13º e Black Friday….será que tem alguma relação?

13º e Black Friday….será que tem alguma relação?

Essa semana fui surpreendido por uma divulgação que vi uma empresa que vende pacotes de viagens fazer como campanha para a Black Friday. No anúncio, a empresa diz para as pessoas aproveitarem as promoções da “Sexta-feira Negra” com seus 13º salários. Confira:

Falando um pouco sobre história, o 13º salário foi oficializado em 13 de julho de 1962, pela lei 4.090, de autoria do Aarão Steinbruch. Hoje, mais 83,3 milhões de brasileiros têm direito ao 13º salário. Este número inclui trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS.

O 13º corresponde a uma gratificação de natal, correspondente a 1/12 da remuneração mensal. A partir de 15 dias de serviço o trabalhador já passa a ter direito a receber o benefício. Para tempo de trabalho menor do que um ano, o trabalhador recebe o proporcional a isso.

O benefício do décimo terceiro é entregue justamente numa época em que os gastos das pessoas costumam aumentar, de maneira geral, por conta das festas de final de ano. Parte dos gastos das pessoas são atribuídos à presentes de natal, celebração da ceia de natal e ano novo, férias, viagens rematrículas em cursos e escolas, material escolar, IPTU, IPVA. Também vale lembrar que desde 2011 uma data foi inserida no comércio brasileiro nesta época de final de ano e também acaba causando certo impacto nas finanças. Trata-se da Black Friday. Portanto, em meio a todas essas datas e despesas, é fundamental o planejamento das finanças, determinando quanto será destinado a cada uma dessas categorias descritas anteriormente, para que o ano novo já não comece comprometido.

No próprio caso da foto da figura acima, é necessário tomar cuidado para não comprometer boa parte do décimo terceiro em algum gasto específico e se esquecer das demais contas que precisarão ser pagas no decorrer dos próximos meses. O grande segredo é manter equilíbrio e planejamento.

Um exemplo de orçamento que pode ser feito é primeiramente levantar quais e quanto serão as receitas, incluindo salários, o próprio 13º, bônus e presentes em dinheiro, e, também levantar quais são as despesas já definidas para esse período (desde as despesas frequentes, como contas de água e luz, combustível, como também essas despesas eventuais, como os impostos). O saldo que sobrar, também casado com as prioridades e necessidades, aí sim pode ser realocado nos gastos de Black Friday, presentes e viagens. O importante é nunca gastar mais do que será recebido.

Uma forma bem interessante e que impacte menos as finanças no final e início do ano é a utilização do Poupômetro, ferramenta da metodologia PROFE®, disponível para download neste link. A ideia é considerar desde cedo os gastos que serão destinados com essas datas, já poupando parte do dinheiro mês a mês, para que, quando chegue na data da compra, boa parte, ou até a totalidade do valor, já estejam acumuladas, não impactando a nossa saúde financeira. Veja um exemplo disso:

Nesse exemplo, em Janeiro já foi feito o orçamento para o final do ano, com gastos com Black Friday (aproveitando promoções de produtos e serviços desejados), viagens, rematrícula de cursos, material escolar e presentes de natal. Caso os gastos com essas categorias fossem deixados para serem feitos sem uma prévia poupança, no final e começo do ano seriam necessários R$ 3.800. Já no cenário do Poupômetro, se esses gastos já fossem planejados com antecedência, e poupados mês a mês, o valor de acúmulo, sem contar possíveis rendimentos com investimentos, em cada mês, seria de R$ 326, bem mais ameno do que os R$ 3.800.

A ideia do Poupômetro, conforme mostrado no nosso vídeo, é justamente ver os gastos tidos como eventuais (ocorrem de vez em quando, e não todo mês) com parcelas que se tornam frequentes (acontecem todo mês), o que resulta num impacto menor sobre as finanças.

Numa recente pesquisa que fizemos com 200 pessoas sobre a Black Friday, a maioria das pessoas (73,6%) ou se planeja minimamente para a Black Friday ou nem sequer se planeja. Praticamente metade das pessoas (47,8%) nem se lembra o que comprou na última edição da Black Friday e 37,1% não sabem também quanto foi gasto. Por mais que possam existir boas promoções na data, é importante que haja planejamento, pois nossas cabeças são bombardeadas de promoções praticamente desde o começo do mês, nos induzindo até a comprar coisas que nem precisamos no momento. E principalmente, não comprometer nosso 13º de forma que impacte em contas futuras!

 

 

 

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