Para qualquer tipo de compra que fazemos hoje em dia, independente do espaço onde isso acontece, existem algumas formas de pagamento disponíveis.
Elas podem fazer total diferença na hora da compra, sobretudo, na experiência que temos com uma empresa.
Afinal, ainda que seja uma fase de conclusão de uma venda conquistada, essa também é uma das tantas fases de experiência que o cliente tem no processo de sua conquista.
E assim como tantas outras partes, como o atendimento e a própria qualidade do produto, a forma de pagamento exibe as condições dadas por parte de um negócio de programa para gestão financeira para que possamos de fato ter aquele produto conosco de uma vez.
Nem sempre esses métodos de conclusão de compra podem satisfazer o cliente, como o caso de uma venda feita apenas por cartão de crédito, excluindo outros grupos e trazendo uma insatisfação dentro por parte destes consumidores.
No texto abaixo vamos trazer mais sobre a importância de uma experiência de compra, entendendo como as formas de pagamento podem ser interessantes para uma verdadeira qualidade do processo de venda em um negócio de automação empresarial.
A relevância da experiência de compra
Ao pensarmos em um processo de venda feito especialmente para o nosso cliente, podemos englobar diferentes partes de um todo, que juntas, conseguem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa e realizada a conquista do consumidor.
De modo geral, a compra na verdade é a concretização de um desejo do cliente, muitas vezes construído pela empresa por meio de canais específicos e funcionais.
Por exemplo, um negócio de serviços de comunicação visual passa a chegar em seus clientes a partir de redes sociais, mostrando um pouco mais sobre seus serviços, de que forma eles podem resolver os problemas apontados e como podem haver benefícios.
Dentro disso, são trabalhados diversos pontos de captação de clientes, sobretudo, em meio a uma sobreposição de um interesse genuíno, essencial para uma satisfação final.
Além disso, o atendimento feito por parte da empresa, por meio de seus vendedores, acaba tendo uma tarefa essencial no resultado final, pois é nessa fase que o possível cliente pode se sentir bem assistido e tratado, revertendo então um desejo ou um impulso na compra.
Porém, ao chegar nesse espaço de uma compra, para concretizar de fato um negócio com a empresa de gestão patrimonial é preciso que haja uma boa experiência.
Essa experiência envolve não apenas o tratamento feito, mas sobretudo as condições que são alinhadas à compra, como uma garantia, um brinde ou um desconto, e também as formas de pagamento utilizadas pelo consumidor na hora do fechamento.
O ideal, então, é que a empresa entenda as melhores maneiras de agir dentro de cada necessidade, principalmente para que o então cliente consiga sair da loja, seja online ou presencial, com a máxima satisfação e uma grande chance de fidelização.
Por que diversificar o pagamento?
Até aqui entendemos que dentro de uma experiência de compra, que é altamente importante para os resultados finais, existem algumas preocupações por parte das empresas, e em meio a elas existe a disponibilização de formas de pagamento.
Essas formas de pagamento nada mais são do que maneiras oferecidas ao cliente para que ele possa concretizar aquilo que queria, comprando um produto ou serviço.
No mercado, as principais formas podem ser:
- Boleto de pagamento;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- PIX (Pagamento instantâneo);
- Paypal.
Além dessas formas, existem algumas condições que podem ser vinculadas a algumas delas, como o caso de um parcelamento de boleto em algumas parcelas, divisão em crédito em limitadas parcelas, com juros ou sem juros e o aceite de algumas bandeiras de cartão.
Ainda que sejam muitas as opções que podem ser utilizadas pelo cliente, nem sempre uma sala comercial para alugar vai ter as mesmas escolhas que uma loja de roupa.
Essa determinação é parte de uma escolha feita pela própria empresa, algo que pode ser influenciado tanto pela melhor proposta para o negócio, quanto para o cliente.
Por exemplo, as condições de utilização de cartão de crédito como pagamento podem ter custos adicionais para uma consultoria financeira, algo que pode ser resolvido com o acréscimo no próprio serviço cobrado, para que o cliente tenha em mãos essa condição.
