Sem definir nossas metas financeiras de maneira muito clara, tendemos a passar por estresse e desgaste.
Visto que uma das dimensões mais importantes de toda nossa vida é a da realidade econômica, ligada ao nosso sustento e bem-estar.
Na verdade, falar apenas em estresse chega a ser um eufemismo, pois problemas financeiros podem causar um verdadeiro pânico em algumas pessoas, inclusive com consequências que se traduzem em problemas psicológicos.
Como no caso do quadro de dinheiro fobia ou fobia financeira, que tem se tornado cada vez mais conhecido entre nós brasileiros, embora tenha sido descoberto ou desenvolvido por acadêmicos do Reino Unido, da Universidade de Cambridge.
Embora seja um caso complexo e que precisa de cuidado profissional, o que podemos dizer é que às vezes o simples hábito de pegar um caderno de anotações personalizado e manter um controle mínimo já é algo que tende a acalmar as pessoas.
Sendo assim, o maior problema ligado à vida financeira não é necessariamente a falta de dinheiro ou eventuais impossibilidades de ganhar um salário maior. Mas, sim a falta de disciplina, previsibilidade e controle sobre a situação.
No caso, a disciplina nada mais é do que aquilo que nos ajuda a chegar a um objetivo que demanda mais concentração e dedicação do que outros.
Por exemplo, andar até o mercado não exige disciplina, até porque a caminhada é apenas um meio para outra coisa.
Já quando você propõe caminhar todo dia em prol da sua saúde, aí a caminhada se torna um fim em si mesmo.
Por isso, acaba sendo algo muito mais desafiador, cuja recompensa não é tão imediata quanto comprar algo no mercado, daí exigir disciplina.
A previsibilidade, por sua vez, é o que garante o controle sobre a situação. Sendo que não se trata, naturalmente, de fazer uma lista exaustiva de todos os riscos que suas finanças correrão durante o ano, pois isso seria realmente impossível.
Mas, pense bem, se você trabalha com reforma de ponto comercial há anos, já sabe mais ou menos quais serão seus ganhos e seus gastos.
Portanto, não há problema nenhum em fazer planos bem específicos e detalhados com base nisso.
Aí então, caso ocorram imprevistos, você vai ajustando as metas. Mas, basta considerar que fazer ajustes é algo consideravelmente mais fácil e até mais empolgante do que precisar recomeçar do absoluto zero o tempo todo.
Daí que faz tanto sentido falarmos em metas financeiras, mais ainda, em falar sobre metas para 2022, o que já denota, precisamente, um tipo de planejamento que tem como ponto central a previsão de um ano inteiro.
É esse tipo de iniciativa e de racionalização das finanças o que começa a garantir uma segurança maior, capaz inclusive de evitar o estresse e os quadros de fobia financeira que citamos acima, podendo mudar e muito a vida das pessoas.
Lembrando que traçar essas metas e planejamentos já no começo do ano é algo que pode ajudar ainda mais, pois dá uma margem grande para você agir, tornando mais plausível você conseguir o que queria para si ou sua família toda.
Basta imaginar o caso de alguém que deseja fazer uma viagem ou cursos online de profissionalização.
Certamente, deixar para a última hora seria o mesmo que inviabilizar ou impossibilitar o investimento, pois é algo que exige uma quantia maior.
Sendo assim, quanto mais você for capaz de antecipar as demandas e dominar o momento presente, melhor será o seu futuro.
Por isso, mesmo é que decidimos elaborar todo este artigo especial sobre os 3 passos para traçar suas metas financeiras em 2022.
O que também implica explicar melhor a importância de simplesmente manter essa organização, bem como as vantagens e benefícios que podemos esperar com isso não apenas no curto prazo, mas também no médio e no longo prazo.
Sem falar na necessidade urgente de tratar do assunto por meio de conceitos e características técnicas que lançam luzes ao tema, em vez de falar apenas de dicas que nem sempre ficam claras para todos os leitores e interessados.
De fato, aqui nos esforçamos por dar exemplos bastante claros e ilustrativos, para que cada um entenda a importância no seu caso a caso, ou seja, os exemplos concretos se tornam algo bem mais pedagógico e bem mais aproveitável.
Realmente, um dos pontos mais bacanas de falar sobre metas financeiras é que é possível lidar com o caso de uma pessoa ou família tal como de uma empresa, seja ela de venda ou de aluguel de sala de estudo, pois os princípios são os mesmos.
