Cashback é uma estratégia que está sendo adotada por muitas empresas ultimamente, por conta da necessidade de inovar.
A popularização da internet e as vendas online cada vez mais frequentes mudaram os hábitos de compra dos consumidores, por isso, as marcas precisam de novas estratégias para que possam se destacar no mercado em que atuam.
Cada vez mais novas soluções foram surgindo e o propósito é tornar a empresa mais atrativa para os consumidores. Uma das soluções que surgiram a partir disso foi o Cashback.
Cada vez mais pessoas estão usando esse recurso que possibilita recuperar uma parte do dinheiro investido durante uma compra. Mas, além de beneficiar os clientes, o recurso também traz muitas vantagens para os lojistas.
O problema é que muitos não sabem como utilizar a estratégia e não conseguem enxergar claramente as vantagens que ela pode trazer. A solução é se informar porque, de fato, poucas ações podem atrair tantos consumidores.
Independentemente do produto que a organização vende, é possível empregar a estratégia do Cashback. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é Cashback e as vantagens que ele traz na hora das compras.
Afinal, o que é Cashback?
Cashback é uma palavra em inglês que significa “dinheiro de volta”, mas como estratégia, seu funcionamento é bem simples. Quando o consumidor faz uma compra, recebe de volta parte do valor investido.
A estratégia surgiu em 1998 e até hoje se destaca como uma das melhores formas de atrair clientes, uma vez que representa um grande benefício.
Os consumidores podem encontrar devoluções de 5%, 10% e até 15% para as compras, algo muito vantajoso e que desperta o interesse do público.
Tanto uma loja quanto uma empresa de serviços de pintura de edifícios em geral podem investir nessa prática, que cada vez mais se populariza e chama a atenção das pessoas.
Como funciona
Para compreender melhor a estratégia, é necessário saber como ela funciona. Até aqui, ficou claro que a ação consiste na devolução de parte do valor gasto para comprar um produto ou serviço, considerando aspectos como:
- Regras do programa;
- Porcentagens;
- Condições de pagamento;
- Prazos de pagamento.
Supondo que uma pessoa fez uma compra no valor de R $100,00 em uma loja que está oferecendo 10% de Cashback, então vai receber R $10,00 de volta. Assim sendo, o cliente terá pago R $90,00 pelo produto que adquiriu.
Geralmente, os valores devolvidos nos programas de recompensa costumam ser depositados em carteiras digitais, que nada mais são do que aplicativos usados para fazer pagamentos.
Eles unem diversas modalidades, como cartões de crédito, cartões de débito, vale-alimentação, vale-refeição e dinheiro.
O resgate do dinheiro pago pelo Cashback acontece de acordo com as diretrizes da empresa que está oferecendo o programa de recompensas. Pode ser um depósito em conta corrente, aplicação em carteiras virtuais e descontos em pagamentos.
Uma assistência técnica da weg pode permitir que o cliente utilize o dinheiro do Cashback como saldo em sua conta bancária para realizar as transações de sua preferência.
Vantagens do Cashback para as empresas
As marcas que resolvem criar esse programa têm acesso a uma série de vantagens que só ele pode trazer. Algumas das principais são:
Mais visibilidade
Cashback é uma excelente estratégia para divulgar o estabelecimento, uma vez que mostra para as pessoas que nunca compraram quais são os benefícios de se tornarem clientes.
Também estimula os consumidores a falarem sobre a iniciativa com outras pessoas. Além do mais, as próprias plataformas de Cashback divulgam as lojas parceiras.
Elas fazem isso por e-mail ou notificações push, e os consumidores ficam sabendo quais são as lojas que estão oferecendo o benefício.
Aumenta o número de clientes
Esta vantagem está relacionada ao aumento da visibilidade porque, quanto mais pessoas conhecem o negócio, mais chances de converter clientes.
Um fabricante de máquina de snacks e refrigerante consegue conquistar mais consumidores não apenas por conta das divulgações feitas pelas plataformas, mas também porque os próprios clientes preferem escolher empresas que oferecem o benefício.
Isso é algo muito importante para superar a competitividade do mercado em diversos segmentos de atuação.
Aumenta as vendas
Quando os consumidores estão satisfeitos com uma marca, a tendência é que comprem mais vezes, e o programa de Cashback é uma forma de aumentar a satisfação dos consumidores.
