Em busca de uma renda maior e novas oportunidades, empreender no Brasil vem se tornando cada vez mais comum em diversos lares.
Segundo pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae divulgou que em 2020, cerca de 44 milhões de brasileiros estavam à frente de algum empreendimento, sendo que, de 2019 a 2020 a taxa de empreendedorismo sofreu uma queda de 38,7% para 31,6% do total de empreendedores. Mas o número de brasileiros que desejam abrir a sua própria empresa aumentou 75%.
Na mesma pesquisa foi revelado que o segundo maior sonho dos brasileiros é abrir uma empresa, cerca de 50 milhões de pessoas têm esse objetivo e o primeiro é viajar.
Com a terceirização em diversos setores, como empresas construtora de galpões e empresas de segurança patrimonial, muitas mulheres e pais de família foram desligados dos seus trabalhos fixos e viram que abrir seu próprio negócio poderia ser uma luz no fim do túnel, principalmente em 2020 com o início da pandemia da COVID-19.
Empreender pode ser um grande desafio, principalmente em um país onde todos os mercados possuem grandes concorrências. Por exemplo, quando se pesquisa sobre impermeabilização de fachadas, quantos resultados aparecem, com diferentes empresas, marcas e preços você encontra que lhe oferece diferentes experiências para um mesmo produto.
Cada pessoa tem o seu motivo de querer abrir algo para chamar de seu e ter controle da sua própria vida, mas podemos dividir e focar em dois grupos que são os mais comuns hoje em dia, os que empreendem por necessidade e os que empreendem por oportunidade.
A necessidade X a oportunidade
Antes de começar a empreender as pessoas são divididas pelas necessidades do dia a dia ou a oportunidade de crescer ainda mais financeiramente. Saiba como se divide cada uma.
Começar a empreender pela necessidade cresce cada dia mais, juntamente com o número de desempregados. Por exemplo, quando um homem é demitido de um uma empresa fabricante de portas de alumínio mas decide abrir a sua própria fábrica porque acredita ser bom no que faz, ele imediatamente faz com que a taxa de desemprego aumente, ao mesmo tempo que a taxa de empreendedores cresce.
A necessidade vem junto com a pressa de conseguir ou alcançar algo importante, fazendo com que a maioria das pessoas deste perfil não pense muito nas consequências do que está fazendo e não se planeje direito financeiramente para o que há por vir.
Faz porque precisa de uma renda, não por escolha, mas por necessidade. Como mães que foram obrigadas a ficar em casa com os filhos durante a pandemia e em diversos outros casos, que tiveram que se reinventar para garantir o sustento, muitas encontraram na cozinha uma maneira prática de conseguir o seu pão de cada dia.
Isso também acontece com estrangeiros que chegam no país como fugitivos e não podem trabalhar legalmente e então fazem o que sabem para sobreviver como culinária típica do país e ajudante em serviços de manutenção predial.
Este tipo de trabalho faz movimentar a economia do país, porque sem o planejamento, muitos pedem empréstimos em bancos, com amigos e até agiotas. Garantindo que terão um retorno bom.
Por outro lado, temos os empreendedores por oportunidade.
Empreender por oportunidade é a maneira que mais garante lucratividade na carreira, pois quem já tem outra fonte de renda fixa e uma vida financeira um pouco mais estável, consegue ter um maior planejamento do que será feito, leva mais tempo de elaboração, mas que garante maior retorno em longo, médio ou curto prazo.
Essas pessoas procuram algo no mercado que não esteja tão em alta, estudam sobre o assunto, se especializam e aí sim começam a investir as suas finanças em algo mais seguro. Como o dono da empresa de valor de vistoria veicular, que viu que pode oferecer diversos produtos quando vende peças, ele também agora contrata instaladores para trabalhar em sua empresa instalando produtos que eles mesmo vendem de diversas marcas, que o dono é patrocinado.
Logo essa prática do empreendedorismo não vem pela necessidade de fugir do desemprego, mas sim uma forma a mais de aumentar suas rendas, pois o seu salário fixo, não o satisfaz mais e ele tem o desejo de evoluir.
