O medo é um estado emocional do ser humano que surge em resposta à consciência perante a uma situação de perigo. Medos de altura, da morte, de assalto, de animais peçonhentos, de doenças e de tempestades são alguns dos medos mais comuns. Você acredita que também há um medo muito comum envolvendo o dinheiro?
Trata-se da Dinheirofobia. Ele se refere ao medo das pessoas falarem sobre dinheiro. Os primeiros estudos foram realizados em 2003, na Universidade de Cambridge, e foi descoberto que 1 em cada 5 pessoas no Reino Unido sofreram ou sofrem desta fobia.
De acordo com a Universidade de Cambridge, a Dinheirofobia é o 3º maior medo do mundo, atingindo 20% da população mundial, sendo 23% das mulheres e 18% dos homens.
Mas afinal de contas, como este medo se manifesta? Você perceberá que a dinheirofobia faz parte da sua vida se você perceber que algum (ou alguns) destes tópicos abaixo são muito comuns nas suas falas:
- Ter o costume de sempre falar que está mal da grana ou que ganha pouco
- Dificuldade/Repulsa de falar sobre planejamento financeiro
- Medo/Vergonha de pedir desconto e negociar
Mas não se preocupe, pois é possível sim superar esta fobia. Confira algumas dicas:
Fale sobre dinheiro, sim!
Falar sobre dinheiro faz parte da sociedade em que vivemos. Seja sobre as dívidas, seja sobre os investimentos, é muito importante trazer este assunto quando for necessário, como por exemplo com o cônjuge ou em família.
Busque a educação financeira
Muitas vezes as pessoas têm medo de falar sobre dinheiro pois não entendem como usá-lo da melhor forma e/ou estão num cenário não tão bom. Porém, a educação financeira está aí justamente para isso: para criar uma base de conhecimento que ajude o indivíduo a lidar com seu dinheiro da melhor forma possível.
Procure ajuda
Se a dinheirofobia está te atrapalhando muito, você pode buscar profissionais para te ajudarem a quebrar esta fobia. Consultores e educadores financeiros e psicólogos podem te ajudar!
Entenda a Psicologia Econômica
Diversos estudos trazem como agimos quando o assunto é dinheiro. Como mostra Daniel Kahnman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, temos dois sistemas, um racional e outro emocional, que acabam impactando nossas decisões quando o assunto é dinheiro. Contabilidade mental, heurísticas e vieses são alguns assuntos interessantes de serem compreendidos para entender, muitas vezes, de onde estão partindo nossas decisões.
Planejamento e Controle Financeiro
Não deixe o dinheiro mandar em você, mande nele! O empoderamento financeiro é uma grande forma de superar a dinheirofobia. Para isso, busque trabalhar sempre com planejamento e controle sobre suas finanças.