A Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética) é uma data totalmente integrada com a Black Friday, e também foi “importada” por aqui. A data foi criada nos EUA em 2005, por conta do grande volume de vendas da Black Friday e também por conta do crescimento do e-commerce. Por isso, a Cyber Monday acontece sempre na segunda-feira posterior ao dia de Ação de Graças.
Supostamente, na Black Friday concentra a maior parte dos descontos nas lojas físicas, enquanto que a Cyber Monday acabou ficando responsável por concentrar os descontos nas lojas virtuais. Porém, por aqui, a história acabou sendo um pouco diferente, já que a própria Black Friday foi trazida inicialmente, em 2010, pelo varejo online, e só nos anos seguintes que o varejo físico criou suas promoções. Portanto, por aqui vemos a Cyber Monday como uma extensão ou até uma liquidação das sobras da Black Friday, inclusive com muitas promoções semelhantes.
A data ainda não é tão expressiva quanto a Black Friday, inclusive ainda é desconhecida por muita gente, porém, vem mostrando um crescimento bem expressivo, aumentando seu faturamento ano a ano:
Ano | Faturamento (milhões) | Número de Pedidos (mil) | Ticket Médio |
2014 | 86,24 | 394,364 | R$ 279,76 |
2015 | 196 | 518,9 | R$ 378,05 |
2016 | 291 | 591 | R$ 492,00 |
2017 | 308,5 | 721 | R$ 428,00 |
Fonte: Ebit e ClearSale
Além disso, de acordo com um levantamento do PayPal, 78,42% das lojas online aderiram a Cyber Monday no ano passado aqui no Brasil, sendo que em 2016 esse número era de 56,7%. E data não cresce só por aqui, de acordo com a Adobe Systems, em 2017 a Cyber Monday movimentou US$ 6,6 bilhões em vendas pela internet nos EUA, aumento de 16,5% em relação ao ano anterior.
Porém, assim como na Black Friday, a Cyber Monday também apresenta algumas armadilhas, como falsos descontos, problemas na hora de fechar a conta, lojas falsas, atraso nas entregas. Portanto, as mesmas dicas que valem para a sexta-feira, sobre planejamento, comparação e pesquisa são totalmente válidas para a segunda-feira.
Portanto, consumidores podem pesquisar e procurar boas promoções para comprar produtos que estavam de olho e até antecipar presentes de Natal. Lojistas online têm uma possibilidade de expandir seus descontos da Black Friday para aumentar as vendas nessa época de final de ano e “limparem” estoques para reposição com produtos para o final de ano. Para ambos os casos, o planejamento é extremamente necessário!