Como outro exemplo, o dono de uma empresa que fornece material para fabricar, pode não ser a mesma empresa que fornece onde comprar divisória de ambiente e sua manutenção. Mas com o planejamento adequado ele pode abrir uma empresa que irá fornecer tudo o que é necessário para o seu outro trabalho. E logo depois abrir outra que lauda se o seu produto é seguro ou não.
O mais interessante é que não precisa obter grandes cargos em alguma empresa para se ter destaque no seu próprio trabalho, você só terá que decidir o que irá levar para a frente, o certo que é o seu trabalho fixo CLT ou a sua jornada empreendedora, com riscos e desafios.
Por oportunidade pode ser de grandes vantagens para o País, quando gera mais empregos e traz novas ideias para o mercado. E essa é a maneira mais segura de crescer, já que antes houve o planejamento financeiro, capacitação profissional e pesquisa de mercado.
Mas de qualquer forma, empreender movimenta a economia do país e inspira outras pessoas a fazer o mesmo, o que muda é a motivação pelo o que você faz.
Uma empresa fabricante de estante em aço inox pode exemplificar os dois tipos de pessoas que decidem abrir o seu próprio. De um lado temos um contador que além de trabalhar para a empresa, presta serviços para pessoas de fora, e assim conseguem ter uma renda extra no final do mês e do outro lado temos um funcionário que só depende do seu salário como contador na empresa física e que se por acaso for desligado ficará sem um norte e decidira trabalhar por conta, mas sem ter um planejamento prévio do que poderá ou não fazer.
Há inúmeros desafios que os dois lados devem passar, quando é decidido seguir uma nova carreira ou fazer algo que já sabe, mas sozinho. Dos dois lados tem riscos, cabe a pessoa saber administrar tudo de uma maneira racional.
Uma pessoa que quer abrir uma empresa que fabrica portas de aço galvanizado, tem que saber por mais que hoje em dia não seja tão falado, é um produto comum, tanto que quando se busca “nitreto de silício preço” aparece diversas empresas e marcas oferecendo o mesmo produto com preços diferentes e com diferenciais.
Agora cabe ao empreendedor decidir o que ele vai prezar mais para colocar o seu produto em destaque. Se ele não tem muita experiência e não estudou o mercado, não irá conseguir se destacar no meio de tantas pesquisas, mas se ele já entendeu o seu público e o que faz, ele se destaque no meio dos mais experientes.
Como ter sucesso em sua carreira sendo ela por necessidade ou oportunidade?
Não existe uma fórmula para decolar a sua carreira de uma hora para outra, mas algumas dicas podem te ajudar a melhorar cada dia mais o seu empreendimento.
- Escolha a área que mais combina com você;
- Faça cursos da área escolhida;
- Pesquise novas tendências para o seu negócio;
- Entenda para quem você trabalha;
- Análise os seus concorrentes, veja como trabalham;
- Aprenda sobre gestão financeira e equilibre suas finanças.
Siga esses passos e os desenvolva a cada dia e assim você aprenderá a se auto administrar e administrar o seu negócio.
Das duas maneiras pode se obter o sucesso, claro que quem empreende já com algo fixo como plano B, terá mais chances, mas nada impede que uma pessoa que começou sem nada ultrapasse os resultados de outros que estão com tudo consolidado, com a necessidade a flor da pele a motivação cresce fazendo com que essas pessoas procurem mais maneiras de crescer.
Há também pessoas que têm a necessidade de começar o seu próprio negócio, mas que tem as oportunidades certas para isso, já que recebe o apoio de outras pessoas. Mas cada caso é diferente e cada um tem a sua oportunidade.
Ninguém começa nada com 100% de certeza que tudo dará certo, muitos vão com a coragem, então não importa qual a sua motivação, você tem que dar o primeiro passo, decidir o que fazer e colocar em prática tudo o que aprendeu.
E cuidado com golpes que oferecem grandes oportunidades de fazer o seu negócio crescer em minutos, a única ferramenta que realmente funciona é o esforço e a vontade de crescer! Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.