Plano de Negócios: o que você precisa saber para usar na sua empresa

Plano de Negócios: o que você precisa saber para usar na sua empresa

No momento de começar uma empresa é essencial contar com um bom planejamento que irá garantir decisões de sucesso para o negócio. Por isso, o plano de negócios é algo muito útil para descrever uma empresa e pontuar estratégias para seu futuro. 

Para quem quer colocar um produto no mercado, criar uma relação com o público, ou mesmo utilizar o marketing digital para crescer, é preciso apostar no planejamento. E o plano de negócio é o passo inicial. 

O que é plano de negócios? 

O plano de negócios é um documento que tem como intuito ajudar no planejamento de um negócio. Assim, ele serve como um guia que pontua os objetivos e o caminho a ser seguido por aquela empresa. 

Por isso, esse plano reúne uma série de informações e dados que colaboram com as tomadas de decisões e definições de estratégias para guiar o negócio. Inclusive, demonstra se aquela empresa é viável e pode trazer os lucros esperados. 

Dessa forma, é algo importante para estruturar um empreendimento. Na hora de procurar por investidores, por exemplo, o plano de negócios pode ser apresentado para que conheçam a empresa e entendam se ela pode trazer bons resultados. 

Saiba como fazer um plano de negócios 

Após entender como o plano de negócios é importante para uma empresa, chegou a hora de você saber como construí-lo. Para isso, saiba que esse documento possui uma estrutura básica, na qual você pode se basear. 

Sumário executivo 

A primeira parte do plano de negócios é o sumário executivo. Nele, você precisa listar de forma concisa as informações importantes sobre o negócio, com uma descrição da empresa. 

Por isso, no sumário você deve incluir a missão da empresa, dados dos sócios, localização do negócio, o regime tributário, capital social, setores de atividade e mais. Inclusive, os produtos e serviços, expectativas de lucro e prazo de retorno. 

Análise de mercado 

Em seguida, é hora de fazer a análise de mercado. Esse é um momento para entender mais sobre os concorrentes, seu público-alvo e seus fornecedores. Com isso, você pode ter uma noção completa sobre o mercado no qual irá atuar. 

Assim, é preciso fazer uma segmentação de clientes, buscando saber se são pessoas físicas ou jurídicas, faixa etária, gênero, escolaridade e afins. É preciso saber também seus interesses, hábitos de consumo e necessidades. 

No caso da concorrência, é essencial entender com quais produtos e serviços trabalham, quanto cobram, quais as condições de pagamento e horários de funcionamento. E claro, como é o atendimento e o que chama a atenção do cliente. 

Já para os fornecedores, é preciso traçar quais podem oferecer os melhores produtos ou matéria prima, com bons preços e condições de pagamento. Ainda, é preciso entender os prazos de entrega e quantidades mínimas dos pedidos. 

Plano de marketing 

O passo seguinte é o plano de marketing. Essa é uma etapa em que é preciso trabalhar com os 4 P ‘s do marketing: produto, preço, promoção e praça.

No Produto, é necessário fazer uma descrição do produto ou serviço oferecido e, inclusive, com detalhes sobre formas, cores, embalagens, tamanhos e mais. Além disso, é preciso pontuar quais são os diferenciais e as garantias. 

Na hora de definir o preço, considere os valores trabalhados pelos concorrentes e o quanto o consumidor está disposto a pagar. Inclusive, se o preço está adequado a qualidade do produto e o que ele oferece aos clientes. 

No tópico de promoção, entram as estratégias de divulgação dos produtos. Ou seja, quais serão os canais para mostrar o produto, como as ações serão feitas e qual posicionamento estará por trás de cada campanha. 

E por fim, temos a Praça, que determinada onde esse produto será comercializado. Em lojas físicas ou em e-commerce? Assim, é preciso traçar questões como estoque e distribuição. 

Plano operacional

No plano de negócios também é preciso definir o plano operacional. Essa é uma etapa para definir a estrutura da empresa, desde a parte física até operacional. 

Por isso, é preciso considerar a quantidade e qualificação dos funcionários necessários, os equipamentos e materiais, e ter uma noção da capacidade produtiva. Além disso, é interessante organizar um fluxo de produção de acordo com as etapas. 

Assim, se a empresa deseja ter uma unidade física, também é preciso pensar nesse espaço, com a distribuição da equipe e dos recursos. 

Projeções financeiras

Já a parte de projeções financeiras no plano de negócios, é uma etapa voltada para construir um plano financeiro que garanta a viabilidade da empresa. 

Assim, é preciso reunir todas as informações sobre os investimentos fixos, quais bens precisam ser adquiridos, como maquinários, móveis, utensílios e afins. E mesmo gastos com registros, documentação, reformas e aluguéis.

Desse modo, é preciso incluir o capital de giro e a estimativa de faturamento mensal. E claro, definir os custos de cada mercadoria, dos funcionários e gastos com a comercialização. 

Tudo isso servirá como base para encontrar, por exemplo, o prazo de retorno do negócio e se ele poderá dar os retornos esperados de acordo com os custos. 

Projeções mercadológicas

As projeções mercadológicas tem como função apresentar cenários e trazer opções de prevenção. Logo, deve-se simular situações para a empresa, que podem ser ou não positivas.

Ou seja, situações em que o faturamento cresceu e as despesas diminuíram, o que é muito positivo. Ou situações desfavoráveis, em que há aumento de custos ou queda de vendas. 

Com essa previsão, é possível definir quais seriam as medidas para evitar problemas e reverter cenários desfavoráveis. E claro, é uma forma de estar preparado para lidar com adversidades. 

A importância do plano de marketing para sua empresa

Após conhecer mais sobre o plano de marketing, você sabe como estruturar o documento que irá guiar os rumos da sua empresa. Mas para quem está focado em aumentar vendas, não podemos esquecer da importância do plano de marketing. 

Isso porque, ele é um documento que detalha todos os planejamentos a respeito das estratégias de divulgação. Ele pode ser focado em campanhas específicas ou no marketing geral da marca. 

Portanto, se a sua empresa pretende investir em marketing digital, por exemplo, é essencial que exista um planejamento por trás. Com isso, é possível embasar todas as decisões da equipe, utilizando os investimentos da melhor forma e de maneira organizada. 

Sendo assim, ele deve levar em consideração alguns detalhes como o diagnóstico da empresa e a análise do ambiente de negócios. Ao mesmo tempo, é preciso entender a concorrência e o público-alvo. 

E claro, deve-se também definir os objetivos por trás das campanhas, o posicionamento a ser adotado e as estratégias que vão pautar cada atividade. Assim como é necessário pontuar o orçamento e cronograma.

Conclusão

O plano de negócios é um documento importante para que uma empresa se organize e possa começar suas atividades com mais estabilidade. 

Para isso, ele conta com várias etapas que ajudam a planejar e organizar a empresa como um todo, desde a parte financeira até operacional. Com isso, o negócio se torna bem estruturado e tem mais chances de sucesso. 

Inclusive, esse tipo de planejamento é útil para ajudar na divulgação da marca, como em áreas de marketing. 

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