Desta forma, se o seu interesse agora é mergulhar de cabeça nos passos mais importantes para traçar e dominar suas metas financeiras ainda para 2022, melhorando sua vida pessoal e profissional, então basta seguir até a última linha do texto.
Características e conceitos
Podemos partir do ponto referido brevemente acima, de que as metas financeiras ou a gestão econômica de uma pessoa respeita os mesmo princípios que as metas ou gestão de uma empresa.
No caso, trata-se das duas colunas clássicas, que são a de entrada e a de saída, ou seja, uma representa os ganhos da pessoa, outra os gastos, com o esforço de ficar sempre no azul ou no verde, em vez de cair no famoso vermelho, que são as dívidas.
Neste sentido, as metas financeiras nada mais são do que um equilíbrio ou uma harmonia entre essas duas colunas, com foco na otimização de gastos e na maximização dos ganhos, que pode vir de dois modos.
Um modo é o da própria economia, quando você ganha domínio da situação e se mantém no saldo positivo. Outro é quando você começa a ganhar mais ou gerar uma renda extra.
Naturalmente, os dois processos são fundamentais e se complementam, assim como uma empresa de reforma de lojas comerciais que busca otimizar seu processo para gerar economia, mas nem por isso deixa de buscar mais clientes e aumentar o lucro.
No caso da pessoa física, a coluna dos ganhos costuma incluir o salário, seja do sujeito ou da família toda. Eventuais rendimentos de investimentos, na bolsa ou na poupança.
E entradas esporádicas que vão desde uma bonificação na empresa até heranças. Já a coluna de gastos é mais ampla, embora não se compare à de uma empresa.
Podemos dizer que ela costuma incluir as seguintes saídas:
- Aluguel ou prestação da casa;
- A água, a luz e a internet;
- Prestação do carro ou dos carros;
- Gastos com mercado e farmácia;
- Planos ou convênios de saúde;
- Escola e educação das crianças;
- Lazer e entretenimento geral.
Enfim, são várias frentes sem as quais poucos de nós conseguiria ter uma vida normal ou minimamente confortável e segura, ao menos para os padrões contemporâneos.
Ter esse panorama geral é fundamental para traçar metas financeiras, pois sem isso ficaria faltando uma base mínima.
Sem falar que é esse tipo de domínio conceitual que traz aquela melhora emocional que pode melhorar sua vida, pessoal ou profissionalmente.
- Administre expectativas
Não é possível falar sobre metas sem falar em expectativas, pois no fundo elas é que vão dar o tom de todo seu esforço por disciplina e resultados.
Daí a importância de elas serem muito equilibradas e realistas, ou seja, não podem ficar acima, mas também não devem ficar abaixo do possível.
Uma escola de educação profissional pode não conseguir multiplicar por dez seu número de alunos em um mês, mas em um ano a meta se torna bastante plausível.
Com você é igual, é preciso não ficar abaixo pois sempre que falta algum estímulo ou desafio para o ser humano, ele acaba atrofiando.
- Seja bem detalhista
Do que já vimos até aqui ficou claro que traçar metas é sinônimo de ser detalhista e bastante criterioso, seja na hora de economizar ou de anotar cada novidade.
De fato, não dá para conceber uma meta sendo atingida sem um controle grande das variáveis que podem ajudar ou ameaçar o projeto. Por isso, você precisa de algo com um quadro de gestão financeira.
Quem pode ajudar e muito nisso atualmente é a tecnologia, com programas e até aplicativos de celular que ajudam a fazer um controle dia a dia.
No fundo, o controle do ano todo depende do controle de cada mês, semana, dia, e período do dia. É assim que se fala de metas de médio e longo prazo.
- Poupar é suficiente?
Por fim, um ponto muito interessante que gostaríamos de citar é a questão de que muitos tomam como meta financeira poupar dinheiro.
Lembrando que isso importa, mas será que é o suficiente? Uma imobiliária que aluga sala de reunião moderna, por exemplo, vai crescer apenas negociando descontos com fornecedores e parceiros? Certamente, não.
A lição que fica é que você também precisa ganhar mais, seja se profissionalizando para aumentar o salário, ou arranjando alguma renda extra.
Considerações finais
Sendo assim, traçar metas financeiras para 2022 equivale a traçar metas para sua própria vida, já que muito do que fazemos depende dessa realidade.
Com os 3 passos básicos que detalhamos acima, vai ficar bem mais fácil dominar o assunto e atingir todos os seus objetivos mais preciosos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.