Estamos chegando ao fim de 2021, que foi um ano desafiador para muitos brasileiros. Além das perdas ocasionadas pela pandemia, o cenário econômico também foi muito impactado.
Apesar da previsão de crescimento de 5,3% para o Brasil em 2021, feita pelo Banco Mundial, a realidade do dia a dia vivida pelos brasileiros se mostra muito diferente.
Diante de um cenário cheio de obstáculos como esse, é possível pensar em incrementar a renda em 2022? Pode parecer difícil, mas existem caminhos viáveis para quem quer fazer uma graninha a mais no próximo ano – são profissões que começam como uma opção de renda extra, mas podem virar um trabalho em tempo integral.
Neste texto, vamos falar sobre os desafios enfrentados pelo trabalhador brasileiro e as perspectivas para o mercado de trabalho em 2022. Além disso, vamos mostrar como a revenda de joias pode ser uma excelente opção para quem busca um novo caminho profissional. Confira!
Com aumento de preços, população brasileira passa por dificuldades
Basta uma visita ao supermercado ou ao posto de gasolina para quase cair para trás: nos últimos meses, a inflação no Brasil tem piorado e chegou a bater dois dígitos.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação no País, o aumento chegou a 10,67% até outubro de 2021. Os itens que compõem o índice mostram que mais de 20 produtos estão 30% mais caros do que estavam há um ano.
Esses aumentos ocasionados pela crescente inflação pesam – e muito – no bolso da população.
O preço da cesta básica, por exemplo, passou de R$ 700 em 16 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese em outubro. Isso equivale a mais da metade do salário mínimo (R$ 1,1 mil por mês), e estima-se que 34,4% dos trabalhadores brasileiros recebem este valor mensal – o equivalente a 30,2 milhões de pessoas, de acordo com a consultoria iDados.
Mercado de trabalho no Brasil: perspectivas para 2022
De acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil está girando em torno de 13,2% no terceiro trimestre de 2021.
O número traz otimismo para os especialistas, pois mostra que a retomada do mercado de empregos está engrenando e empresários buscam contratar mais funcionários para os seus negócios.
A mesma pesquisa do IBGE mostra, ainda, que há cerca de 37 milhões de pessoas que trabalham por conta própria atualmente e já compõem a maior parte da força de trabalho do País.
Uma pesquisa do Sebrae-MG mostrou que a abertura de empresas aumentou 82% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Isso mostra que, apesar de haver uma perspectiva positiva para o mercado de trabalho em 2022, ainda é difícil prever como a inflação crescente impactará nas finanças dos brasileiros.
Por isso, o trabalhador brasileiro está em busca de maneiras de incrementar a renda e, desta forma, ter mais poder aquisitivo.
Revenda de joias: uma opção para quem quer fazer uma renda extra
Para quem busca uma renda extra ou até mesmo uma mudança de profissão, a revenda de produtos pode ser um excelente caminho.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, o Brasil ficou em 6º lugar no ranking de mercados com maior quantidade de vendas diretas em 2020. Em volume de vendas, o País registrou 10,5% a mais que em 2019.
Uma das verticais que vem ganhando cada vez mais destaque neste mercado é a revenda de joias de prata 925.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) mostra que o Brasil é o 22º país que mais utiliza metais como ouro para fabricar joias. Quando falamos de pedras coradas, o País fica em 2º lugar no pódio.
Dicas para quem quer começar a revender joias
Se você percebeu que a revenda de joias pode ser a profissão ideal para você mudar de vida em 2022, confira nossas dicas para começar a sua jornada neste mercado.
- Planeje-se!
O primeiro passo para ser bem-sucedida na revenda de joias é pensar em um planejamento estratégico que ajude você a ter visibilidade de todas as atividades que precisará realizar.
Este é o momento de conhecer profundamente o mercado, seus possíveis clientes, concorrentes e fornecedores. Reserve um tempo na agenda para fazer este estudo detalhado – será muito importante no futuro!
- Conheça seus clientes
Um bom vendedor tem que saber quais são os produtos certos para os clientes certos. Por isso, entenda qual é o seu público-alvo e como você pretende alcançá-los.
Uma boa dica é mapear as pessoas que já estão ao seu redor. Que tal oferecer uma peça linda para a sua sogra? Ou então para aquele amigo que está buscando um presente de aniversário para a namorada?
Nesta hora, vale entender o gosto de seus clientes e ter um bom catálogo de joias à disposição.
- Invista em produtos de qualidade
Um bom produto é a estrela de qualquer compra. Lembre-se que as pessoas sempre procuram os melhores itens por preços justos. Por isso, inclua em seu planejamento itens que tenham um bom custo-benefício para seu cliente.
Quando falamos em joias para revenda, a Áquila é uma das maiores referências do mercado. Com peças em prata 925, são milhares de modelos que contam com garantia vitalícia contra defeitos de fabricação.
- Atendimento é o diferencial mais importante
Você já deixou de comprar alguma coisa porque foi mal atendido por algum vendedor? Se sua resposta foi SIM, lembre-se: este teste também funciona para os seus futuros clientes!
Um bom atendimento vai além de bons produtos e um belo sorriso: é importante cumprir prazos e as condições de compra, além de ser transparente com os clientes a todo momento. Ter esses cuidados no atendimento vai fazer com que seu negócio ganhe um diferencial fundamental para o seu sucesso.
Agora que você aprendeu mais sobre como a revenda de joias pode ser uma excelente oportunidade para transformar sua carreira em 2022!