Melhores investimentos? Saiba quais se adequam ao seu perfil
Investir é algo cada vez mais importante e comum para as pessoas, porém, mesmo que uma assessoria de investimentos possa direcionar o investidor, algumas dicas também podem ajudar quem deseja começar ou optar por ativos que se encaixem no perfil de investidor.
O assessor de investimentos é o melhor profissional para ajudar o investidor a montar uma carteira alinhada aos objetivos e perfil. Para investir além do perfil do investidor e melhores investimentos, também é preciso considerar os objetivos de vida e prazo para obter cada um deles.
Entretanto, se você quer conhecer um pouco mais sobre o seu perfil de investidor e saber quais são os melhores investimentos para você, confira as nossas dicas neste post!
Melhores investimentos para perfil conservador
Muitos investidores iniciantes tem perfil conservador, seja pelo receio de aplicar seu dinheiro em ativos mais arriscados ou pela falta de conhecimento necessário para investir em ativos mais complexos.
Primeiramente, é necessário entender o que é um investidor de perfil conservador. As suas principais características são:
- Investe em ativos de baixo risco e de renda fixa
- Busca segurança
- Quer realizar objetivos bem definidos
- Não quer correr riscos
Engana-se quem pensa que o perfil conservador tem poucas opções de melhores investimentos, o mercado oferece ativos indicados para esse investidor, como:
Renda fixa
A renda fixa é um dos melhores investimentos para o perfil conservador. Alguns dos investimentos indicados são:
CDBs: os certificados de depósito bancário mais conhecidos como CDBs, opções de renda fixa para investidor conservador.
Com rendimentos acima dos da caderneta de poupança e com segurança, esse é um dos investimentos preferidos e mais indicados para o perfil conservador. Esse ativo é oferecido por diversos bancos e corretoras de valores que atuam no país.
Títulos Públicos: os títulos públicos também são considerados um dos melhores investimentos para o perfil conservador. Com liquidez e seguros, essa é uma opção muito escolhida por esse tipo de investidor.
Em menor porcentagem de aplicações, os fundos de multimercado também são indicados como melhores investimentos para o perfil do investidor conservador, como:
- Ações
- Crédito
- DI
- Juros
- Moedas
De forma geral, é indicado que o investidor conservador invista cerca de 90% em renda fixa e os outros 10% em multimercado.
Melhores investimentos para perfil moderado
O investidor com perfil moderado tem acesso aos melhores investimentos que o mercado oferece, conforme seus objetivos pessoais e características.
As principais características do perfil de investidor moderado são:
- Busca segurança, mas aceita correr mais riscos do que o investidor conservador
- Balanceia melhor sua carteira de ativos, com renda variável e fixa
- Possui aplicações em ativos maior liquidez e outras com maior rentabilidade
- Com objetivo de aumentar a rentabilidade das suas aplicações, aceita correr mais riscos, até um limite definido
O mercado oferece os melhores investimentos para o perfil moderado, assim como outros tipos de investidores, alguns deles são:
Multimercados
O multimercados é um dos melhores investimentos para o perfil moderno, pois permite aplicações em diversos tipos de ativos.
Contudo, para não errar na escolha do investimento, é preciso conhecer o fundo que deseja investir, saber seu histórico e se ele está ou não de acordo com os objetivos do investidor.
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), o investidor moderado que aplica seus recursos nesse ativo, se torna um cotista no fundo adquirido. Com isso, ele também participa dos resultados obtidos.
Há diversos tipos de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), como:
Fundos de tijolo: são FIIS de imóveis, seja corporativos, shoppings, entre outros.
Fundos de papel: ligado ao mercado imobiliário, esses títulos são chamados de FIIS de papel.
Fundos de fundos: como o próprio nome já diz, são cotas de outros FIIs que o investidor pode aplicar seus recursos.
Esse é um dos melhores investimentos curto prazo, pois paga dividendos de forma frequente. Ou seja, o investidor tem sempre uma quantia de renda passiva para receber.
O investidor moderado diversifica mais sua carteira de ativos do que o conservador. Por isso, é indicado que as aplicações sejam divididas da seguinte forma:
- Multimercado: 20%
- Investimentos no exterior: 10%
- Renda fixa: 45%
- Renda variável: 25%
Melhores investimentos para perfil arrojado
O perfil arrojado geralmente é de investidores que conhecem bem o mercado financeiro e possuem mais tolerância a riscos, desde que a rentabilidade seja maior. Um dos ativos que mais atraem esse tipo de investidor são as ações.
Algumas características do investidor com perfil arrojado:
- Aceita correr mais riscos do que o moderado e conservador, desde que a rentabilidade seja maior
- Experiente, conhece o mercado e os investimentos
- Busca concretizar seus objetivos a médio prazo
- Realiza mais aplicações em ativos variáveis
Por ser mais tolerante a riscos, o perfil arrojado pode aproveitar muitos tipos de investimentos disponíveis no mercado do país e exterior. Alguns dos ativos que atendem a busca por rentabilidade desse perfil são:
Ações
Sem dúvida, as ações são um dos melhores investimentos curto prazo e indicados ao investidor arrojado. Apesar das ações oferecerem boa rentabilidade, elas também possuem maior risco, devido a sua volatilidade.
As ações permitem que o investidor utilize estratégias de curto ou longo prazo, conforme os objetivos ao realizar essas aplicações.
BDR
Os BDRs também são um dos melhores investimentos para o investidor arrojado e que quer diversificar sua carteira de ativos. Os Brazilian Depositary Receipts são aplicações que possuem garantia no exterior, porém são emitidos dentro do Brasil.
Esse ativo é negociado dentro do país, pela bolsa de valores, porém, tem lastro investimentos fora do Brasil, como as ações.
ETF
Outro ativo considerado um dos melhores investimentos para perfil de investidor arrojado. Esses ativos também são conhecidos como fundos de índice, porque acompanham a rentabilidade de um determinado índice financeiro.
A bolsa de valores do Brasil, por exemplo, tem o seu principal índice, o Ibovespa, e o EFT pode fazer o acompanhamento dele.
É possível ainda acompanhar os índices do exterior, como da bolsa de valores americana, entre outras.
Seja qual for o seu perfil de investidor, é preciso ficar atento aos melhores investimento curto prazo, médio e longo prazo, conforme os seus objetivos pessoais para utilizar os recursos obtidos por meio dessas aplicações. Além de contar sempre com as orientações de profissionais da área para indicar as melhores opções e oportunidades do mercado financeiro para o seu caso.