O e-commerce é um tipo de negócio que vem crescendo continuamente. Afinal, por meio dele, as pessoas podem comprar produtos e serviços dos mais variados tipos, de qualquer lugar do mundo.
Essa modalidade de compra e venda chamou a atenção dos consumidores por conta das facilidades que oferece. Um cliente pode comprar o que precisa, pagar de diversas formas e receber o produto em casa.
Para as pessoas, o e-commerce levou mais conforto e segurança, mas não foi apenas os clientes que ele beneficiou. Os empreendedores também tiveram muitas vantagens, o que tem chamado a atenção de muita gente que quer ter o próprio negócio.
Aliás, é possível abrir uma loja virtual investindo pouco e ter ótimos retornos. Alguns gastos inerentes à uma loja física, como conta de água, aluguel, luz, salário de funcionários, dentre outros, não fazem parte do e-commerce.
As pessoas podem investir nesse negócio mesmo tendo poucos recursos, ao mesmo tempo em que elas vão trabalhar com uma modalidade que cresce continuamente e faz sucesso entre os consumidores.
Neste artigo, você irá entender de que forma o e-commerce vem crescendo, mostrar como você pode começar a vender para começar seu próprio comércio eletrônico. Acompanhe a leitura!
A evolução do e-commerce brasileiro
As plataformas e-commerce estão em um crescimento progressivo no Brasil, e o que prova isso são dados de dezembro de 2020, em que houve um aumento de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, por sua vez, cresceu 55,74%.
As informações são do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, que mostram, inclusive, que mesmo que as pessoas continuem comprando em lojas físicas, como uma boa fachada para comércio, o e-commerce vai continuar crescendo.
Algumas datas do ano, como a Black Friday e o Natal, ajudam a impulsionar ainda mais as vendas do setor digital. A ordem de estados que mais compram é a seguinte:
- Nordeste (77,63%);
- Sul (66,22%);
- Sudeste (48,32%);
- Centro-Oeste (46,99%);
- Norte (39,25%).
Quanto ao faturamento do comércio eletrônico, a alta no ano de 2020 foi de 83,68%. Já em novembro do mesmo ano, o consumo foi de 14,4% no comércio varejista, com exceção de veículos, peças e materiais de construção.
Ao longo de todo o ano, a participação das lojas virtuais no comércio varejista foi de 9,3%, de acordo com a última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 15 de janeiro de 2021.
Os estabelecimentos físicos com uma boa fachada de loja moderna continuam com bom desempenho, mas no que diz respeito ao e-commerce, algumas categorias cresceram mais do que outras.
Dentre as que se destacaram podemos citar os materiais e equipamentos para escritório, tecidos, vestuário e calçados, perfumaria e cosméticos, livros, jornais, revistas e papelaria, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, dentre outros.
Agora que você já sabe que o crescimento do e-commerce é exponencial no Brasil, no próximo tópico, vamos mostrar como dar os primeiros passos para vender pela internet.
Como começar a vender pelo e-commerce
Para começar a faturar com o e-commerce, o primeiro passo é pesquisar sobre a legislação, para saber quais são as regras que precisam ser cumpridas, como a criação de um CNPJ.
Se a loja não tiver um rendimento superior a R$ 68 mil reais por ano, há a possibilidade de trabalhar como MEI (Microempreendedor Individual).
Também é essencial escolher o seu nicho de atuação, de preferência, que seja a venda de produtos que você entende e gosta. As principais tendências são segmentos especializados, visto que eles trazem mais valor agregado à experiência de compra.
Alguns nichos que estão em alta são cosméticos, acessórios para carros, eletrodomésticos e eletrônicos, dentre outros.
Ademais, é preciso fazer boas parcerias com fornecedores, tanto dos produtos quanto da embalagem que você vai usar para embalar as encomendas.
Por exemplo, escolha uma boa empresa fabricante de caixa de papelão personalizada com logo, para que você possa enviar as mercadorias para os seus clientes.
Feito isso, escolha uma plataforma e-commerce para desenvolver o seu site, garantir uma boa experiência aos clientes e evitar problemas futuros.
Após isso, pense nos meios de pagamento que vai oferecer aos usuários, tendo em mente que, quanto mais opções você disponibilizar, mais fácil será para vender.
O empreendedor pode optar pelo gateway de pagamento, intermediadores e adquirentes. Os intermediadores são mais indicados para lojas pequenas, visto que são fáceis de implementar.
