Como fazer um ótimo evento com baixo orçamento

Como fazer um ótimo evento com baixo orçamento

Eventos corporativos costumam ter sempre um retorno positivo, seja para o próprio negócio ou mesmo para os colaboradores. A maioria acredita que um bom evento requer uma verba alta, mas não se engane! É possível fazer algo bem-sucedida gastando pouco, basta planejamento e organização.     

Com a ajuda da internet você conseguirá estudar sobre o tema do evento, elaborar o planejamento, o controle de gastos, além de fazer a divulgação da reunião através de sites e redes sociais.

Continue o texto e aplique nossas dicas para criar um evento bem estruturado e de sucesso tendo um baixo orçamento. 

Defina o objetivo do evento e seus passos 

Antes de mais nada é preciso ter em mente o objetivo do seu evento. Veja algumas ideias abaixo: 

  • Posicionar a marca e o mercado;
  • Gerar novos negócios;
  • Divulgar tendências do setor;
  • Gerar networking;
  • Capacitação profissional dos colaboradores;
  • Debater ideias sobre algum tema específico;
  • Promover novos produtos;
  • Motivar e engajar os funcionários.

Para elaborar um evento fantástico, acesso nosso link e fique por dentro do passo a passo.  

A importância de um planejamento 

Para fazer o seu evento, seja de pequeno ou grande porte, precisará de planejamento para sair conforme o esperado. Faça um mapeamento para não ocorrer gastos desnecessários.

Elabore um checklist para sua organização fluir melhor, assim não terá o perigo de deixar passar nada importante, além de manter um fluxo ordenado. Um exemplo: 

  • Data e local do evento;
  • Projeção de convidados – público-alvo (faixa etária, área de atuação e conhecimento, nível hierárquico) – e palestrantes;
  • Descrição do evento com os horários de cada bate-papo;
  • Pessoas responsáveis pelo evento – forme uma equipe e delegue tarefas;
  • Fornecedores (com nomes e contatos);
  • Prazos para concluir as fases planejadas.

Planilha de gastos 

A melhor forma de estruturar o seu evento sem se perder será através de uma planilha. Por ela você deixará todos os valores e orçamentos organizados, podendo ser acessada por outros responsáveis caso seja necessário.

Alguns gastos habituais de eventos: 

  • Espaço do evento;
  • Alimentação ou serviço de buffet;
  • Equipe de produção;
  • Ações para a divulgação do evento;
  • Palestrantes, músicos, entre outros convidados;
  • Decoração do local;
  • Brindes ou itens para sorteio;
  • Locação de equipamentos e mobiliário.

Patrocinadores são seus melhores amigos

Muitas pessoas acabam se esquecendo do melhor caminho para fazer o evento gastando menos: conseguir alguém que patrocine o encontro. Com um patrocínio – ou mesmo uma parceria – você pode conseguir fazer um evento maior e melhor ou até mesmo de graça! 

Quer exemplos? Você pode conseguir a comida ou os brindes gratuitamente em troca de divulgação. A parceria pode rolar na troca de serviços ou produtos do seu negócio. Enfim, estude as empresas que tenham alguma conexão com a sua e negocie o melhor caminho para ambos.

Se prepare para imprevistos 

Para fugir da Lei de Murphy, procure não gastar até o último centavo do orçamento que planejou. Mesmo que o evento seja super bem-planejado, tudo pode acontecer, não é? Então é preciso estar preparado para futuros contratempos. 

Como, por exemplo? Você pode ter planejado alguma atividade ao ar livre e, de repente, a previsão do tempo muda, tendo a grande possibilidade de chover justamente no horário marcado. E agora? Talvez precise trocar o local ou alugar algumas tendas e é aí que o dinheiro de emergência irá entrar.

Ouça seus colaboradores 

Não tem como fazer um bom evento sem ouvir os próprios funcionários! Eles saberão qual o melhor tema para se aprofundar e aprender mais, podendo, inclusive, dar sugestões de palestrantes e patrocinadores. Isso facilitará muito os preparativos.

O online pode te salvar 

Se você quer que seu evento chegue a mais pessoas será preciso divulgá-lo internet afora. Há muitos caminhos para fazer isso, então vamos a eles:

Instagram: adicione hashtags no post sobre o tema a ser explorado no evento;

Facebook: crie um evento privado ou aberto a fim de que outras pessoas possam vê-lo; coloque o evento em grupos que venham a se interessar pela temática;

Vendas online: caso seu evento seja pago, você pode fazer a venda em sites como o Sympla.  

O simples conquista 

Por incrível que pareça, não adianta fazer um big evento se ele não cativar os convidados. Procure contratar palestrantes que tenham didática e saibam se comunicar bem, ganhando a plateia. Isso faz total diferença, mostrando que o simples, mas bem feito, é o que realmente importa ao planejar um evento. 

Cuide dos seus colaboradores 

Independentemente do formato ou tema do evento da empresa, procure sempre fazer o melhor para os seus colaboradores. É a partir deles que o negócio prosperará realmente.

No decorrer do texto, vimos que é possível fazer um evento incrível e memorável gastando pouco. Com organização e planejamento você conseguirá fazer desde uma pequena reunião a um grande seminário, se for bem estruturado.

Mas se ainda precisar de um apoio financeiro, uma opção viável é pedir um empréstimo ou ainda pagar no cartão de crédito. Só é necessário atenção para não se endividar depois. 

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