Consequentemente, eles vão voltar mais vezes e comprar mais. Os usuários cadastrados em programas de Cashback percebem que quanto mais compram, mais ganham, portanto, acabam gastando mais para receber mais benefícios.
Ajuda a entender o cliente
Quando a pessoa se cadastra em uma plataforma de Cashback, precisa fornecer algumas informações, assim sendo, os negócios que fazem parcerias com essas empresas também conseguem acessar os dados dos clientes.
Um fabricante de purgadores de ar automáticos consegue rastrear o comportamento de consumo das pessoas, uma vez que elas precisam se identificar toda vez que fizerem uma compra com a loja para receber o valor de retorno.
A marca também ganha com isso, uma vez que analisar esses dados ajuda a realizar promoções mais efetivas, melhora a comunicação com o público e permite compreender quais são os interesses e necessidades das pessoas.
Permite o acompanhamento
Usar aplicativos e plugins permite que os navegadores acompanhem o extrato dos benefícios, ou seja, as pessoas sabem o quanto estão recebendo para fazer uma compra e o quanto está utilizando de suas recompensas.
Isso acaba aumentando o nível de interesse do consumidor, depois ele passa a enxergar a loja como uma organização que prioriza a transparência das transações.
Fideliza clientes
Por fim, o Cashback permite que uma empresa de resfriador de ar industrial fidelize seus compradores, uma vez que ela está recompensando essas pessoas.
O fato de fornecer benefícios para o público faz com que os consumidores sejam mais fiéis à marca, pois sabem que em algum momento serão recompensados pelas compras.
A fidelização acontece porque o Cashback é uma estratégia que agrega diferencial competitivo, promovendo vantagens claras e simples para o consumidor final.
Tipos de Cashback
A essência dessa estratégia é sempre a mesma, no entanto, existem diferentes modalidades de Cashback. Além disso, cada plataforma é diferente e possui seu próprio regulamento, como a maneira de oferecer as vantagens.
Por isso, existem diferentes programas que podem ser adotados pelas organizações ao fazerem uma parceria com essas plataformas.
Um dos mais comuns é a carteira digital, na qual o valor é devolvido ao consumidor e depositado em um tipo de carteira virtual, permitindo que o valor possa ser usado em novas compras.
Até mesmo uma empresa de internet fixa empresarial pode investir nessa modalidade, mas o cliente precisa esperar que a quantia se acumule para que possa utilizá-la.
Dependendo do programa, o cliente pode usar o valor para pagar suas contas ou até mesmo transferi-lo para contas bancárias.
Outro tipo muito conhecido é o Cashback e financeiro, comum entre bancos, fintechs e instituições financeiras, trazendo benefícios para os clientes e para o público em geral.
Nessa modalidade, todo o valor revertido pode ser depositado na conta bancária, e além das compras em lojas parceiras o próprio cartão de crédito pode render Cashback.
Existem plataformas que oferecem o modelo misto, no qual o valor revertido pode ser sacado ou usado para novas compras.
Por fim, existe o Cashback social, no qual o valor revertido não volta para o consumidor, mas é enviado para uma entidade beneficente.
Vantagens para os consumidores
Na compra de um novo produto, como os equipamentos para o setor de suporte de redes ti, o consumidor tem acesso a uma série de vantagens.
As pessoas podem ter parte do dinheiro de volta, é um programa sem burocracia, faz com que os consumidores se sintam mais satisfeitos, permite que as pessoas escolham como vão usar o Cashback e traz mais confiança para comprar.
Se o Cashback for do tipo em que o valor devolvido pode ser usado em novas compras, o cliente se sente muito satisfeito, porque ele consegue adquirir outros produtos e serviços, pagando um valor mais acessível.
É justamente por isso que tantas pessoas pesquisam esse tipo de promoção e conseguem comprar o que precisam, independentemente de ser uma roupa ou soft starter 10cv.
Considerações finais
As empresas precisam investir em maneiras de atrair os consumidores e beneficiá-los por comprarem com a marca. Existem diferentes tipos de programas de fidelidade que podem ser trabalhados, mas o Cashback é o que mais se destaca.
Falar para alguém que essa pessoa vai receber parte do dinheiro investido na compra sempre desperta interesse e curiosidade. Por isso, qualquer marca que queira converter mais clientes deve investir nessa estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.