Sua plataforma precisa ser segura, já que ela vai lidar diretamente com os dados dos clientes, e muitas são informações sensíveis, como dados do cartão de crédito e endereço.
Pesquise um bom sistema antifraude para que todas as informações inseridas pelos consumidores sejam mantidas em segurança.
Também é importante pensar na logística do negócio, pois é ela que vai garantir o bom funcionamento do seu e-commerce. Isso envolve um bom controle de estoque por meio de sistema integrado, do pedido à entrega.
Se você vende, por exemplo, convites personalizados para eventos de diferentes tipos, no começo, pode optar pela entrega via Correios.
Conforme o negócio cresce, é possível escolher as transportadoras, que fazem um serviço mais eficiente, entretanto, por um valor um pouco mais alto.
Ademais, seu estoque precisa atender às demandas e deve ser armazenado em um local seguro e de fácil acesso.
Uma das melhores opções para isso é o Self Storage, que permite que você mantenha o seu estoque sem precisar de um espaço na loja.
Também é importante conhecer o seu público-alvo, visto que é por meio dele que você saberá quais estratégias de atração e retenção devem ser trabalhadas, além de adequar melhor o seu mix de produtos.
Antes mesmo de criar a sua loja virtual, é necessário saber quem é o seu público e, com isso, definir seus objetivos de médio e longo prazo.
Se você souber quem são as pessoas que têm mais interesse em suas soluções, poderá escolher as melhores estratégias de marketing digital.
Com isso, seu negócio estará presente nas redes sociais certas, saberá qual tipo de conteúdo precisa produzir, como serão os anúncios, dentre outras práticas similares.
Além de trabalhar a divulgação do seu e-commerce por meio de várias estratégias como folder promocional, você precisa garantir um bom atendimento ao cliente.
Esse setor é importante para cumprir a legislação e garantir que o consumidor tenha uma boa experiência com o seu negócio.
Por fim, as redes sociais, como o Facebook e Instagram, facilitam o atendimento ao cliente, portanto, invista nessas plataformas.
Passo a passo para iniciar seu e-commerce
Além das dicas que temos acima, para montar o seu e-commerce, você também vai precisar se atentar às seguintes práticas:
1 – Organizar a loja
Para organizar bem a sua plataforma de vendas, defina o tema do site, insira ao longo da sua marca e crie páginas exclusivas para falar sobre o negócio e para que o cliente tenha um leque de possibilidades para entrar em contato.
Destaque as formas de pagamento e crie uma área exclusiva para os banners, pois ela vai ajudar na divulgação de promoções e lançamentos. Também é vital que você crie categorias e adicione os produtos.
2 – Trabalhar o checkout
É possível divulgar a sua loja virtual com impressão cartões de visita para atrair clientes, mas para evitar que eles abandonem o carrinho, é essencial facilitar o processo do checkout.
Nessa etapa, solicite apenas as informações que realmente serão utilizadas durante o processamento do pedido, pagamento e entrega, pois ele pode afetar as taxas de conversão.
Procure oferecer uma boa variedade de formas de pagamento e não cobre muito alto pelo preço do frete. Caso o cliente abandone o carrinho, tenha campanhas de e-mail marketing e SMS prontas para entrarem em ação e atraí-lo de volta.
3 – Monitorar os resultados
É fundamental fazer o uso de ferramentas de análise, como o Google Analytics, para reunir informações importantes em relação às taxas de visitantes, conversões, páginas visitadas, cliques e tempo de visita.
Essas informações, juntamente com dados sobre investimento e marketing, bem como vendas e volume de negócio, ajudam a calcular o retorno sobre investimento (ROI) em relação aos seus esforços em marketing.
Um fabricante de etiqueta adesiva transparente utiliza essa ferramenta, assim como qualquer empresa, o que também cabe ao seu e-commerce.
4 – Usar equipamentos de gestão
Uma ferramenta de gestão ajuda a gerenciar a sua loja no dia a dia, conhecida como ERP (Enterprise Resource Planning).
Por meio dela, você pode integrar várias áreas do seu e-commerce, como financeiro, vendas e logística, centralizando todas as informações e tornando suas operações mais eficientes.
Conclusão
Por meio de uma plataforma e-commerce, um empreendedor é capaz de vender qualquer tipo de produto, como sacolas kraft personalizada, afinal, independentemente da solução que ele tem a oferecer, sempre haverá um público interessado.
Essas lojas são viáveis, tanto para quem já tem um estabelecimento físico quanto para as pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio. Ou seja, uma oportunidade sólida que só tende a crescer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.