Construir uma rotina que lhe garanta hábitos que melhore a saúde e transforme a rotina em algo saudável, pode ser algo que é construído aos poucos pelo indivíduo, porém, a longo prazo, tem resultados perceptíveis.
Mesmo que se tenha o costume de se investir em um acesso à saúde por meios particulares para realização de exames, ou também ter uma melhor infraestrutura para consultas médicas de rotina ou emergenciais.
Alguns meios para ter uma vida saudável pode acabar gerando uma economia no bolso, deixando apenas a necessidade de uma consulta de rotina, e essa redução de gastos pode refletir até mesmo na realização do sonho da sala planejada para apartamento pequeno.
Mas, ainda vale a pena investir em um plano de saúde?
Como uma forma de prevenção, ter um plano de saúde pode variar de indivíduo para indivíduo por conta das necessidades que uns possuem e outros não, o que torna em alguns casos o plano de saúde não necessário para todos.
Por exemplo, fisioterapia para idosos acamados acaba se tornando uma situação da qual um plano de saúde pode ser preciso para um acompanhamento mais rigoroso, especialmente por se tratar de uma idade avançada da vida.
Por isso, antes de investir em um plano de saúde é importante analisar se há uma necessidade, se deseja ter uma prevenção caso ocorra emergências, principalmente, se o valor pode ser condizente com a realidade financeira.
Porque o estilo de vida deve estar dentro do que o salário pode cobrir, e ainda, ser possível ter uma reserva para imprevistos. Um planejamento pode ajudar a não ter futuras dores de cabeça com a área das finanças para não desencadear problemas de saúde.
Dicas para ter uma vida saudável com economia
Pequenas dicas podem fazer a diferença quando se trata de economizar e ainda sim, poder ter uma vida saudável.
Para que isso ocorra, há uma divisão em cinco partes que devem se ter uma atenção para criar essa rotina saudável, sendo elas:
- Sono;
- Alimentação;
- Atividades físicas;
- Trabalho;
- Lazer.
Com os hábitos cada vez mais entrando na rotina, se torna mais fácil ter uma vida saudável e seguindo algumas dicas, o hábito vira algo com maior frequência, podendo listar umas como:
01. Criar um hábito para as horas de dormir
A insônia pode ser algo recorrente na rotina de um indivíduo por conta do estresse, preocupações pessoais e a adrenalina presente no corpo, tornando-se mais comum o uso de remédio manipulado para dormir.
Para que a necessidade do remédio não se torne um empecilho, há meios mais saudáveis para se criar uma rotina para uma boa noite de sono, e o primeiro passo pode ser ter uma regra para dormir, assim como uma para acordar.
Essa rotina ajuda o cérebro a saber que aquela hora deve haver um descanso, mesmo que a princípio seja conflituoso pela falta de hábito, aos poucos o corpo irá se acostumar e terá as horas necessárias para que a restauração seja feita.
Um bebê de 4 a 12 meses, deve ter em média de 12 à 16 horas diárias de sono. Crianças de 1 a 3 anos, entre 11 às 14 horas, já dos 3 aos 5 anos, na faixa de 10 às 13 horas.
Na fase dos 6 aos 12 anos, o tempo de sono deve ser entre 9 a 12 horas diárias. Durante o período da adolescência, as horas necessárias de um sono saudável aumentam por conta dos hormônios responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do corpo.
Tornando as horas de sono ainda maiores, por volta de 10 horas, em relação a um adulto normal que precisa entre 6 à 8 horas.
Tudo isso dentro de um ambiente propício para o sono, portanto se for realizar uma sala planejada apartamento assim como os outros ambientes, o local deve ser bom para que haja um descanso total do organismo.
O que também deve ser notado nestes ambientes é a influência da tecnologia, sendo preciso que próximo a hora de dormir, o contato com aparelhos como celulares, computadores e televisões seja brando para garantir um melhor relaxamento.
Utilizar chás naturais como camomila ou maracujá para que contribuam com o sono também é uma dica que, além de ajudar o corpo, é econômico podendo ser comprado a granel com a quantidade necessária.
02. Planejar uma dieta balanceada
A alimentação é a primeira coisa que vem à cabeça quando se imagina uma vida saudável, especialmente dietas para emagrecimento ou para ajudar na prática de exercícios físicos.
