após a facilitação da instalação de internet.
É importante entender sua renda e suas possibilidades para conseguir identificar o que deve ser realizado para uma boa estrutura de dinheiro.
Compreender seu estilo de vida e como você pode mantê-lo é fundamental para melhorar este quadro.
Realizar um bom planejamento de suas finanças pode ajudar a conquistar objetivos e sonhos que você mantinha guardado por não julgar que conseguiria juntar o suficiente.
Para isso, é importante criar o hábito de economizar e utilizar ferramentas que possam ajudá-lo.
Dicas para uma vida financeira melhor
Para você conseguir conquistar independência financeira e uma boa saúde em sua economia, é preciso ter atenção a uma série de elementos importantes que precisam ser avaliados e identificados.
Embora estes elementos não sejam assertivos para todas as pessoas, estas dicas formam um norte a seguir para começar a sua estrutura de ação, identificando elementos que precisam de atenção imediata para melhorar sua rotina com o dinheiro.
Organização de finanças
O primeiro passo que você deve ter em mente é a organização de suas finanças. Ter um notebook novo para manter o registro pode ser uma excelente alternativa.
Para conseguir se estruturar adequadamente, é preciso compreender quais são seus gastos e o que você deve fazer para conseguir uma estrutura mais adequada para seu dinheiro.
O primeiro passo é identificar todos os seus ganhos e todos os seus gastos.
Ao colocá-los em uma planilha, você consegue compreender exatamente onde está indo seu dinheiro e quanto você efetivamente está ganhando e anotar em seu bloco de pedido personalizado.
Isso permite que você trace todo o caminho que precisará para ter uma vida saudável do ponto de vista financeiro, identificando custos fixos, flexíveis e o que realmente é necessário para você conquistar um espaço melhor.
Livre-se de suas dívidas
O primeiro ponto que você deve pensar é em como se livrar de suas dívidas. Elas o impedem de conseguir economizar e criar uma estabilidade econômica mais efetiva.
O endividamento ainda é um grande problema no público em geral, e livrar-se disso é primordial.
Comece identificando todos os pontos que você possui em dívidas. Isso ajuda a identificar os valores e os prazos para você começar a se organizar para o pagamento de cada uma delas.
Muitas vezes, os juros ficam apenas acumulando e gerando um efeito de bola de neve.
Escolha uma dívida para quitar e comece o quanto antes a amortizá-la com qualquer valor extra que você receber.
Dessa maneira, você pode cortar boa parte das taxas de juros e se livrar rapidamente dessa dívida.
Fazer marcações em um caderno de anotacoes personalizado pode ajudar a compreender melhor este processo.
Passe para a seguinte e repita o processo até que todas as suas dívidas sejam quitadas.
Assim, você terá novamente o poder aquisitivo completo de seu salário, e começará a estruturar melhor suas finanças uma vez que terá mais controle sobre seu dinheiro.
Defina seus objetivos
Depois de se livrar das dívidas e entender seus recebimentos e suas contas, é importante entender os objetivos para você conseguir explorar suas finanças.
É importante que você mantenha suas metas realistas, entretanto.
Estipule uma meta anual de economia baseada em seus recebimentos, para evitar no futuro a insatisfação de não ter conseguido cumprir este tipo de ação.
É muito importante que você consiga identificar elementos para se fixar quando estiver organizando seu dinheiro, como adicionar categoria a na CNH.
Pense em objetivos a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você consegue calcular o quanto precisa ser economizado e pode estruturar sua vida financeira para alcançar esses objetivos.
É muito importante ter um controle maior de seu dinheiro para conseguir realizar vontades e desejos que você tem, mas não tinha como realizar antes.
Faça uma reserva de emergência
Uma das principais maneiras de manter sua vida financeira saudável depois de se livrar de dívidas é conseguir conquistar mais tranquilidade no seu dia a dia.
Quando você começa uma reserva de emergência, pode ficar sossegado quando algum imprevisto acontecer, como a necessidade de comprar um computador novo para poder trabalhar.
A reserva de emergência deve ser um valor mensal que não fará diferença em seu orçamento, e deve ser guardado sem a intenção de usá-lo.
Entretanto, é interessante guardar esse dinheiro em algum investimento cuja retirada seja fácil.
Dessa maneira, você consegue ter uma boa estrutura para eventualidades que podem acontecer em seu dia a dia.
Imprevistos acontecem o tempo todo, e é muitas vezes o motivo de endividamento de muitas pessoas.
Se você tem uma reserva de emergência, entretanto, pode utilizar seus recursos de maneira direta, sem precisar se preocupar em pegar empréstimos bancários ou outra forma de crédito, que eventualmente pode se tornar um problema.
Quanto mais você consegue economizar em sua reserva, mais qualidade você terá para suas finanças, conseguindo explorar mais qualidade em sua vida econômica.
Anote todas as suas movimentações
Acompanhar todos os débitos e créditos que você faz em um mês é muito importante para você conseguir um bom controle de cada ação que será realizada.
Dessa forma, você consegue compreender quando está chegando em seu limite financeiro.
Além disso, você consegue identificar os locais em que você tem um gasto maior, e pode compreender porque estes gastos estão sendo realizados e como você pode impedi-los de acontecer.
Quanto mais você conseguir economizar, melhor ficará seu planejamento financeiro, uma vez que terá oportunidade de aproveitar melhor este tipo de ação.
Saiba investir
Depois que você consegue compreender a importância de poupar e está estabelecendo sua rotina financeira, é hora de pensar em investimentos. Determinar o perfil de investidor é o primeiro passo.
Algumas pessoas preferem um perfil mais conservador, reservado e com garantias de resultado, ainda que pequeno.
Outros preferem ser mais audaciosos e investir em ações com um retorno muito maior, mas que também possuem riscos. Você pode investir em:
- Fundos de investimento;
- Bolsa de valores;
- Mercado imobiliário;
- Poupança.
Quando você consegue alinhar seus investimentos com seus objetivos financeiros, as chances de explorar melhor todo o seu potencial são muito maiores, permitindo uma estrutura mais adequada para conseguir uma boa renda.
Considerações finais
Planejar sua vida financeira deve ser um importante passo para você conseguir se estruturar melhor, conquistar independência financeira e uma boa relação com o dinheiro em geral.
Esse tipo de ação é fundamental para você conquistar sua estabilidade econômica.
Quanto mais você compreende seu dinheiro, melhor consegue utilizá-lo, evitando assim o risco de endividamento e aproveitando uma vida muito mais segura e saudável, sem precisar se preocupar com elementos que possam pegá-lo de surpresa.
Assim, você consegue se organizar economicamente e se tornar uma pessoa muito mais plena, com tranquilidade em seu dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.