Por outro lado, existem pessoas que costumam a receber pagamentos apenas de uma forma em débito, tendo acesso rápido àquele dinheiro, o que não entrega outras saídas para o cliente senão fechar o pagamento deste jeito.
O intuito de diversificar as formas de pagamento, trazendo inúmeras possibilidades, nada mais é do que uma maneira de contribuir com a hora da compra, na experiência do cliente.
A partir dessa preocupação, e apesar de parecer mínima, o consumidor acaba tendo diferentes alternativas, que cabem bem em sua realidade financeira, para fechar aquela compra, e ter em mãos um produto ou serviço tão desejado.
Sem essa preocupação, muitas empresas acabam caindo em um lugar de insatisfação por parte do consumidor, principalmente, se aquele cliente, por meio do seu perfil, não se encaixa com algumas condições de pagamento existentes.
Esse é o caso do cartão de crédito, que no Brasil, é considerado um meio de pagamento onde o processo de aquisição é determinado pela qualidade na saúde financeira.
Sempre que um banco entende que seu usuário consegue pagar as contas em dia e tem um bom histórico, é concedido um cartão.
Ainda que este seja o processo, nem sempre a realidade dentro da sociedade é de uma boa educação financeira.
Isso acaba agregando um índice considerável de pessoas que não têm acesso às compras, justamente por não terem as formas de pagamento exclusivas.
De que forma escolher os meios certos?
Agora que você já sabe o quão é importante cuidar das formas de pagamento disponibilizadas para os clientes de uma loja de placas de sinalização, vamos entender abaixo algumas das melhores formas de chegar às melhores conclusões.
- Conhecer bem o público
Como dito ao longo do texto, as diferentes formas de pagamento não são apenas maneiras de concretizar uma compra e completar uma experiência, mas também podem ter a ver com a condição financeira do próprio consumidor, tendo ou não acesso aos métodos.
Por isso, na hora de escolher as melhores formas para o seu negócio de fachada de loja, é importante reconhecer quem é o seu público-alvo, principalmente, pela classe social.
A partir disso, ficará claro estabelecer as melhores condições para ele, tentando sempre facilitar na hora da compra, para que haja uma maior concretização da venda.
- Compreender o atual momento econômico
A compreensão sobre o atual período econômico no seu país e na sociedade onde você vive é um ponto importante para estabelecer as formas de pagamento.
Isso porque, se os juros em pagamentos de cartões estão altos, ou se ocorrem maiores parcelamentos e descontos por meio de boletos, certamente o seu cliente vai ser direcionado para o lado que melhor concede uma boa oportunidade a ele.
- Compreender o valor do seu produto
O valor do seu produto ou serviço também tem um pleno dever dentro da escolha de compra.
Por exemplo, se os valores costumam ser altos, é interessante e quase obrigatório que o pagamento seja feito por boleto ou cartão de crédito.
Dessa forma, estabelecer as melhores formas de pagamento neste sentido podem ser essenciais para reconhecer as maneiras mais interessantes de receber.
- Pensar na concorrência
Se o seu concorrente oferece diferentes formas de pagamento, e por isso é sempre escolhido pelos clientes, existe então uma situação que deve ser entendida e trabalhada por você dentro da empresa. Afinal, isso pode estar lhe tirando vendas.
O ideal é sempre apresentar boas condições, que possam se equiparar ou até mesmo passar daquilo visto na concorrência, ainda mais em maneiras de concretizar uma compra.
- Reconhecer suas necessidades
A empresa também deve olhar para si mesma na hora de estabelecer a melhor condição de pagamento.
Tendo em vista que em muitos casos os pagamentos podem demorar a chegar, tendo plena influência em meio à saúde financeira da empresa e de seus investimentos.
Por isso, se o ideal é receber rápido, procure escolher pelos pagamentos que estão à vista, como PIX, boleto e cartão de débito. Se for possível esperar, conte com o crédito.
Considerações finais
Portanto, as formas de pagamento certas, estabelecidas dentro da sua empresa, podem ter uma influência gigante dentro da compra feita pelos seus clientes.
Apesar de ser um momento de concretização, também faz parte de uma experiência, e deve ser bem determinada para que haja uma satisfação e também fidelização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.