Escolher alimentos saudáveis e que possam ser feitos de maneira caseira, é uma forma de consumi-los de uma maneira que seja mais aproveitada pelo indivíduo, principalmente, aqueles que não vem cortados ou semiprontos.
Porque ao se colocar a comida em uma embalagem de polipropileno para alimentos, nem todas as suas vitaminas e benefícios serão mantidos do mesmo modo que o original, que acaba possibilitando que haja um aproveitamento total do alimento.
Uma dieta balanceada também pode contar com doces e outros alimentos que contém um determinado índice de gordura ou açúcar, sendo apenas consumidos em uma menor quantidade comparado aos que são compostos por laticínios, vitaminas e sais minerais.
Elaborar uma lista de compras pode também ser uma solução para economizar, visto que será mais fácil colocar as necessidades de alimentos saudáveis no papel do que durante o ato da compra, além de ter um controle do valor que irá ser gasto.
Se alimentar com frutas ou verduras da estação também é algo que pode ser aderido para ajudar na dieta, isso porque os valores destes alimentos se tornam mais favoráveis para as compras, além de possibilitar a criação de pratos nutritivos.
03. Praticar atividades físicas
Praticar exercícios físicos é algo que sempre é recomendado para se ter uma vida saudável, até mesmo se uma pessoa estiver fazendo qualquer tipo de tratamento em uma clínica de inseminação artificial gêmeos, por exemplo, a atividade física pode ser uma aliada fazendo com que os efeitos surtam mais rapidamente.
Com os exercícios é possível que a sensação de bem-estar, além do estímulo para que o corpo produza hormônios e até mesmo, um aumento na imunidade, acabam contribuindo para uma vida mais saudável.
Contudo, cada indivíduo deve saber os seus limites antes de iniciar exercícios físicos que possam causar um efeito oposto ao de ajuda.
Por isso, é importante que seja feita uma visita ao médico como uma rotina para saber qual exercício se adequa para o corpo e para cada quadro de saúde.
Praticar exercícios acompanhados pode ajudar nos hábitos de socialização, e torna o ato muito mais prazeroso ao ponto dos resultados se tornarem ainda melhores do que fazer sozinho, porque sem que se perceba, um acaba incentivando o outro.
04. Desenvolver hábitos saudáveis no trabalho
Criar hábitos no trabalho também é algo importante para transformar a vida de alguém em algo saudável.
Caso seja um lugar onde o serviço pode ser intenso como montar embalagem para lanche baguete, as refeições não devem ser negligenciadas.
Ficar de jejum não é uma prática considerada saudável, por isso, é importante ter pausas para a alimentação e em casos que não for possível, ter pequenos lanches para que o corpo não fique sem alimentos.
E essas pausas para alimentação, também podem ser algo que ajude na movimentação do indivíduo caso o trabalho exija muito tempo sentado, porque durante esse tempo podem ser feitos alguns exercícios de alongamento como forma de compensar o longo tempo parado.
A saúde mental no trabalho é algo que também deve ser levada em conta, isto porque, as pressões estabelecidas por si ou por superiores, podem acabar refletindo no trabalho e desandando o serviço.
O que torna importante procurar meios para limpar a mente e em casos de trabalho no formato home office, estipular horários para que não ultrapasse os limites do corpo humano em termos de descanso.
05. Ter tempo para o lazer
Viver somente para o trabalho e não ter pausas pode ser um fator que a longo prazo acaba adoecendo o indivíduo.
Por isso, é importante ter um tempo de descanso para recuperar as condições físicas e mentais. Esses intervalos são propícios para a socialização, ato que ajuda a aliviar até mesmo o estresse do cotidiano, ou para a prática de algum lazer.
Ler um livro ou ver um filme, por exemplo, são boas formas de se desligar um pouco da rotina e poder descansar a mente, até mesmo praticar algum exercício físico por um maior tempo pode ser uma atividade relaxante.
Descobrir novos hábitos como plantar semente de grama pensacola, ou então sair para um programa com a família e amigos se torna algo que ajuda no desenvolvimento de uma vida mais saudável.
Considerações finais
Sendo assim, ter uma vida saudável é algo que, embora seja necessário, ainda se acredita que necessita envolver um bom investimento financeiro para que isso ocorra de uma maneira melhor do que o estipulado.
Contudo, pequenos hábitos alimentares, socializações e exercícios físicos podem colaborar para que esse estilo de vida seja feito aos poucos e que em um longo período de tempo, acabe trazendo mais benefícios do que se acredita.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.